quarta-feira, 30 de abril de 2008

Petroglifos de Ousão - Gandra

Encima de Valença do Minho está el Monte Faro, y un poco antes de llegar a su cumbre (siempre en la ladera Norte que se asoma al rio) hay una pista que lleva al lugar de Orzao. Allí, a unos 400 metros de una pequeña capilla, hay una roca con petroglifos. Jose Antonio Fernandez , una vez mas, me llevó a conocer un monumento prehistórico excelente.Nos acercamos , pero no hay grabados en la cara frontal y mas alta.En la cara superior hay cazoletas y formas circulares con surcos anchos y abiertos.
Lo sorprendente es que varias veces los circulos tienen una mitad que está en la cara superior y otra mitad que es su continuación por la cara perpendicular. Hacen un ángulo de 90º las dos partes.Es excepcional la gran forma circular que tiene su centro-cazoleta en el punto mas alto, y que además se adapta a una orografía especialmente irregular.

La roca tiene una pendiente que dificulta ver los grabados desde sus lados mas altos. Esta es una cuestión que finalmente se resuelve en la cara Este, que requiere nuestr atención por la densidad de grabados en esa tan pequeña cara vertical. Solo los hay en esta cara. Una lectura del conjunto implica situarnos aquí, en la cara Este; y mirar, orientarse genéricamente hacia el Oeste.
in, Rutas y paisajes. El Laberinto Atlántico

terça-feira, 29 de abril de 2008

Valença - Pos-Graduação em Fiscalidade Ibérica

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), em Valença, acaba de lançar a Pós-Graduação em Fiscalidade Ibérica, um curso inédito a nível nacional e cujas candidaturas já se encontram disponíveis.
“Esta I edição, que conta com a participação de um renomado corpo docente da Universidade Complutense de Madrid e ainda com profissionais nacionais da área da Fiscalidade, pretende colmatar uma forte lacuna em termos de profissionais que conheçam a realidade fiscal, contabilística e laboral dos vários países onde operam, oferecendo resposta às necessidades do mercado da Península Ibérica” informou João Vieito, responsável pelo curso e Vice-Presidente daquela Escola Superior do Politécnico Vianense.
A Pós-Graduação em Fiscalidade Ibérica destina-se a profissionais, de ambos os países, que desenvolvem a sua actividade nas áreas da Economia, Gestão, Contabilidade, Direito ou outras áreas afins, cujo domínio da Fiscalidade Ibérica se torne numa mais-valia para o exercício das suas funções.
Justificando a abertura de uma Pós-Graduação nesta área, João Vieito referiu que “o processo de globalização, bem como a livre circulação de pessoas e bens no espaço europeu, fizeram com que o conceito de empresa nacional que labora e produz produtos e serviços apenas para o mercado interno se tenha tornado obsoleto. No contexto actual, os países recebem investimentos estrangeiros assim como as empresas nacionais expandem o seu campo de actividade através da exportação dos seus produtos e da criação de filiais noutros países, tendo Portugal e Espanha relações privilegiadas neste âmbito. Contudo, neste novo conceito de relações comerciais existe uma forte lacuna em termos de profissionais que conheçam a realidade fiscal, contabilística e laboral dos vários países onde operam” sublinhou o Vice-Presidente da ESCE-IPVC, acrescentando que, atenta a esta problemática, a ESCE-IPVC cria a Pós-Graduação em Fiscalidade Ibérica para dar resposta às necessidades do mercado da Península Ibérica”, concluiu ainda João Paulo Vieito.
As candidaturas encontram-se disponíveis até 17 de Julho 2008.
http://www.esce.ipvc.pt/.
in CienciaPt

Tui HOXE MESA REDONDA SOBRE “XOSÉ MARÍA ÁLVAREZ BLÁZQUEZ E A LITERATURA”

HOXE MESA REDONDA SOBRE “XOSÉ MARÍA ÁLVAREZ BLÁZQUEZ E A LITERATURA”
Contará coa participación de Xosé María Álvarez Cáccamo, Darío Xohán Cabana e Xavier Rodríguez Baixeras
Hoxe martes, 29 de abril, dentro da programación de actividades organizadas pola Concellería de Cultura do Concello de Tui para a celebración do “Ano Xosé María Álvarez Blázquez” haberá unha mesa redonda que debatera a relación do autor tudense coa literatura tanto dende o punto de vista de creador como dende a súa labor coma editor e estudoso da historia literaria de Galicia.
Esta mesa redonda sobre “Xosé María Álvarez Blázquez e a literatura” contará coas intervencións de Xosé María Álvarez Cáccamo, Darío Xohán Cabana e Xavier Rodríguez Baixeras. Dará comezo ás 20,00 horas no salón de actos do Museo Municipal, no antigo convento de San Domingos.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Valença Debate Cooperação Transfronteiriça

A Universidade do Minho promove uma sessão de estudo sobre Cooperação Transfronteiriça dia 26 de Abril, sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Valença, a partir das 12h. A sessão será orientada pelo Professor Doutor Wladimir Brito, docente da Universidade do Minho.
O palestrante, Professor Doutor Wladimir Brito é o director do Departamento de Ciências Jurídicas Públicas e rege as Disciplinas de Direito Internacional Público, Direito Processual Administrativo e Direito da Função Pública, da Universidade do Minho.
A sessão decorre da cooperação estabelecida entre a universidade minhota e a Universidade de Santiago de Compostela, no âmbito do curso de Mestrado em Direito das Autarquias Locais. A par desta sessão estão a decorrer outras actividades académicas em Santiago de Compostela e em Braga. Está prevista a presença na sessão pessoas ligadas às àreas juridicas e à cooperação transfronteiriça de Portugal e da Galiza.
Esta sessão contará com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

25 de Abril - Comemorações em Valença

A Comissão Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Valença vai celebrar o 34º aniversário da “Revolução dos Cravos” com um vasto programa de actividades solenes, recreativas e culturais amanha quinta-feira, em Valença.
O ponto alto das cerimónias será a Sessão Solene, com intervenções das autoridades municipais e politicas locais, que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal, às 10h30. Mas, as actividades começam já no início da manhã com o desfile de Zés Pereiras e distribuição de cravos à população e partida de fogo, no Jardim Municipal. Antes da sessão solene está programado, ainda, o acto de Hastear a Bandeira, no largo frontal à Biblioteca Municipal, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Valença e a actuação do Coral Polifónico de Verdoejo, com a entoação do Grândola Vila Morena e do Hino Nacional.
Os momentos mais lúdicos e populares decorrerão, a partir das 15h, na Praça d'Armas da Coroada, na Fortaleza, com a actuação do Grupo Musical “Duo Magia”, do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, do Grupo de Cantares Alentejanos “Os Diversos do Alentejo” e do Rancho Folclórico da Associação Desportiva S. Salvador de Gandra.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, o retomar das comemorações, este ano, “é um sinal de empenho da sociedade valenciana e de que o espirito de Abril, ainda, está bem vivo no seio da nossa comunidade”.
A iniciativa conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Valença e a colaboração da União Columbófila Valenciana, Bombeiros Voluntários de Valença, Coral Polifónico de Verdoejo, do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e do Rancho Folclórico da Associação Desportiva S. Salvador de Gandra.

Histórias do Pijama em Valença

Uma Noite na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Valença vai promover as Histórias do Pijama – Uma Aventura na Biblioteca, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, no próximo dia 24 de Abril. O evento começa às 21h do dia 24 de Abril e termina às 9h do dia 25 de Abril e destina-se a crianças entre os 5 e os 12 anos. Um grupo de 34 crianças, acompanhado de 10 pais e dos monitores da Biblioteca, dará corpo à iniciativa.
Uma noite entre os livros, diferente, repleta de estórias, animação e outras actividades de incentivo à leitura. Caça ao tesouro, entre as estantes e pelos corredores da biblioteca, leitura de contos, composição de um puzzle e até a elaboração de um bolo, entre muitas outras surpresas, são alguns dos ingredientes que pretendem proporcionar uma noite diferente na biblioteca valenciana.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, o objectivo da iniciativa é “proporcionar momentos especiais de contacto com o livro e a de forma a incentivar o gosto pela leitura junto dos mais novos”. Para o autarca esta é uma iniciativa singular que “pretende proporcionar um ambiente descontraído e favorável à entrada das crianças no mundo mágico dos livros, através dos contos e das várias animações programadas”.
Os participantes, para além de participarem nas diversas actividades programadas, vão dormir na biblioteca em espaços já acondicionados para o efeito.
A iniciativa enquadra-se na vasta e diversificada programação de animação regular da Biblioteca Municipal.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Engenheiros batem-se pela livre circulação em Valença

Quatro organizações profissionais de engenharia do Norte de Portugal e da Galiza uniram-se com o objectivo de se baterem pela livre circulação e em igualdade de circunstâncias de engenheiros naquela região de fronteira. Ontem, divulgaram em Valença do Minho uma candidatura apresentada ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal Espanha, em que o objectivo central é a criação de uma Plataforma para a Mobilidade e Cooperação das Engenharias. Subjacente ao projecto está, segundo explicou o presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Gerardo de Menezes, o derrubar das barreiras impostas pelos diferentes "enquadramentos jurídicos e modelos administrativos e processuais " ao exercício da engenharia com que os profissionais portugueses e galegos se deparam quando vão trabalhar para o país vizinho.Destas diferenças, acrescentou Menezes, "decorre que, com crescente intensidade, se têm gerado fortes condicionalismos à mobilidade dos engenheiros e, por conseguinte, ao regular exercício da actividade".Como exemplo da desigualdade que dificulta o acesso ao desempenho livre da profissão, aquele responsável apontou o facto de em Portugal o reconhecimento da actividade pertencer apenas à Ordem dos Engenheiros e em Espanha depender não só das organizações profissionais públicas mas também do Ministério da Educação. "Uma outra é a que se verifica com os engenheiros industriais galegos que cá correspondem aos nossos engenheiros Electrotécnicos, Mecânicos e Químicos. Nós temos três especialidades e eles têm uma só a abranger estas três áreas. Este é o problemas mais difícil de tratar neste processo porque há uma diferença muito grande, mas estamos decididos a fazê-lo".Deste mesmo ponto de vista, partilham as três associações públicas espanholas que se envolveram nesta luta, os colégios oficiais de engenheiros Industriales, Agrónomos e de Caminos, Canales e Puertos da Galiza, cujos representantes estiveram presentes na sessão realizada em Valença.
in Jornal de Notícias

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Semana da Juventude de Valença

Orientação Escolar, Desportos, Concertos, Workshop's
A Câmara Municipal de Valença e o Agrupamento “Muralhas do Minho”, promovem uma semana dedicada à juventude entre 21 e 24 de Abril, na Zona Escolar. Mostra de informação escolar e profissional, tertúlias, desportos radicais, workshop's, exposições, concertos e concursos prometem quatro dias de conhecimento, entretenimento e muita animação em Valença.
O dia 21 e 22 de Abril estão dedicados à Iª Mostra de Informação Escolar e Profissional que conta com representações de 20 universidades, institutos politécnicos e escolas técnico profissionais de vários pontos do pais, num dos pavilhões da zona escolar.
Para amanhã, 22 de Abril estão programadas várias tertúlias e sessões de informação / esclarecimento a cargo dos participantes na 1ª Mostra de Informação Escolar e Profissional. Durante a manhã estão programadas tertúlias com a participação de Paulo Jorge Sousa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de Isabel Machado directora de departamento de laboratório de control de qualidade, de Paulo Esteves advogado valenciano, de Miguel Viaes da empresa LGV, entre outros. Para a tarde estão programadas mais tertúlias com a presença de representantes da Ritmos, empresa organizadora do Festival de Paredes de Coura, de Nuno Calado, locutor da Antena 3 e comentador da SIC Radical e do valenciano Luís Novo dj internacional com actuações em lugares tão carismáticos como o Space de Ibiza ou o festival MTV Radarlivre em Instambul, assim como de João Carlos, treinador de futebol adstrito ao Futebol Clube do Porto, de Jorge Romão baixista do grupo GNR e do Major Pereira de Castro ex-Presidente da Câmara de Valença e historiador local.
Os desportos de aventura / radicais estarão em destaque quarta-feira, 23 de Abril, com várias demonstrações, nomeadamente com um Skate Park, no Pavilhão Municipal. O Skate Park contará com rampas de Street e demonstrações de patins em linha a cargo do campeão nacional de bmx freestyle Daniel Serra. Para a tarde está programado um Peddy Paper.
O último dia da Semana da Juventude estará dedicada à cultura com a organização, durante a manhã, de quatro workshop's sobre reciclagem, a cargo do Centro de Actividades Ocupacionais de Valença, da A.P.P.A.C.D.M. e de dez workshop's sobre cultura cientifica, dinamizados pelo Clube da Ciência Divertida. Um dia que será, ainda, enriquecido com a actuação das bandas de garagem Jane Do e A Tribo. Entre as duas actuações está programada, ainda, uma demonstração de dança hip – hop.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “trata-se de uma iniciativa que pretende trazer um pouco do mundo profissional e académico às escolas valencianas, no sentido de melhor esclarecer e orientar as futuras opções de formação e de vida de cada um dos jovens valencianos”.
O Pavilhão Municipal será, ainda, palco de duas exposições de trabalhos de alunos resultantes dos atelier's de madeiras e de artes.
No âmbito desta semana está, ainda, a decorrer um concurso de fotografia subordinado ao tema “A Leitura”, do qual resultará uma exposição de trabalhos a apresentar no Polivalente da Secundária.

Parque Empresarial de Valença Continua a Atrair Investimento

Proximidade da Galiza é Fctor de Competitividade
Decorridos 10 anos sobre o lançamento da primeira pedra do Parque Empresarial de Valença, a primeira fase está já concluída e em breve dois terços do parque estarão ocupados. Vítor Alves, gestor local do parque, salienta que metade da área prevista para a indústria já está ocupada. “Neste momento está a ser feito um segundo investimento para micro-empresas, com lotes de 200m2. Existe uma zona destinada para a indústria e outras para pequenos pavilhões”, afi rma o gestor. Um dos projectos mais recentes é do grupo Antolin-Irausa, uma multinacional espanhola que opera em 22 países, dedicada à fabricação de componentes automóveis. Esta empresa veio juntar-se a uma outra também do sector automóvel, a Dayco-Ensa, instalada no parque desde 2005 e que emprega actualmente cerca de 300 pessoas.
Para Vítor Alves, a instalação da multinacional, “trouxe sem dúvida alguma visibilidade. E acabou por ter um efeito balão, que foi enchendo aos poucos, porque funcionou como um chamariz para outras empresas”.

Localização e preço competitivo algumas das vantagens competitivas

O gestor local aponta a localização e o preço competitivo como sendo os principais factores de atracção do Parque Empresarial de Valença. Segundo Vítor Alves, “o sucesso das vendas deve-se ao facto do parque estar na proximidade da Galiza, uma vez que as empresas neste momento instaladas são essencialmente unidades de expansão de empresas da Galiza, e ao preço, que é realmente competitivo”.
Valença retira vantagens da proximidade ao mercado regional da Galiza, o que cada vez mais leva a que empresários espanhóis procurem as infra-estruturas existentes no Vale do Minho para a instalação das suas unidades de produção. E no que toca ao Parque Empresarial de Valença, Vítor Alves considera mesmo que “infraestruturas do parque estão ao nível das de Espanha”.
Com uma área de 90 hectares, o Parque Empresarial de Valença tem zonas específi cas destinadas a instalação de empresas industriais, de serviços administrativos, de armazéns e de oficinas.

Além destas zonas para empresas, há espaços reservados para equipamentos comuns de apoio às empresas e entidades residentes, como o Edifício Central de Serviços, a ETAR, o EcoCentro, o Centro de Protecção Civil, o posto de abastecimento de combustíveis, a zona de restauração e espaços verdes e de lazer.

Esse empreendimento é gerido pela Interminho – Sociedade Gestora de Parques Empresariais, a cargo da qual fi ca a construção, promoção, comercialização e gestão do parque.
O papel da sociedade gestora, por intermédio do gestor local, é determinante muitas vezes nos processos de licenciamento, “acompanhando as empresas em todo esse processo junto da Câmara Municipal, especialmente quando são empresas de fora do país que podem até desconhecer os regulamentos do País”, lembra o gestor do parque de Valença.

A Interminho resulta das parcerias estabelecidas entre a Associação de Municípios do Vale do Minho, a Câmara Municipal de Valença e a Parque Invest – Sociedade Promotora de Parques Empresariais.
Esta empresa, pertencente ao universo da AEP – Associação Empresarial de Portugal, é líder de mercado na gestão de parques empresariais, tendo uma rede de parques espalhada um pouco por todo o país, nomeadamente nos concelhos de Chaves, Viana do Castelo, Leiria, Viseu, Paredes, Torres Vedras, para além do já referido em Valença, que é um dos casos de maior procura.
Valença tem localização privilegiada
O Parque Empresarial de Valença está no centro da Euro-Região Norte, pelo que tira partido da interpenetração das economias regionais da Galiza e da Região Norte de Portugal, mercado aliciante de cerca de 7 milhões de consumidores.
Esta privilegiada situação geográfica é acompanhada, em termos de acessibilidades, pela proximidade ao nó da auto-estrada A3 (a 500 metros do Parque) que liga os principais centros urbanos do Norte de Portugal e Galiza. A acrescentar, a menos de uma hora de distância encontram-se três aeroportos internacionais (Porto, Vigo e Santiago de Compostela) e três portos marítimos de alta capacidade (Leixões, Viana do Castelo e Vigo).

In Jornal Público

Alunos de Valença Visitaram Cuba

CUBA AO VIVO PARA ALUNOS DA ESCOLA EB 2,3/S DE VALENÇA
Nos passados dias 26 de Março até ao dia 02 de Abril, treze alunos da turma 12ºA, Lígia Pereira e Ângela Evangelista, duas professoras da Escola Básica 2,3/ S de Valença realizaram a actividade final de um projecto que se tem vindo a desenvolver desde o ano de 2005 em parceria com a IES Pedra da Auga - Ponteareas em Espanha e a IPVCE Che Guevara - Villa Clara em Cuba.
Neste projecto, que dá pelo nome de Projecto "Escola, Educação e Valores na Europa", alunos e professores das três escolas, trocaram material didáctico, pesquisaram e produziram suportes digitais sobre as pesquisas.
Alguns dos objectivos deste projecto eram: favorecer o crescimento cultural dos alunos e professores envolvidos e promover a tolerância entre culturas.
A actividade final deste projecto consistiu na ida a Villa Clara em Cuba, durante essa estadia ocorreram encontros de partilha sobre os trabalhos elaborados durante os três anos do projecto, visitas de estudo locais, assistência a aulas na escola IPVCE Che Guevara e a realização de um diário jornalístico e uma reportagem fotográfica. O diário jornalístico tem o objectivo de acompanhar a reportagem fotográfica, que será exposta em locais públicos e escolas do concelho de Valença.
Concluimos que a viagem foi muito positiva, devido a que tanto alunos como professores aprenderam a dar valor aquilo que possuem e vivem todos os dias.
Aproveitamos, ainda este meio, para agradecer a todas aquelas pessoas, empresas e organizações que de diferentes formas, tornaram possível este intercâmbio.
Agradecimentos: Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de Arão, Junta de freguesia de Azevedo em Caminha, Caixa Geral de Depósitos, Associação de Pais, Farmácia do Jardim, Sanclar, Antolini, Talho Europa, Frutaria, Brazeirão do Minho, Mar Ibérica e as lojas de Valença.
Alunos do 12º. Ano da Escola EB 2,3/S de Valença

Revitalização Económica de Valença

O Parque Empresarial de Valença tem vindo a dinamizar a actividade económica da região e a criar postos de trabalho. Actualmente emprega 700 pessoas, mas prevê-se que o número de trabalhadores possa ascender os 1500. Conversámos com Vítor Alves, administrador da entidade gestora do Parque, sobre as principais valências deste espaço.
Qual a importância do Parque para a região?
O Parque está a contribuir para a dinamização da actividade económica da região através da realização de investimentos que tem fomentado e da criação de postos de trabalho. Até ao momento, foram realizados directamente pela InterMinho cerca de 10 milhões de euros de investimento directo na aquisição de terrenos e obras de infraestruturação.
Tal possibilitou a disponibilização de aproximadamente 20 hectares de lotes para empresas, estando presentemente em preparação mais cerca de 8 hectares. Por outro lado, as empresas
que adquiriram aqui espaços para instalação, concretizaram já um investimento global que ronda os 25 milhões de euros. Prevê-se que até à ocupação dos 28 hectares previstos para ocupação
por empresas se atinja um total global de cerca de 70 milhões de euros de investimento. Em termos de emprego, estão já a trabalhar no Parque 700 pessoas, estando previsto que, aquando da sua ocupação total, o número de trabalhadores total ascenda a 1500.

Que mais-valias para os empresários?
Além da excelente localização, que por todos os empresário é referida, uma vez que passam na
sua proximidade as principais vias ferroviárias e rodoviárias que ligam o Norte de Portugal
Galiza, todos os lotes disponibilizados estão preparados com modernas infra-estruturas, adequadas às necessidades das empresas. Aliado a esta características, que são hoje em dia fundamentais para a generalidade das empresas, também o preço praticado se tem revelado competitivo. Tendo por referência um preço de 40 euros por metro quadrado, que pode variar em função do interesse da empresa em causa para o Parque, a InterMinho disponibiliza aos clientes um preço nitidamente baixo face à qualidade das infra-estruturas e à localização do Parque.
Quais as expectativas em termos de crescimento?
As expectativas de crescimento da actividade económica no local passam pelo impacto esperado
pela construção da plataforma logística nas proximidades do Parque, que está actualmente em fase de projecto, bem como pela evolução que se prevê incrementar com a construção do Edifício Central de Serviços do Parque. Este Edifício vai ter uma área social (com cantina, infantário e berçário, posto médico, etc.), uma área de gestão e a área da Inovação, em que serão criados espaços para a formação profissional e a incubação de empresas. Prevê-se que sejam prestados serviços de apoio às empresas e, com a participação e colaboração de todas as empresas, seja concretizada uma eficiente e eficaz gestão do Parque Empresarial de Valença.

in Diplomacia & Comércio

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comemorações da Semana da Leitura em Valença

Concurso Nacional Ler + BES
Os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância das Antas, de Valença, do Agrupamento Muralhas do Minho, desenharam uma flor gigante, apelando à leitura, no âmbito das comemorações da Semana da Leitura (concurso LER+ BES).
A actividade ocupou todo a área do relvado do estádio do Sport Clube Valenciano e envolveu os 300 alunos dos dois graus de ensino. O objectivo final foi conseguir uma composição fotográfica aérea que irá participar no concurso LER + BES promovido pelo Plano Nacional de Leitura. Uma iniciativa que surgiu no âmbito deste plano e que a comunidade escolar local tem vindo a desenvolver com as mais diversas actividades subordinadas ao tema.
A própria autarquia de Valença já se associou a este programa, através da assinatura de um protocolo com a Comissão do Plano Nacional de Leitura e em que se compromete a contribuir financeiramente para a aquisição de fundo documental para as escolas do concelho e a promover a realização de eventos destinados à promoção da leitura.
A flor, moldada com a presença de todos os alunos em campo, proporcionou a leitura aérea, de palavras como: viajar, sonhar, viver, voar, aprender, crescer, liberdade, entender. Aos mais pequenos, do Jardim de Infância, coube a tarefa de formarem o pequeno circulo central da flor que guardava a palavra LER. Aos demais alunos coube a tarefa de dar corpo à flor através das pétalas e do desenho das palavras relacionadas com a leitura.
A iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Valença, de elementos do Aero Clube de Cerval e do Sport Clube Valenciano.

O Segundo maior «outlet» espanhol em Tui

El segundo mayor «outlet» español reunirá en Tui a las 6 primeras tiendas de moda gallega
El futuro outlet de Tui, el segundo centro comercial más grande de España especializado en los productos «fuera de temporada», confirmó ayer la presencia en sus tiendas de las seis primeras firmas de moda gallega: Adolfo Domínguez, Roberto Verino, Caramelo, Antonio Pernas, Montoto y Florentino.
Es la primera vez que los grandes diseñadores gallegos participan juntos en un mismo espacio comercial centrado en la moda a bajo precio. La inversión para la puesta e marcha del outlet supera los 40 millones de euros y está previsto que genere inicialmente 800 puestos de trabajo. El recinto, que prevé abrir al público en la segunda quincena de junio, ocupa 23.000 metros cuadrados en tres plantas y está ubicado a menos de un kilómetro de la localidad portuguesa de Valença.
Cien tiendas
Al margen de la moda gallega, el centenar de tiendas previsto incluye firmas como Ray-Ban, Women Secret, Pedro del Hierro, Milano, Pierre Cardin, Mustang, Basetti, Nenuco, Mango, Otzi, Desigual, Ana Sousa, Panamá Jack, Folie Folie, Miss Sixty, Burberry, Calvin Klein, Home Studio o Petit Patapon. La mayor superficie, de 800 metros cuadrados, la ocupará la multinacional deportiva Nike, mientras que el motor comercial se completará con un hipermercado Carrefour. El recinto guarda un apartado para la moda del hogar, con firmas como Ágata Ruiz de la Prada, Tom Taylor, Lacoste, Descanse, Purificación García o Adolfo Domínguez. Está previsto otro espacio de restauración con oferta especializada y multinacionales de comida rápida como Burguer King, Pizza Móvil o Jamaica Cofee Shop.
Recientemente, siete constructoras que participan en la obra presentaron una denuncia por impago contra la gestora del centro, DG Center Atlántico, S.?L. Los demandantes reclamaron facturas de obra impagadas por un importe próximo a los 1,6 millones de euros
.
in La Voz de Galicia

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Conferência "CSI Galicia" em Tui

O VENRES CONFERENCIA DA INVESTIGADORA TUDENSE PAULA SANCHEZ DIZ SOBRE “CSI GALICIA?: A INVESTIGACIÓN XENÉTICA E FORENSE DO INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL DA UNVERSIDADE DE SANTIAGO”
O vindeiro venres 18 de maio de 2008 a Sala da Fundación “Felix Rodríguez” (no edifico Área Panorámica – entrada polo aparcadoiro municipal) acolle una conferencia divulgativa da investigadora tudense Paula Sánchez Díz co atractivo título de “CSI Galicia?, A investigación xenética e forense do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Santiago de Compostela”.
O obxectivo desta conferencia é a divulgación do traballo que realiza este Instituto, froito dun convenio entre a Universidade de Santiago e a Xunta de Galicia, que na súa condición de departamento universitario dedícase a formación e a investigación en varios campos entre eles a xenética, os temas forenses, etc.
A famosa serie de televisión ten posto en coñecemento do gran público o labor que desenvolven os institutos de investigación que traballan con temas de ADN, xenética, etc. e que, entre outros aspectos, coas suas investigacións colaboran en identificacións, temas forenses, crimes, agresións, etc. Un traballo que en moitos casos supera a propia ficción televisiva.
Este Instituto de Medicina Legal da Universidade de Santiago de Compostela,, que dirixe o profesor Angel Carracedo, ten sona mundial e ocupa posicións punteiras neste ámbito de investigación. Cómpre lembrar que este centro ten participado en casos “famosos” como o das nenas de Alcasser, o atentado do 11 M ou recentemente na filiación de “Enmanuel” o fillo de Clara Rojas, liberada polas FARC colombianas o pasado xaneiro...
Paula Sánchez Diz é unha das investigadoras deste Instituto e pretende con esta charla poñer en coñecemento do gran público o extraordinario traballo que desenvolve este Instituto galego que a pesar do recoñecemento mundial do que goza resulta completamente descoñecido para o público xeral.
Paula Sánchez Díz, natural de Tui, é Doutora en Bioloxía pola Universidade de Compostela. Posue xa unha amplia relación de artigos e publicacións de caracter científico en revistas de España e do extranxeiro, ponente en numerosos congresos e reunións de investigadores e ten participado en varios proxectos de investigación, de caracter internacional, financiados pola Unión Europea e outras entidades públicas.
A Concelleria de Cultura do Concello de Tui, que dirixe Moisés Rodríguez Pérez, ten acollido con interese este iniciativa de Paula Sánchez Diz e congratúlase do seu desexo de expoñer na súa cidade o labor que desenvolve neste centro de inestigación. Moisés Rodríguez anuncia que é pretensión da concelleria de cultura de Tui continuar realizando este tipo de charlas que amosen o traballo que xentes de Tui relizan en diversos campos da investigación, a cultura, etc.

terça-feira, 15 de abril de 2008

UNIÃO EMPRESARIAL - FORMAÇÃO CERTIFICADA

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA - UMA NOVA REALIDADE PARA OS EMPRESARIOS DO VALE DO MINHO
No âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) a UEVM apresentou Candidaturas que proporcionarão aos empresários e seus trabalhadores a possibilidade de frequentarem módulos de formação que irão, para além da sua especialização nas áreas, também permite a certificação escolar. Com duração bianual, está previsto um volume de formação de 1600 horas na globalidade do projecto.
As áreas de formação são:
- Línguas estrangeiras
- Comércio
- Secretariado e trabalho administrativo
- Contabilidade e fiscalidade
- Gestão e administração
- Ciências Informáticas
- Construção e Engenharia
- Trabalho Social e Orientação
- Hotelaria e Restauração
- Cuidados de Beleza
- Segurança e Higiene no Trabalho
Dentro das áreas de formação inclui-se os diferentes módulos (ex: vitrinismo, contabilidade, inglês, marketing, excell, word, internet vendas, higiene alimentar, segurança no trabalho entre outras) que
os formandos poderão frequentar.
A prioridade do POPH é em primeira linha a de contribuir para superar o défice de qualificações da população portuguesa, vencendo aquela que é uma das maiores debilidades do nosso capital humano. Em simultâneo o Programa tem como objectivo apoiar a promoção do conhecimento científico e da inovação como motores de transformação do nosso modelo produtivo. Por outro lado, procura estimular a criação e a qualidade do emprego, apoiando os empreendedores e a transição dos jovens para a vida activa, ao mesmo tempo que
concorre para a promoção da igualdade de oportunidades, tanto na vertente da igualdade de género como na da luta contra a exclusão social.
Estão abertas as inscrições as inscrições para estas acções de formação que irão iniciar em breve. Para tal deve dirigir-se ao departamento de formação da UEVM.
In UEVM Informação

domingo, 13 de abril de 2008

Valença Hóquei Clube recebe Galegos

El Patín Xunqueira de Cee compite en Valença do Minho
Hoy, (11 de Abril) a las 10.00 horas, saldrá la expedición del Club Patín Xunqueira Ferroatlántica de Cee, bajo la coordinación de su entrenador, Manuel Calo, con destino a Portugal para disputar dos encuentros amistosos en Valença do Minho.
En la categoría infantil, el Xunqueira se medirá al Valença a las 10.00 horas en el pabellón luso, para jugar los alevines de las dos formaciones a las 18.00.
Ambos conjuntos se enfrentaron con motivo del torneo internacional Concello de Ordes, donde partió esta iniciativa del viaje a Portugal.

in La Voz de Galicia

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Pinturas Racistas em Valença

O espazo cultural e esportivo de Valença do Minho foi invadido recentemente de letreiros que asina Resistencia Ariana: cruces gamadas, triskeis de Álvaro das Casas, círculos coa cruz que fixera famoso o fascismo europeísta de Occident. Todo fala dunha supervivencia galega do vello nacionalsocialismo de CEDADE.Se a simboloxía é profusa e redundante, os textos son probes e están escritos (coma no caso de CEDADE) na ortografía "reintegracionista" que discurrira un día Carvalho Calero. Din: "Gallaecia naçóm ariana" e cousas do xénero. A resposta non tardou. Nun recente paseo pola zona vin as pintadas cruzadas e unha expresión contradictoria: "Abaixo os fascistas". Tamén polas rúas de Celanova se fai notar esta Resistencia Ariana galaico-duriense.En realidad R.A. é un grupo que imita o norteamericano Arian Resistence cuxos loucura e baixos instintos poden ser examinados polos cursidosos en internet. Baséanse na supremacia dunha inexistencia "raza aria", concepto no que se basaba unha parte da ideoloxía alemá do nacionalsocialismo (a parte fundamental era o anticomunismo). A noción de aria (en portugués "ariana") non ten outra explicación que unha ben feble: nalgunhas linguas indoeuropeas asiáticas arya significaba "xefe" membro da comunidade dominadora, de onde Irán e iraniano ou iraní (arabizado). Tal termo arya foi descoñecido polas linguas de Europa incluída as dos vellos xermanos e a dos habitantes da antigua Gallaecia e da antigua Lusitania.En realidade toda esta chafallada ideolóxica só ten o fin, entre nós, de lle dar cobertura a unha mobilización fascista e racista contra os xitanos, os norteafricanos, os hispanoamericanos, os pretos en xeral os emigrantes que veñen vivir entre nosoutros. A min estes "arios galaicos" fanme acordante daquel debuxo de Castelao que representaba un indixente con esta lexenda por baixo: "O home que mercou un can para ter en quen mandar".Se vostedes visitaren en You Tube o video de Resistencia Ariana-Galicia (Galiza, xa se sabe, é máis radikal ca Galicia) verán imaxes do grupo queimando ao estilo KKK, suxeitos coas caras cubertas con felos que representan caliveras ("Abajo la inteligencia, viva la Muerte": Millán Astray, na Coruña sempre en efixie) e un conxunto de encarapuchados que lle plantan lume (ou fogo, tanto ten) a unha bandeira galega coa estrela vermella de cinco puntas. O ideólogo actóctono que estes continuadores de CEDADE veneran como seu precursor é Vicente Risco e escriben moi pouco. Os contidos de R.A. reducense a isto: "Galicia e N. de Portugal unidos contra as razas inferiores que nos invaden".IIEn moitos lugares de Galicia prodúcense manifestacións racistas de importancia contra a presencia de cidadáns (agora dígoo eu) da minoría xitana que leva connosco desde o século XIV (ou desde antes). En Vilaboa os muros aparecen pintados con slogans contra os marroquinos que escolleron ese concello e a freguesía de Paredes para vivir, mandar aló os nenos á escola e pagar os impostos e rendas de aluguer. O concello (maioría de "progreso") de Vilaboa xa lles proibiu aos veciños de orixe magrebí abrir no termo municipal unha mesquita.IIIEstamos á espera dun movemento galego contra o racismo e a xenofobia.
Mendes Ferrin, in Faro de Vigo

Aluna da ESCE Valença seleccionada para a Universidade Central da Florida

Uma aluna da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), sedeada em Valença, foi seleccionada para o Walt Disney World International Program. Sandra Ribeiro, finalista da Licenciatura em Informática de Gestão, estará assim durante um período de seis meses em Orlando, Florida, nos Estados Unidos da América.
“Este programa resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a University of Central Florida (UCF), Rosen College of Hospitality Management e a Walt Disney Company e representa uma experiência com duas vertentes, uma académica e outra profissional”, referiu Teresa Bernardino, coordenadora do programa Erasmus da ESCE-IPVC.
Segundo a coordenadora, na vertente académica os alunos frequentarão seminários na UCF, sendo que a parte profissional será constituída por um estágio, remunerado, na Walt Disney Company.
Sandra Ribeiro irá iniciar o programa a 20 de Julho de 2008, terminando-o a 16 de Janeiro de 2009. No final desta sua experiência a aluna obterá o Diploma de certificação de conclusão do Programa académico da Universidade Central da Florida e o Diploma de certificação de conclusão do Walt Disney World International Program, como Cast Member.
O vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Nuno Vieira Brito, congratulou-se com este facto, pois demonstra a “qualidade da formação ministrada nas várias escolas do IPVC, revelada, cada vez mais, pelo destaque que os seus alunos têm vindo a ganhar junto do mundo empresarial e da opinião pública”.
Neste caso particular, Teresa Bernardino salienta que, para além de uma “experiência internacional enriquecedora ao nível profissional, académico e pessoal”, a aluna irá “dinamizar e fortalecer redes de conhecimento, que lhe possibilitarão uma melhoria da performance e das suas competências enquanto futura profissional num mercado fortemente globalizado e multicultural”.

in CiênciaPt

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Torneio de Judo em Valença

I Treino Associativo de 2008
Valença acolheu a prova em que o judoca do Benfica, António Costa, que compete na categoria de +90kg, foi o responsável técnico do I Treino Associativo de 2008, organizado pela Associação de Judo Distrital de Viana do Castelo e pelo Judo Clube de Valença (Juvalença), que se realizou no Sábado dia 05 em Valença, no Pavilhão Municipal. O treino destinado a atletas, masculinos e femininos, dos escalões Esperanças, Juniores e Seniores, contou com participação de cerca de 40 judocas.
In Infordesporto

terça-feira, 8 de abril de 2008

Cabrito à Sanfins e Sopas Secas

Cabrito à Sanfins e Sopas Secas nos Restaurantes de Valença

O Cabrito à Sanfins será o prato forte nos restaurantes de Valença, no próximo domingo 13 de Abril, no âmbito dos Domingos Gastronómicos, em 17 restaurantes. Acompanham as Sopas Secas, uma sobremesa tradicional. A iniciativa é da Região de Turismo do Alto Minho, com a colaboração da Câmara Municipal.
Quem visitar Valença, no próximo domingo, encontrará um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional; um prato que era o rei gastronómico das festas grandes da aldeia, da Páscoa e nos convívios de família.
O Cabrito à Sanfins é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor singular. Assado nos fornos a lenha, como se fazia na casa dos lavradores, ganha uma textura e tom que cativam, à primeira, o mais exigente comensal.
Em Valença a doçaria é variada desde os valencianos, aos doces de romaria e aos borrachinhos de Valença mas, neste dia, celebram-se as Sopas Secas, uma iguaria que tem por base o pão, o leite e a canela.
A restauração é um dos principais cartazes de afirmação da Valença turística. Hoje, Valença conta com sessenta unidades de restauração que apresentam uma ampla oferta gastronómica e em que diversos pratos da culinária tradicional marcam presença de destaque.
Aos comensais, que saborearem o cabrito valenciano, será oferecida uma peça de artesanato local.

Mercado das Tradições Valencianas
No âmbito da jornada gastronómica irá ter lugar o Mercado das Tradições, na Praça d´Armas da Fortaleza, na Coroada, domingo 13 de Abril, a partir das 10h00. Trata-se de uma castiça e tipica feira tradicional, de mostra e venda, onde estarão presentes as várias freguesias do concelho com produtos da terra. A etnografia e os jogos tradicionais darão colorido e vida a este dia com sessões de jogos tradicionais e um desfile etnográfico seguido de festival folclórico.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pós-Graduação em Banking e Pós-Graduação em Finanças

Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença
Estão abertas as candidaturas para a 3ª edição da Pós-Graduação em Banking e da Pós-Graduação em Finanças que serão ministradas pela Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, este ano em parceria com a U.E.R.N. - União das Associações Empresariais da Região Norte. As candidaturas encontram-se disponíveis até 21 de Abril.

"Valença e Tui - relação através dos tempos" II

O historiador valenciano Pinto Neves apresentou ao público a sua nova obra "Valença e Tui - relação através dos tempos", dia 7 de Abril, na Sala de Actos do Museo Municipal de Tui (antigo Convento de San Domingos - rúa Antero Rubín), às 20h (hora espanhola). Um novo trabalho de investigação que coloca a descoberta todo um conjunto de informações sobre a realidade das relações transfronteiriças de proximidade entre Valença e Tui, ao longo dos tempos.
O acto será, ainda, enriquecido com a participação do Dr. José Santos Silva e do compositor Rudesindo Soutelo.

Edifício Militar Acolherá Turistas

Paiol de Marte na Fortaleza de Valença
A Câmara Municipal de Valença está a proceder à readaptação do edifício histórico do Paiol de Marte, na Praça-Forte, para posto de turismo, seguindo o projecto da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. A intervenção tem um valor de execução de 200 mil euros e estará concluída no verão.
A obra consta da readaptação do antigo paiol militar para posto de turismo. O espaço renovada terá recepção, área de estar e consulta de folhetos informativos, balcão de atendimento, zona de leitura, zona de apoio e venda de produtos locais e artesanato, bem como um espaço de apoio para arrumos e secretaria (back-office).
O novo Posto de Turismo proposto para reutilização do Paiol do Campo de Marte é uma intervenção composta por duas partes distintas. A primeira corresponde a uma construção nova que ocupa grande parte do espaço livre disposto entre o edifício do Paiol e os muros exteriores deste. Esta construção nova, uma cobertura, será realizada em materiais modernos, com predominância do ferro e vidro. A segunda parte corresponde a uma intervenção nas duas salas do espaço interior do Paiol; numa delas nascerá uma área de leitura com exposição de livros sobre a região, de autores locais, etc, destinados a venda, noutra programa-se a instalação de móveis destinados a expor produtos locais, tais como vinhos, peças de artesanato, etc, também destinados a venda ao público.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “a recuperação do Paiol devolve o esplendor a um dos mais importantes imóveis militares da Praça-Forte e proporciona-lhe uma nova função, a de ser a primeira sala de visitas dos turistas quando chegam ao centro histórico valenciano”.
O Paiol de Campo de Marte, erguido próximo do baluarte de São Jerónimo, no topo sul da Praça D'Armas da Fortaleza, na Coroada, é composto por dois espaços de planta rectangular dispostos paralelamente e separados por espessos muros.
Este paiol foi construído possivelmente em meados do século XVIII, depois da construção da Coroada.
O monumento tinha já sido alvo de obras de restauro no princípio da década de 60 do século XX, desde então, o Paiol já foi ocupado e adaptado para dar uso a diferentes fins daquele a que foi inicialmente destinado. De um modo geral, o imóvel apresentava-se, nos últimos anos, em mau estado de conservação o que tinha motivado já uma primeira intervenção por parte da Direcção Regional dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Norte.
A readaptação do Paiol de Marte enquadra-se no plano de requalificação da Praça Forte de Valença que já permitiu a execução da 1ª e 2ª fase nos arruamentos e espaços públicos e em breve avança a 3ª e ultima fase. Intervenções que proporcionaram, também, a requalificação exterior da Assembleia Valenciana e concretizam-se agora no edifício dos Paços do Concelho e na antiga Cadeia, em fase de conclusão, ou as que se programam em cinco casamatas militares com a sua transformação em espaços museológicos.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Património precisa de uns 50 milhões

O estado em que se encontram as muralhas da Fortaleza de Valença fará parte da lista que traçará o balanço de 2008 dos monumentos em mau estado de conservação.
Os 55 monumentos em risco que o ministro da Cultura anunciou no Parlamento fazem parte de uma lista que já tinha sido entregue, em 2006, à sua antecessora e que estimava em cerca de 50 milhões de euros a verba necessária à sua total reabilitação.
A lista já nessa altura pormenorizava o estado dos monumentos de norte a sul do País, devidamente separados quanto ao risco de derrocada - baixo, médio e elevado. Uma lista actualizada, que em breve será entregue ao ministro José António Pinto Ribeiro, inclui outros monumentos e, daí, o membro do Governo ter referido na primeira audição na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, em Março, que os 55 monumentos, "alguns dos quais a precisar de intervenção necessária e urgente", faziam parte de uma lista ainda incompleta.
O estado em que se encontram as muralhas da Fortaleza de Valença fará parte da lista que traçará o balanço de 2008 dos monumentos em mau estado de conservação. Um dos lados amuralhados cedeu devido a obras que se realizaram perto, estando a situação a ser monitorizada pela Faculdade de Engenharia do Porto e pelos serviços da Cultura da região Norte. Recorde-se que, há sete anos, parte das muralhas do castelo de Santarém cederam também, devido a abatimento na encosta e, por um mero acaso, ninguém foi atingido.
In Diário de Notícias

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia do Livro Infantil em Valença

Teatro de Marionetes “A Pequena Fábrica de Pinguins”
A Câmara Municipal de Valença celebra o Dia Mundial do Livro Infantil com teatro de marionetes e encontro com o escritor Viale Moutinho nos próximos dias 2 e 3 de Abril, na Biblioteca Municipal.
Para amanhã, 2 de Abril, estão programadas duas sessões do espectáculo de marionetas “A Pequena Fábrica de Pinguins, às 10h e às 14h, no auditório da Biblioteca Municipal, a cargo da companhia de teatro “Comédias do Minho”.
Trata-se de um teatro visual que faz uso de objectos e marionetas. O cenário do espectáculo é um laboratório clandestino (incubadora do ovo do sentimento pinguim), onde habitam marionetas, ovos e outros objectos distribuídos pelo espaço.
O trabalho das actrizes é feito literalmente a seis mãos, já que muitas vezes é mesmo assim que fazem viver as personagens. O corpo todo é utilizado de forma surpreendente, joga como objecto, com o cenário, multiplica-se. Há uma interacção constante, as actrizes não se escondem atrás das marionetas e objectos, pelo contrário, afirmam a sua presença física e dialogam entre si, com a música e todos os elementos em cena. O espectáculo propõe o ingresso num outro mundo, um universo inventado, criador de uma poética e de um tempo próprio, que transporta o público até ele.
Entre os objectivos pedagógicos deste espectáculo encontra-se a intenção da autarquia valenciana promover experiências significativas de aprendizagem e lazer, proporcionar ao público infantil o contacto com outras formas de representação, designadamente as marionetas, bem como proporcionar propostas de interpretação e de criação, para que os alunos, com o apoio e a mediação dos professores, desenvolvam competências cognitivas, expressivas, críticas e criativas a partir do espectáculo.
Para o dia 3 de Abril, está programado um encontro com o escritor Viale Moutinho, na secção infantil da biblioteca valenciana, a partir das 13h30.