quinta-feira, 31 de maio de 2007

IV Passeio Sénior




A Câmara Municipal de Valença promoveu o IV Passeio Sénior Anual dos idosos do concelho, a Óbidos e Lisboa, em 2 e 3 de Junho, com a participação de 600 idosos oriundos das várias freguesias do concelho.
No primeiro dia, sábado 2 de Junho, o primeiro ponto de paragem foi a vila histórica de Óbidos onde os idosos tiveram a oportunidade de visitar os principais pontos do centro histórico.




No fim da tarde uma paragem e visita aos principais espaços do Parque das Nações, em Lisboa, nomeadamente o Oceanário.
No segundo dia, domingo 3 de Junho, um almoço / convívio na Quinta da Valenciana, em Fernão Ferro - Seixal. Uma festa que contou com a actuação dos grupos valencianos, “Camponeses Minhotos” de Cerdal e Rancho Infantil de Friestas. A par da festa dos idosos valencianos decorreram as comemorações do 25º aniversário da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, ”o passeio sénior tem um importante papel social. Para além dos vários locais que tentamos sempre renovar, todos os anos, o grande objectivo é proporcionar momentos de saudável convívio entre pessoas que, muitas vezes, passam meses sem se encontrar. Por isso mesmo estes dois dias não são só e apenas de passeio, mas também e sobretudo, de convívio, de encontros, do reviver amigos e companheiros de outros tempos que, ao longo dos anos, fomos conhecendo nas nossas vidas”. O autarca valenciano destaca, ainda, a importância da coincidência do passeio dos idosos com o aniversário da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa o que irá proporcionar uma grande festa da comunidade valenciana.
Esta iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Valença e das freguesias do concelho.

Dia Mundial da Criança em Valença

Valença celebra o Dia Mundial da Criança em 1 e 4 de Junho com um diversificado programa de actividades para os alunos das escolas básicas e infantários do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal.
Para os 600 alunos das escolas básicas do concelho e do Centro de Actividades Ocupacionais da A.P.P.A.C.D.M. está programado um espectáculo circense a cargo do Grande Circo Show, no dia 1 de Junho. Trata-se de um espectáculo de 120 minutos, composto por artistas nacionais e internacionais, de que se destacam os malabaristas, ilusionistas, equilibristas, números de grandes altitudes, dois pares de palhaços (musicais) e os imprescindíveis animais. Uma sessão que será, ainda, enriquecida com um espectáculo suplementar de fantasias com os bonecos da Disney.
Para os 300 alunos dos infantários da rede pública e da Santa Casa da Misericórdia está programada uma sessão de teatro de fantoches com o Grupo Ases na Manga no dia 4 de Junho, durante a manhã, no Parque Natural da Senhora da Cabeça.

Sarau Desportivo e Cultural em Valença

A Escola Secundária de Valença pomove um Sarau Desportivo e Cultural no próximo dia 1 de Junho no Pavilhão Municipal, a partir das 21h. A inicitiva contará com a participação de 60 alunos de 10º ano deste estabelecimento de ensino valenciano.
Um vasto conjunto de actividades pretende animar a noite de sexta-feira, 1 de Junho, tendo por base o tema de “O Sonho” e por pano de fundo a letra do “Imagine” de John Lennon. De entre as várias actividades destacam-se declamação de poesia, exercicios de ginástica de solo, dança aeróbica, saltos em cavalo e minitrampolim, ginástica acrobática, sketches de teatro, dança hip-hop, ginástica ritmica e interpretação de várias canções.
Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Valença na Rede de Fibra Óptica

La primera conexión por fibra óptica de la red se desarrollará en dos meses a partir de Valença do Minho y Tui

España y Portugal están comprometidos con el desarrollo de la tecnología y la ciencia que permita dotar a los investigadores de ambos países de una red ibérica de supercomputadores con sistema Grid y ampliar su colaboración en tareas de investigación. La primera conexión por fibra óptica de la red se desarrollará en dos meses a partir de Valença do Minho y Tui (Portugal), pero también está prevista otra entre Gálvez y Badajoz. (....)
Instrumento de futuro
Los ministros de Educación y Ciencia de España y Portugal, Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo y José Mariano Gago, respectivamente, participaron hoy en Santiago de Compostela, junto a otras autoridades en la I Conferencia Ibérica IBERGRID, y, posteriormente, en una rueda de prensa conjunta, resaltaron la "importancia" de este encuentro para sentar las bases del desarrollo conjunto de la infraestructura de computación distribuida y ampliar la colaboración de grupos de investigación españoles y portugueses.
Cabrera consideró que la IBERGRID será "un instrumento básico de futuro", que permitirá a España y a Portugal dar "un salto cualitativo" en el uso colectivo de recursos de computación distribuida y les permitirá estar presente en el sistema internacional de investigación y ciencia. Aseguró que es "la gran apuesta" de los gobiernos español y luso para el desarrollo de la sociedad del conocimiento y del I+D+i, donde "Galicia tendrá un papel especial".
(...)

Conexión física en dos meses
Gago explicó que la red tendrá conexión física a través de Valença do Minho-Tui, en el caso de Galicia, y por la frontera con Extremadura, entre Gálvez y Badajoz. Aseguró que el enlace más avanzado es el de Galicia, que estará en dos meses mediante la conexión de fibra óptica. Esta infraestructura permitirá la conexión de recursos científicos ya existentes que podrán ponerse en uso colectivo.
IBERGRID estará al servicio de la comunidad científica de España y de Portugal, pero podrá extenderse de forma que en el futuro podrá utilizarse para el control de riesgos ambientales y de catástrofes, en el cambio climático y en otros ámbitos, según indicaron los responsables de ambos países.

In La Voz de Galicia

Los usuarios gallegos llenan las piscinas del norte de Portugal

Los usuarios gallegos llenan las piscinas del norte de Portugal

Más del 50% de los clientes de los servicios de Valença y Cerveira son del sur pontevedrés
Un millar de personas cruzan habitualmente la frontera para ir a los centros deportivos

Más del cincuenta por ciento de los usuarios de las piscinas públicas de Valença do Miño o Vila Nova de Cerveira son gallegos, según el registro de las dos entidades. Entre los motivos, destacan los responsables, «la calidad de los servicios, la mejora de las comunicaciones y los horarios, ya que cuando los gallegos salen de trabajar, aquí aún son las siete de la tarde». También en las bibliotecas, asociaciones musicales o de baile se nota esta inmersión, según constató el jefe de prensa de los Concellos de Cerveira y Monçao, Fernando Silva. Las cifras de este intercambio social y económico son clarificadoras. Más de 4.000 profesionales gallegos trabajan en el sector sanitario de Portugal y representan el treinta por ciento de los asalariados que cruzan a diario la frontera.
Monica Torres, in La Voz de Galicia

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Buraka Som Sistema em Valença

Buraka Som Sistema em Valença
A banda revelação portuguesa, mais mediática do momento internacionalmente, os Buraka Som Sistema, actuam quinta-feira, 17 de Maio, em Valença, no âmbito da Feira do Livro, próximo do Jardim Municipal.
Valença espera, com grande expectativa, o espectáculo deste novo fenómeno musical que está a captar as atenções um pouco por toda a Europa, junto dos publicos ineterssados nos novos fenómenos musicais.
A mestiçagem dos sons do Kuduro angolano com os sons mais europeus do tecno, do funk e do hip hop proporcionou uma nova sonoridade que está a cativar o público, com uma sonoridade a que se poderia chamar de «kuduro progressivo».
Esta banda tem já presença confirmada, para este verão, em Glastonbury, na Dinamarca e Roskilde, na Inglaterra, os dois maiores festivais do mundo, para além de todo um cartaz de outras actuações, sobretudo, em Inglaterra. Em Agosto destaca-se, ainda, a actuação da banda no Festival Pantiero, em Cannes, França.
Os sons de Lil´John e Conductor e as vozes de Petty e Kalaf estampados no trabalho recentemente reeditado “From Buraka to the world” serão a base do concerto de Valença e da temporada.

Centro Logistico de Valença


Centro Logístico em Valença Plataforma para lançar exportações


O Governo já anunciou a criação da Plataforma Logística de Valença, a situar nas proximidades do actual Parque Empresarial. É um investimento de 71 milhões de euros, que pretende desempenhar um papel de articulação do tecido produtivo da região com as cadeias nacionais e internacionais de distribuição, utilizando os caminhos-de-ferro e os eixos rodoviários.
De olhos nas regiões a norte e a sul da Galiza, a plataforma ficará dotada de áreas logísticas de multifunções, ferro-logística especializada, terminal intermodal ferroviário e rodoviário e um centro de serviços de apoio a veículos e empresas.Com uma área de 48 hectares – que poderá expandir-se a 74 hectares –, o espaço vai servir uma região que abrange cerca de 2,4 milhões de habitantes numa área de 100 km, dos quais 1,9 milhões habitam em províncias espanholas.O autarca José Luís Serra mostra-se convicto de que a plataforma determinou de forma inequívoca a paragem do TGV em Valença, valorizando a possibilidade de “articulação dos subsistemas convencionais e de Alta Velocidade”.A primeira fase deverá ser iniciada em 2009, estando a sua conclusão prevista para 2013. A linha será de “120 km por hora em bitola ibérica, com travessas já preparadas para ser polivalente para quando migrar para bitola europeia. O objectivo é que as cidades do Porto e Vigo fiquem à distância de uma hora, estando ainda prevista uma ligação ao aeroporto da cidade espanhola.


Carla Alexandra Vieira, in Correio de Manhã, 14 de Maio de 2007

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Valença Campanha Respirar



Campanha Respirar em Valença


A campanha nacional Respirar vai estar em Valença nos próximos dias 8 e 9 de Maio, na avenida da Juventude, na Zona Escolar e Desportiva de Valença, com uma exposição móvel no camião itinerante da Federação de Produtores Florestais de Portugal. Esta acção decorre no âmbito da digressão nacional que está a percorrer as principais localidades do pais.
O objectivo principal desta campanha prende-se com a sensibilização dos cidadãos para o risco de incêndio, através de um diversificado conjunto de exposições e actividades que tocam as mais diversas áreas relacionadas com a floresta, nomeadamente, o ambiente, a economia, a sociedade e as ameaças.
O camião da campanha Respirar possui, um mini laboratório com dois binóculos e uma lupa binocular, um atelier com os mais diversos jogos didácticos e plasticinas, folhetos, desdobráveis, canetas, autocolantes,etc. Para os mais pequenos há, ainda, o Clube Maria Resina, com iniciativas próprias e decorrerão várias apresentações audiovisuais sobre a temática do ambiente, durante a presença do camião itinerante em Valença.
Esta campanha contou com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do INGA e do IFADAP e a presença, em Valença, contou com o apoio da Opf Silvestris.

Feira do Livro de Valença

Feira do Livro de Valença
Novidades Editoriais, Música e Teatro no Jardim Municipal


A Câmara Municipal de Valença promove a Feira do Livro, de 16 a 20 de Maio, no Jardim Municipal, com a presença de 12 editoras nacionais, distribuídas por 16 stands, acompanhado com um amplo cartaz de animação cultural.
Em destaque estarão as mais recentes novidades lançadas pelas principais editoras nacionais, mas, também, as várias publicações regionais editadas pelas Câmaras Municipais.
A feira contará com um amplo e diversificado programa de animação cultural complementar que promete dinamizar todas as noites do certame. A primeira noite, dia 16 de Maio, quarta-feira, abre com uma animação de sons e percussões a cargo do Grupo de Teatro da E.T.A.P., às 21h seguido da representação da peça “Cabaret” pelo grupo Comédias do Minho, às 22h. Para o dia 17 de Maio, quinta-feira, está programada a actuação do grupo Buraka Som Sistema, na avenida traseira ao Jardim Municipal, às 22h. O dia 18 de Maio, sexta-feira, contará com a presença de quatro tunas portuguesas e galegas a partir das 22h. A noite de 19 de Maio, sábado, será preenchida com a actuação das bandas Copycat, The Crew e Galinhas do Mato. A última noite, domingo, 20 de Maio, será dedicado ao fado com um espectáculo a cargo do Grupo de Fados da Guarda.
O recinto da feira contará, ainda, com animação musical a cargo da “Rádio Activa”, um novo projecto do polo de Valença da Escola Tecnológica e Artística do Vale do Minho. Durante os dias da feira malabaristas, escultores de balões, atelier's de pinta faces, animação circense e performances de fogo animarão os vários espaços da Feira do Livro de Valença, que contará, ainda, com o apoio de três bares a cargo das associações de estudantes locais.
A Feira do Livro de Valença é uma iniciativa da Câmara Municipal que contará com a colaboração do Agrupamento Muralhas do Minho, da Escola Básica 2 e 3, da Escola Secundária, da Escola Tecnológica e Artística do Vale do Minho, da Escola Superior de Ciências Empresariais e das várias associações de estudantes locais.