sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ode de Estrelas em Valença

Valença recebe o espectáculo Ode de Estrelas, com a participação de 10 jovens artistas valencianos e do grupo Reticências, sábado, 29 de Maio, no Jardim Municipal. A iniciativa é da Associação de Estudantes da EB 2.3/S e do Município de Valença, com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Valença.
Flôr de Lis, Sara Tavares, Susana Félix, Jennifer Lopes, Unchained Melody, Ana Bloom, Kings of Leon, Tina Turner, Clã e Deolinda são alguns dos nomes que os jovens valencianos vão reproduzir em palco, com as canções mais emblemáticas.  
A primeira parte da Ode de Estrelas estará a cargo da banda revelação de Valença os “Reticências”, uma banda de originais Pop/Rock, composta por: 
Vocalista: Rita Duarte ; Baixo: Edgar Carvalho ; Bateria: João Costa ;  Guitarras: Tiago Veiga ; Teclados: Kangax.
Trata-se de um evento que este ano ganha novo figurino e projecção e pretende-se afirmar como uma iniciativa anual de apresentação e selecção das melhores vozes do concelho.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tradições esquecidas cantadas por 500 vozes


Valença Coro composto por crianças e idosos canta ao vivo no dia 6

Duas gerações totalmente opostas juntam-se num coro com meio milhar de vozes. Crianças e idosos cantam em uníssono canções típicas do Minho e vão apresentá-las no próximo dia 6, ao vivo, junto às muralhas de Valença. Um espectáculo sem igual.

"Dezoito pessoas contra p'raí 80, eles ouvem-se muito mais do que vocês que são tantos!...", ralha a maestrina Antónia Serra, que dirige com vigor o coro misto que, no próximo dia 6, irá apresentar, no interior das muralhas de Valença, um espectáculo inédito. Cerca de 500 vozes de crianças e idosos vão interpretar o cancioneiro tradicional da região, de tal maneira caído em desuso, que até os mais velhos que antes o cantavam já nem se lembram dele.
"Algumas canções são do meu tempo, mas estou esquecida", comenta Maria Freitas, 72 anos, uma das cantoras mais entusiastas do ensaio a que o JN assistiu, no Centro Escolar de Valença. Aquele ensaio recebeu uma quinta parte dos intervenientes do coro, que tem no repertório 13 canções do Minho Litoral e do Alto Minho.
O projecto denominado "Território na Voz" insere-se no âmbito do programa "Aproximar-te" da responsabilidade das Comédias do Minho, companhia de teatro residente no Vale do Minho.
"A ideia foi juntar duas gerações numa partilha do que é o património oral da região e passar também esse legado aos mais novos. Tenta-se fazer a passagem para que esse património não se perca e também trazer os idosos à escola, que é totalmente diferente da que eles tiveram", esclarece Tânia Pereira, técnica do projecto pedagógico Aproximar-te, comentando: "Tem sido uma ligação muito interessante, até porque a maior parte dos idosos passa o dia no lar ou centro de dia e a aproximação com os mais novos foi uma oportunidade muito boa".
No pavilhão onde decorre o ensaio, o grupo de cerca de 80 crianças forma uma imensa mancha colorida de gente pequena. Sentados no chão, cantam voltados para o sector sénior, cujos 18 elementos se sentam em bancos corridos, de frente para a pequenada. No meio, está a frenética maestrina que se desdobra em esforços para manter o coro afinado.
"Oh minha rosinha, cartas são papéis, não quero que gastes, comigo dez réis... lai, lai, lai, lai...", cantam os pequenos sob a direcção de Antónia Serra que, de olho nos mais de-satentos, de vez em quando os repreende. Romário Fagundes, 8 anos, é um dos muitos irrequietos. Com nome de futebolista brasileiro, atribuído pelo pai, um admirador acérrimo do dito, o pequeno cantor diz que prefere "jogar à bola" às cantorias. "Gosto mais ou menos de cantar... mas canto, só que às vezes distraio-me", diz, rindo-se para os colegas. Já a septuagenária Maria Freitas mostra outro gosto: "Tem-me lembrado outros tempos. Gosto muito disto, de vir aqui e cantar com 
as outras".
in Jornal de Notícias

terça-feira, 25 de maio de 2010

A BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLLE O ESPECTÁCULO “CAMIÑOS DE AMOR E LÚA” CO POETA XOSE CARLOS CANEIRO

A Biblioteca Pública Municipal de Tui acolle mañá mércores 26 de maio ás 20,30 horas un espectáculo  do proxecto “Camiños de amor e lúa” que promove o Xacobeo 2010 ao longo de toda Galicia, neste caso trátase dun recital a cargo do poeta Xosé Carlos Caneiro acompañado de Xosé Manuel Salgado na guitarra clásica e acústica.
O fomento da lectura é parte fundamental nas actividades de Xacobeo 2010 a través do proxecto poético e musical “Camiños de Amor e Lúa”, que se pon en marcha coincidindo coa celebración en Galicia do Ano do Libro e da Lectura. Un proxecto que toma o nome do poemario homónimo de Xosé Carlos Caneiro, escritor e columnista de La Voz de Galicia. Camiños de Amor e Lúa comezou na véspera da celebración do Día das Letras Galegas para fomentar o hábito da lectura, amenizar a ruta aos peregrinos e fomentar a cultura literaria galega entre os visitantes e os habitantes das localidades nas que se desenvolverán diversos recitais. Dicía o xenial escritor Miguel de Cervantes Saavedra: “O que le moito e anda moito, ve moito e sabe moito”.
Recital de Amor e Lúa
É a proposta poética de Xosé Carlos Caneiro, unha compilación de máis de cento cincuenta poemas unidos pola temática do amor. O recital xira en torno ao seu poemario “Camiños de Amor e Lúa” (Editorial Biblos). Caneiro recita os seus poemas acompañado polo guitarrista Xosé Manuel Salgado nun espectáculo intimista que achégase ás xentes de Tui.
Mes do Libros
Con este recital poético-musical chega ao remate a programación da Biblioteca Municipal que ao abeiro da denominación de “Mes dos libros” abrangueu os meses de abril e maio, coa celebración do “Día do libro” e do “Día das Letras Galegas” e que ten contado coa celebración de actividades para nenos e mozos, salientan o encontro que mantivo cos seus lectores o escritor Alfredo Gómez Cerdá, premio nacional de literatura infantil e xuvenil 2009.
O concelleiro de cultura tudense, Moisés Rodríguez, expresa o seu recoñecemento ao Xacobeo 2010 por contar con Tui como un dos fitos dos camiños de peregrinación a Compostela organizando este recital poético-musical.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Los barcos dragón dominaron el Miño en Tui

Los barcos dragón se deslizaron ayer por las tranquilas aguas del río Miño y llamaron la atención de los usuarios del club de remo de Tui.
El equipo de la Universidad de Minho, con sede en Braga, se alzó con la victoria de la regata organizada por la Fundación Centro de Estudios Eurorrexionais Galicia-Norte de Portugal.
Fue una jornada de convivencia para estudiantes de las universidades públicas de los dos países y nace con el objetivo de consolidarse para que su celebración coincida con el cierre de cada curso académico.
El director del evento, Carlos Ferrás, afirma que la puesta en valor de estas embarcaciones supone también una forma de intercambio cultural universitario. Proceden de Portugal y sus orígenes se remontan al siglo XVI en Asia.
Estas embarcaciones tienen un fondo plano que permite remontar los ríos con facilidad y antiguamente se usaban para el transporte de personas o mercancías. Su tripulación está formada por doce personas, de las que una va marcando el ritmo con un tambor.
La jornada se completó con demostraciones llevadas a cabo por los estudiantes de las universidades gallegas y portuguesas, como pilates o actividades circenses. El alcalde, Antonio Fernández Rocha, fue el encargado de inaugurar este día deportivo en Tui.
in La Voz de Galicia

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Este sábado dispútase en Tui o Trofeo Universitario Eurorrexional de barcos dragón


Este sábado dispútase o Trofeo Universitario Eurorrexional de barcos dragón. Este sábado dispútase en augas do río Miño en Tui o Trofeo Universitario Eurorrexional de Barcos Dragón organizado polo Centro de Estudos Eurorrexionais Galicia-Norte de Portugal.
No mesmo van participar alumnos das universidades galegas de Vigo, Santiago e A Coruña, así coma das portuguesas de Miño, Porto, Tras os Montes e Alto Douro.
O programa previsto para este sábado comeza ás dez da mañá coa recepción das autoridades no Centro Interfederado. Asistirán os reitores das seis universidades participantes, así coma os vicerreitores de cultura e deporte destas universidades. Tamén está previsto que asista o Secretario Xeral para o Deporte, o Secretario de Universidades, o Director do CEER, o Presidente da Federación Galega de Remo, o Presidente da Deputación, o Presidente da Cámara de Valença e o Alcalde de Tui.
Ás 10.30h terá lugar a inauguración do Trofeo de Barcos dragón, seguida dunha visita ás instalacións do club. A competición iniciarase ás 12.15 e a entrega de premios está prevista para ás dúas da tarde.
A regata terá unha lonxitude de 500 metros con saída da Ponte Internacional e chegada fronte ás gradas do Centro Interfederado. Faranse dúas serie eliminatorias con tres embarcacións cada unha, pasando á final A os dous primeiros de cada serie. En cada barco irán doce tripulantes, dos que dez serán padeeiros, un patrón e un marcador. A tripulación será mixta tendo coma mínimo cinco homes e cinco mulleres.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Encontro Nacional de Metrologia em Valença

Valença recebe o Encontro Nacional de Técnicos de Metrologia, subordinado ao tema “Metrologia, Municipalidade e Economia”, 20 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal, numa iniciativa do Município e do S.T.A.L.- Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.
O encontro contará com a apresentação de comunicações por vários especialistas, nomeadamente, Rodrigo Carvalho do grupo de trabalho do S.T.A.L., com “Metrologia Legal suas Consequências, Erros do Sistema e Situação Actual” e Macário Dias, do grupo de trabalho do S.T.A.L., com “Situação Actual da Metrologia”  e José Costa, metrologista, com a comunicação “Valença como Marco da Metrologia”.

Centro Histórico de Valença Prospecções Arqueológicas dão a Conhecer Património Valioso

No Dia Internacional dos Museus jovens alunos valencianos foram conhecer as prospecções arqueológicas, em curso, no Centro Histórico, a cargo da Universidade do Minho.
Ao abrigo do protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Valença e a Universidade do Minho, em 2004, a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho tem vindo a executar todos os trabalhos arqueológicos de sondagens, escavações em área e acompanhamentos, decorrente do “Projecto de Recuperação Urbana do Centro Histórico  de Valença”. Foram já elaborados 18 relatórios de progresso, todos aprovados pelas entidades da tutela (I.G.E.S.P.A.R. e D.R.C.N.).
Ao abrigo do mesmo protocolo, a equipa de arqueologia alocada pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, realizou também trabalhos arqueológicos no edifício da Cadeia Velha, em 2007 e da Câmara Municipal, em 2007 e 2008, na sequência de obras promovidas pelo Município e cujos relatórios foram igualmente aprovados. Foi igualmente a equipa de arqueologia que, em 2007, elaborou o parecer relativo ao impacte arqueológico do projecto de construção de parque de estacionamento subterrâneo, que o município pretendia construir no exterior nascente da fortaleza.
Por último, sempre ao abrigo do protocolo de colaboração e por solicitação do Município de Valença, foi a Unidade de Arqueologia que, em 2007, elaborou a “Proposta de Projecto de Valorização  Patrimonial e Divulgação da Fortaleza de Valença”, na perspectiva do desenvolvimento futuro do processo de candidatura de Valença a Património da Humanidade, promovida pelo Município.
Os trabalhos arqueológicos são executados pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, sob a direcção científica do arqueólogo Luís Fontes, sendo a equipa permanente formada pela arqueóloga Belisa Pereira (co-responsável), pelo arqueólogo Francisco Andrade (co-responsável), pelo técnico especialista Vladimiro Pires e por operários alocados pelo Município de Valença, que assegura ainda o indispensável apoio logístico (maquinas e instalações).
Os trabalhos efectuados nos últimos seis anos permitiram, não só minimizar os impactes arqueológicos decorrentes da execução das obras, como obter um significativo conjunto de dados arqueológicos relativos à ocupação antiga do sítio da vila de Valença, dados traduzidos em registos gráficos e fotográficos e que já constituem um vasto e valioso espólio documental, actualmente correspondente a cerca de 10.000 fotografias e mais de 2.000 desenhos de estruturas e de estratigrafias arqueológicas, a que acresce o espólio recolhido, contabilizando-se já mais de 50.000 fragmentos de cerâmica, de diversas épocas.
Ainda que preliminar, a análise dos dados recolhidos permitem igualmente afirmar que os trabalhos arqueológicos permitirão um efectivo aumento do conhecimento da história de Valença, não apenas relativamente ao período moderno, mas também em relação aos períodos medieval, romano e pré-romano.
De facto, os trabalhos arqueológicos forneceram dados sobre a malha urbana setecentista e oitocentista e sobre as utensilagens domésticas desta época; sobre o desenvolvimento da vila medieval, em particular sobre o traçado das suas muralhas, edificações e práticas funerárias; confirmaram a existência de ocupação de época romana em Valença, sugerindo os dados recolhidos, designadamente a abundância de ânforas, que se poderá estar perante um entreposto comercial, servido pela navegação do rio Minho e pela via romana XIX, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga)por Tude (Tui); e confirmaram a existência de um primeiro povoado fortificado, de origem provavelmente pré-romana, do tipo “castro”, como sugere a identificação de um troço de muralha térrea e fosso, com uma provável porta a Oeste.
Estão em curso os trabalhos arqueológicos prévios à execução da fase 3 da obra (metade Noroeste da “vila de Valença”), concentrando-se especialmente em torno da igreja de Santa Maria dos Anjos, onde se identificaram os restos de uma necrópole moderna e medieval, actualmente em fase de escavações, sob a supervisão especifica de especialista em paleoantropologia biológica.

O VINDEIRO MÉRCORES DE MAXIA E MOCICREQUES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TUI

A Biblioteca Pública Municipal de Tui continua a desenvolver o seu programa do “Mes dos Libros” e a vindeira cita será o mércores 19 de maio cunha actividade de animación para os cativos. Desta volta trátase do espectáculo “A maxia dos soños” a cargo da compañía “A ill@ dos nen@s”, que repite logo dunha exitosa participación nas actividades de outono da Biblioteca.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Valença Comemora Dia Internacional dos Museus

O Município de Valença vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, terça-feira, 18 de Maio, com diversas actividades culturais ao longo do dia.
A jornada começará às 10h30 com uma visita guiada às escavações arqueológicas, em curso, no Largo da Igreja de Santa Maria dos Anjos, na Praça-Forte. A visita será orientada pelo Professor Luís Fontes, da Universidade do Minho e director das escavações.
Para às 21h00 está programado um percurso turístico / cultural nocturno, com saída do Núcleo Museológico Municipal, pelos monumentos mais representativos do Centro Histórico. A visita será orientada pelo historiador valenciano Major Pereira de Castro  e terminará nas escadarias da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão onde, às 22h30, actuará o Conservatório de Musica de Tui.
Com esta iniciativa o Município pretende colocar em evidência o património edificado, sensibilizando a opinião pública, nomeadamente os valencianos, para a sua conservação, conhecimento e divulgação.

À Descoberta do Património de Valença e Tui

O Município de Valença promove uma visita guiada ao património histórico e simbólico da fronteira Luso-Galaica, sábado, 15 de Maio, com a colaboração do Ayuntamiento de Tui. Uma iniciativa inédita que pela primeira vez  proporciona dois olhares sobre as duas margens da fronteira luso-galaica.
O percurso começa às 9h30 no edifício da antiga Alfândega de Valença onde será possível conhecer as várias transformações do imóvel e descobrir a vida e vivências da antiga fronteira, bem como apreciar a escultura “Ritmo de primavera”, uma obra de referência na arte do Estado Novo de Portugal. O ponto seguinte é a ponte metálica internacional, modelo Eiffel, sob o rio Minho e a antiga Aduana de Tui. O percurso segue pelo troço dos Caminhos de Santiago, com passagem pelo antigo Cais de Lavacuncas, até ao Centro Histórico de Tui, nomeadamente, a Catedral Fortaleza.
“Redescobrir as histórias e vivências de fronteira, comuns a Valença e Tui é a intenção deste percurso, que pretende mostrar as singularidades e o muito que une os dois lados do rio Minho e estabelecer momentos salutares de convívio”, segundo o Presidente do Município, Dr. Jorge Mendes.
Esta visita guiada enquadra-se no ciclo de percursos mensais, de descoberta do património histórico cultural, que o Município de Valença está a promover.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Feira do Livro de Valença 26 Editoras, Música e Teatro na Avenida da Juventude


O Município de Valença promove a Feira do Livro, de 12 a 16 de Maio, na avenida da Juventude, em frente à Biblioteca Municipal. O destaque deste ano vai para os escritores valencianos evocados numa tertúlia e cujas obras merecerão especial referência nos stand's. Um cartaz cultural diversificado promete 5 dias e 5  noites animadas com jazz, fados, musica popular, teatro infantil, animação de rua e infantil, show cooking  e tertúlias.  A cultura valenciana merecerá, também, uma especial referência com a significativa presença de grupos locais.
 A feira contará com a presença de 26 editoras, com muitas novidades editoriais, com preços de capa mais reduzidos. Um cartaz cultural diversificado promete 5 dias e 5  noites animadas com jazz, fados, musica popular, teatro infantil, animação de rua e infantil, show cooking  e tertúlias.
O destaque deste ano vai para os escritores valencianos evocados numa tertúlia e cujas obras merecerão especial referência nos stand's, a par das mais recentes novidades editoriais, lançadas pelas 26 editoras nacionais, assim como as várias publicações dos 10 municípios do Alto Minho e do Centro de Estudos Regionais. A cultura valenciana merecerá, também, uma especial referência com a significativa presença de grupos locais.
A feira abre ao público quarta-feira, 12 de Maio, às 10h, com animação para o 1º ciclo “Os Piratas Tchatcha e a Floresta Encantada”, pelo grupo Artelier. Sessões que se repetem, para vários grupos de escolas, em 14 de Maio, à mesma hora. No primeiro dia de feira destaca-se, também, a conversa em torno dos “Escritores Valencianos”, pelo historiador Pinto Neves, com leituras de extractos, às 21h30, seguido de um concerto de jazz pelos “A Shorter Wayne”.
Quinta-feira, 13 de Maio, destaca-se o Encontro de Tunas, com a Tuna da ESCE Valença, a Tunaice de Viana do Castelo, a Tunesa e a Tesa da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Sexta-feira, 14 de Maio, será a vez da actuação do Coral Polifónico de São Teotónio e da Ronda Típica de Valença.
Sábado, 15 de Maio, às 15h30, destaca-se um show cooking, com a chefe de cozinha Maya Gutteres e à noite a um concerto pela Escola de Musica da EB 2 e 3 / S  de Valença, seguida de uma noite de fados pelo Grupo de Fados da Universidade do Minho.
A Feira do Livro estará aberta ao público entre as 10h e as 23h, na quarta e  quinta-feira, na sexta-feira e sábado entre as 10h e as 24h e no domingo entre as 10h e as 19h.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cores do Atlântico na Fortaleza de Valença

Valença recebe o espectáculo Cores do Atlântico, domingo, 9 de Maio, às 16h00, na Praça da República, na Praça-Forte, com a participação especial da canta-autora brasileira Socorro Lira. A iniciativa é da Ponte nas Ondas e conta com a colaboração do Município de Valença.
O espectáculo apadrinhado pela Associação Ponte nas Ondas tem por base as Cantigas de Amigo e na sua preparação contou, ainda, com a colaboração especial da holandesa  Ria Lemaire Mertens. Cores do Atlântico tem por base 15 cantigas de amigo musicadas e interpretadas, originalmente, por artistas galegos, portugueses, africanos e brasileiros.
Um espectáculo que trás para a actualidade as letras mais singulares da lírica medieval europeia. Trata-se de um projecto com o património cultural galego-português das cantigas de amigo da tradição oral.

Passeio Sénior 2010 de Valença


O Município de Valença vai promover o Passeio Sénior Anual, sábado, 8 de Maio, a Santiago de Compostela, com a participação de 655 seniores. 
O passeio deste ano pretende levar os seniores do concelho a uma das principais referências da Cristandade – Santiago de Compostela, no Ano Jacobeu.

Para o Presidente do Município, Dr. Jorge Mendes, “este  passeio não é da Câmara, é dos nossos seniores e pretende ir de encontro às suas raízes e memórias”. O líder do Município considera a iniciativa, “um momento de confraternização e de convívio, catalisador de lembranças e feitos que contribuíram para a consolidação de Valença como um concelho com História e tradições únicas, que sabe e consegue evoluir e inovar capitalizando os recursos herdados e de que as novas gerações podem usufruir”. Jorge Mendes reforça que este passeio é importante, mas apenas um complemento da política municipal para os seniores e que toca as mais diversas áreas, desde o apoio social, a saúde, a dinamização desportiva, cultural e recreativa, no sentido de assegurar que todos tenham uma terceira idade digna e com a mínima qualidade de vida.
  Na capital da Galiza está prevista uma visita à Catedral para apreciar o Pórtico da Gloria, cumprir o ritual da água benta e do pedir um desejo com a tradicional “cabeçada”, visitar o túmulo de Santiago, dar o “abraço” a Santiago e percorrer as várias capelas, bem como o conjunto histórico circundante.
O passeio inclui, ainda, visitas à ilha de A Toxa e ao Parador de Baiona. 
O jantar e a noite serão na Quinta da Malafaia, em Viana do Castelo, uma das grandes referências na animação minhota. Uma noite animada com rancho folclórico com as suas danças e cantares e a reprodução de uma Malhada à Moda do Minho, os cantares ao desafio, acompanhados pelo toque das concertinas. O conjunto da Malafaia com música popular portuguesa, os cabeçudos e gigantones, as reproduções das marchas populares e é claro a sempre esperada Largada de Balões.
A iniciativa contará, com a colaboração das Juntas de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários de Valença.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Berrogüeto presenta este sábado ás 20.30h “Fisterránea 2010.

Será  un concerto cun formato  inédito sobre a música de raíz
Músicas no cabo do Mundo” no Teatro Municipal
Estarán acompañados por Lizgairo, Espido, Xabier Díaz e Talabarte
Berrogüeto ofrecerá este sábado no Teatro Municipal de Tui un concerto cun formato inédito e único titulado “Fisterránea 2010. Músicas no cabo do mundo” dentro do ciclo “Raíces” do Xacobeo 2010. Trátase de presentar todas as posibilidades que se abren no panorama creativo da música de raíz a través das distintas formacións nas que os membros do Berrogüeto están inmersos. Así o explicaban os integrantes do grupo Anxo Pintos, Isaac Palacín e Quico Comesaña que compareceron en rolda de prensa xunto a Xoan Luaces da produtora do ciclo Xacobeo Raíces, a Antonio Fernández Rocha, Alcalde de Tui, e Moisés Rodríguez, Concelleiro de Cultura.
O concerto, que durará entorno ás dúas horas, comezará o sábado ás 20.30h, e agárdase que o Teatro estea practicamente cheo dado o bo ritmo de venda de entradas – ata hoxe hai xa 215 localidades vendidas – e o interese que este evento está a espertar tanto en Galicia, coma en Portugal e Asturias. As entradas están á venda en www.culturatui.info ata o sábado ás 16.30, ou no despacho de billetes da Área Panorámica o sábado dende ás 19h, ao prezo de 4€ e 3€.
Fisterránea 2010. Música no cabo do mundo
Data: Sábado 8 de maio  ás 20.30h
Lugar: Teatro Municipal
Venda de entradas: en www.culturatui.info ata o sábado ás 16.30h, e o sábado dende ás 19h
Prezos: 4€ - 3€.

Trilho Monte Carvalho – Valença - Os Solares e Torres Medievais, os Vinhedos

O Município de Valença vai inaugurar o Percurso Pedestre do Monte Carvalho no próximo sábado, 8 de Maio, no âmbito da dinamização da Rede Municipal de Trilhos Pedestres.

O percurso começa junto à Igreja da Silva, às 9h30, tem uma extensão de 10,9 Kms, uma duração prevista de 4h e desenvolve-se pelas freguesias da Silva, São Julião e Fontoura. Trata-se de um percurso, sobretudo, histórico-cultural, de grau fácil que será acompanhado por guias especializados.
Os primeiros pontos de interesse do percurso são uma Ara Funerária medieval, vários sarcófagos e os portais singulares da antiga Igreja da Silva. Na sequência do percurso merece especial referência os extensos vinhedos de alvarinho, as casa senhoriais da Quintela e a Casa da Torre da Silva, esta última com características medievais e com uma Torre em forma quadrangular defensiva. O percurso contínua até à Igreja de São Julião, com uns bancos singulares em granito. Lentamente o percurso chega à Capela de São Gabriel, na freguesia de Fontoura, local com vista panorâmica. Antes de chegar ao lugar de Gontomil, é possível observar o património hidrológico existente, nomeadamente os tradicionais moinhos de água e as azenhas. Aqui cruzamo-nos com o tradicional Caminho de Santiago, repleto de lendas, histórias e outras cantigas que só os locais nos podem contar. Passo-a-passo, este ambiente de peregrinação, revela-se na descoberta do caminho. Voltamos a entrar em zonas de campos agrícolas e deixamos para traz o Caminho de Santiago. Assim continuando este percurso, vamos em direcção à freguesia da Silva, onde teve início o mesmo. Antes de finalizarmos o percurso pode-se observar o cruzeiro paroquial, um magnífico trabalho elaborado em rocha granítica.
Este percurso pedestre é um dos cinco com que o Município está a enriquecer a sua Rede Municipal de Trilhos Pedestres, com objectivo de divulgar o património existente na região, bem como a observação natural, observação da fauna e da flora.

terça-feira, 4 de maio de 2010

“Noite de Contos” con Quico Cadaval e Jorge Serafim

As entradas están á venda ao prezo de 4€ e 3€ en www.culturatui.info
A palabra será a protagonista o venres ás 21.30h no Teatro Municipal
 A palabra é a protagonista este venres á noite no Teatro Municipal de Tui co espectáculo “Noite de contos” a cargo do galego Quico Cadaval e do portugués Jorge Serafim. A cita é ás 21.30h. As entradas están á venda na web www.culturatui.info ata o venres a primeira hora da tarde, e dende ás 20h poderanse mercar no despacho de billetes ao prezo de 4€ e 3€.

Noite de Contos con Quico Cadaval e Jorge Serafim
Lugar: Teatro Municipal de Tui
Data: Venres, 7 de maio, ás 21.30h
Entradas: 4€ - 3€
Venda de localidades na web www.culturatui.info ou o venres dende ás 20h no despacho de billetes do Teatro Municipal.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cursos Especializados na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença


CET: Pré-Inscrições disponíveis

“Aplicações Informáticas de Gestão”, “Contabilidade e Gestão” e “Gestão de Redes e Sistemas Informáticos” são Cursos de Especialização Tecnológica (CET) da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (Valença) que se encontram com pré-inscrições disponíveis on-line.