Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Valença Ganha Novo Cais no Rio Minho Infraestrutura Permitirá Desfrutar Mais do Rio

Um novo ancoradouro foi construido em Ganfei, na Pesqueira dos Frades. A obra abrangeu, também, a recuperação da antiga Pesqueira dos Frades e a beneficiação da rampa de acesso para embarcações. Um investimento de 89 mil euros na dinamização deste espaço, em Ganfei.
A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de 75%, assegurado pelo programa europeu POCTEP, através do projeto Visit Rio Minho.
O novo ancoradouro tem uma estrutura flutuante destinada à amarração e acostagem das embarcações.
A rampa para  embarcações foi beneficiada, de modo a garantir o acesso, em segurança e comodidade, ao rio Minho.
A antiga pesqueira dos Frades recuperou a imponência e a dignidade original como ponto privilegiado de pesca.
Estas eram pretensões antigas da população ribeirinha e dos muitos pescadores da região.
Aproximar Valença ao Rio
Estas obras inseriram-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 Kms.
Mais Segurança para a Pesca Desportiva
Entre Ganfei e Friestas encontra-se a zona de excelência para a pesca da savelha e do sável no rio Minho. De barco ou nas pesqueiras são dezenas os pescadores, que se dedicam à pesca destas espécies. Com este ancoradouro ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade.
Potenciar os Desportos Náuticos
O novo ancoradouro pretende potenciar as atividades náuticas já praticadas na zona como o remo, a canoagem, o ski aquático e o  jet ski.
Potenciar o Turismo de Natureza
As potencialidades do Rio Minho, nesta zona, são muitas e com este novo ancoradouro pretende-se potenciar, também, os passeios de barcos turísticos no rio. Localizado num local paradisíaco, na antiga Pesqueira dos Frades, nas proximidades as ilhotas de Ganfei e as do Ranhão e do Conguedo, em Verdoejo proporcionam viagens de barco únicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário