terça-feira, 30 de novembro de 2010

Correio da Droga Detido em Valença

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga anunciou, esta terça-feira, a detenção de um homem de 27 anos, residente no Porto, por tráfico internacional de droga.

O detido transportava a droga no organismo depois de uma viagem ao Equador, onde se terá ido «abastecer de cocaína», avançou a PJ em comunicado. No regresso, o homem foi interceptado pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga em Valença, pouco depois de entrar em Portugal.
O homem não tem antecedentes criminais, mas já foi ouvido num primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação a prisão preventiva, acrescenta a PJ. Até ao momento, foram recuperadas 63 embalagens de produto, num total de cerca de 700 gramas.
in IOL Diário

Valença Fortaleza de Natal Os Sons, as cores e a animação da Fortaleza Mágica

A iniciativa “Valença Fortaleza de Natal” arranca quarta-feira, 1 de Dezembro, a partir das 17h30, com a ligação da iluminação ornamental das principais avenidas da cidade. Um presépio, à escala natural, vai ser um dos principais atractivos, na encosta do Parque de Cristelo e na Rotunda da Trapicheira. A animação de rua arrancará a 20 de Dezembro e prolonga-se até 5 de Janeiro.

Valença pretende marcar este Natal com uma animação de qualidade e original com comboio de Natal, concertos, exposição de presépios, Bosque de Natal, Largo dos Bonecos de Neve, Presépio de Troncos e uma Quinta do Pai Natal. Um programa de animação preparado para encantar famílias inteiras, em especial as crianças e ajudar o emblemático comércio tradicional de Valença e promete uma quadra natalícia memorável.
Animação criativa, diversificada e atractiva, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Mendes que só é possível concretizar graças a uma gestão rigorosa da Câmara Municipal e ao empenho das escolas básicas, jardins de infância, associações e comunidade de um modo geral. Uma aposta clara na promoção e animação de Valença, segundo o autarca, que pretende ajudar o turismo, o comércio tradicional e a hotelaria, em que o bacalhau é o principal prato e que, desde já, aconselha a vir saborear.
Da animação destaca-se a Quinta do Pai Natal, na Praça da República, em pleno centro histórico. O Insuflável de Natal será um dos atractivos, para os mais novos, entre 20 a 23 e 27 a 31 de Dezembro. Atelier de Natal, Marco de Correio e elaboração de Cartas ao Pai Natal está, também, programado. Um Pai Natal, com o seu cadeirão, acompanhado pelos gnomos e outras personagens da época, estará na Praça da República, em 22 e 23 de Dezembro, das 16h00 às 18h00. Uma oportunidade singular para tirar una foto com o Pai Natal.
O Presépio de Troncos, aproveita as formas singulares e naturais das árvores para recriar as figuras do presépio, à escala natural, no Largo Dr. José Maria Rodrigues.
Um Cortejo de Natal, com muita animação, dará vida a Valença em 22 e 23 de Dezembro, das 10h00 às 11h00 e das 14h00 às 15h00. O Pai Natal, os gnomos e as demais figuras da época vão percorrer a Fortaleza animando as ruas.
Um Bosque de Natal, com 15 árvores, de grandes dimensões, proporcionará um bosque de Natal mágico, no Largo do Bom Jesus, na Coroada. As árvores foram decoradas pelos alunos do primeiro ciclo das escolas valencianas.
O Largo dos Bonecos de Neve, com 10 bonecos de 1,5 mts de altura pretende surpreender os visitantes com uma viagem até às terras lendárias do Pai Natal. Os bonecos foram elaborados pelo Centro de Actividades Ocupacionais de Valença da A.P.P.A.C.D.M. e decorados pelos alunos do pré-escolar de Valença.
Um dos principais atractivos vai para o Comboio Turístico de Natal que circulará entre 20 e 23, 27 e 31 de Dezembro e de 2 a 5 de Janeiro pelas principais ruas da Fortaleza de Valença e área urbana da cidade.
No Núcleo Museológico estará patente ao público uma Exposição de Presépios, com dois à escala natural.
Os Concertos de Natal, na Alfandega Cultural, estão programados para 10, 11, 17 e 18 de Dezembro.
A Cavalgata Internacional dos Reis, em 5 de Janeiro, encerrará o programa “Valença Fortaleza de Natal”. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

UN GRUPO DE 17 PERIODISTAS VISITARON ONTE A CIDADE DE TUI

O Concelleiro de Cultura e Primeiro Tenente de Alcalde de Tui, Moisés Rodríguez Pérez, recibiu na mañá de onte a un grupo de 17 xornalista procedentes de toda España que visitaron a nosa cidade no decurso do seu percorrido polos principais enclaves turísticos e patrimoniais da nosa comunidade autónoma nunca estadía organizado polo Real Automóvil Club de España (RACE) para amosarlles diversos avances mecánicos no mundo da automoción. 

Jornadas Micológicas de Valença "Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia"

A Câmara Municipal de Valença promove as 1ªs Jornadas Micológicas de Valença - “Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia”, domingo, 28 de Novembro, com palestra, saída de campo, confecção e degustação de cogumelos silvestres.
Cantharellus, lactarius, boletus e frades são algumas das espécies mais presentes nas áreas florestais de Valença e que costumam fazer as delicías gastronómicas dos apreciadores do Reino Fungi.
Com já uma centena de inscrições, o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, considera, esta primeira jornada, já um sucesso e uma experiência enriquecedora para potenciar o turismo activo e de natureza.
O ponto de encontro está marcado para as 9h00, em frente à Piscina Municipal. Seguem-se as palestras “Introdução ao Reino Fungi” e “Espécies de Cogumelos dominantes em Valença, recolha e consumo”. A acção será orientada pelo especialista em micologia Carlos Venade.
Para as 10h30 está programada uma saída de campo, com um percurso micológico no Trilho Pedestre Entre Mosteiros, desde o Convento de Ganfei até ao de Sanfins, com a distância de 4 Km's. Ao longo do percurso Carlos Venade fará a interpretação das espécies que forem possíveis de encontrar.
No recinto do Convento de Sanfins, final do percurso, está marcada a degustação volante de cogumelos silvestres que serão confeccionados no local.
Através da saída de campo, pretende-se dar a conhecer aos participantes a diversidade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de conservação e de utilização. A oficina será complementada com a degustação de uma ementa temática.
Os interessados em participar, ainda, nesta Jornada Micológica, deverão fazer uma pré-inscrição pelo telefone 251 809 500 ou pelo correio electrónico geral@cm-valenca.pt

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Requalificação Urbana de Valença Intervenção na Avenida Tito Fontes

A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a empreitada de requalificação urbana da Avenida Drº Tito Fontes, a principal porta de entrada norte da cidade de Valença. A empreitada tem o valor de 220 mil euros (com IVA), insere-se no projecto de requalificação das avenidas centrais e tem um prazo de execução de 120 dias.
A empreitada da avenida Tito Fontes, decorrerá entre o Jardim Municipal e a Ponte Seca e terá como marca o reforço do carácter urbano, atractivo e funcional, características que se querem imprimir à principal avenida de acesso urbano à parte norte da cidade de Valença, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes. Dar um novo impulso à actividade comercial, à atractividade turística e proporcionar mais qualidade de vida para todos é o grande objectivo desta intervenção.
Das principais características desta empreitada destaca-se a beneficiação dos passeios, a colocação de um novo piso, criação de bolsas de estacionamento, a arborização e o ajardinamento, o melhoramento da iluminação, do pavimento existente, bem como a colocação de nova sinalização horizontal e vertical e demais mobiliário urbano. As infraestruturas subterrâneas de drenagem de águas pluviais, electricidade e telefones, também, serão objecto da intervenção, bem como a rede de distribuição de gás natural.
A Câmara Municipal procederá a um acompanhamento assíduo da obra, de modo a que sejam respeitados os prazos de execução e a via requalificada seja colocada ao serviço dos valencianos dentro dos tempos estabelecidos. Será tida especial atenção, também, à gestão dos fluxos de tráfego com a criação de circuitos alternativos, de modo a minorar os impactos.
Nas avenidas centrais de Valença a Câmara Municipal tem em curso, ainda, a intervenção de requalificação da Rua Ibérico Nogueira e os remates finais da avenida de São Teotónio, com a alteração do piso dos passeios, por parte do empreiteiro.

Novas Valências Unidade Móvel de Saúde de Valença

A Unidade Móvel de Saúde de Valença apresenta inovações nos serviços de apoio aos munícipes - apoia doentes dependentes ao domicílio e dá Educação de Saúde a familiares.
Ao longo de 2 anos esta unidade tem prestado um serviço vocacionado para a prevenção, vigilância da saúde e a prestação de cuidados primários à população, em particular à mais idosa, que tem uma maior dificuldade de mobilização para aceder ao Centro de Saúde. Mensalmente, em cada freguesia do concelho, a Unidade Móvel, coloca-se num ponto central onde se realizam despistes cardiovasculares, medição da tensão arterial e diabetes.
A partir do acompanhamento personalizado dos doentes surge então, a necessidade de disponibilizar mais valências ao serviço da população direccionando-se, também, para os doentes oncológicos e acamados.
Este novo serviço consiste na visita dos profissionais de saúde à residência de doentes acamados ou com dificuldades em se mobilizar e aposta no apoio a doentes oncológicos facultando-lhes a medicação/próteses que até então só obtinham no Centro de Saúde.
Para além de tudo isto existe, também, uma vertente designada Educação da Saúde, que consiste em ensinar os familiares, que lidam no dia a dia com o doente, a detectarem alguma anomalia que possa surgir no decorrer da administração da medicação e prepara-los para qualquer imprevisto que possa surgir de modo a que estes, numa primeira fase, antes de chegarem os meios técnicos, possam prestar o auxílio mais indicado.
A reestruturação implicou, também, uma redefinição geográfica da área de abrangência privilegiando o apoio às populações mais distantes do centro de saúde.
A Unidade Móvel de Saúde prima pela proximidade ao munícipe, por iniciativa da Câmara Municipal e Centro de Saúde.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

VALENÇA - Decorrem rastreios à visão que pretendem detectar retinopatia diabética

Valença e Arcos de Valdevez são os dois únicos concelhos do Alto Minho que estão a realizar rastreios da Retinopatia Diabética, uma acção promovida pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) e que pretende prevenir a incidência desta doença relacionada com a visão. À Rádio Vale do Minho, Pimenta Marinho, vice-presidente da ARS Norte, explicou que o objectivo é "evitar a cegueira em diabéticos", detectando sinais e evitando complicações. Os rastreios estão a decorrer nos centros de saúde dos dois concelhos e consiste num exame simples de fotografia ao fundo do olho. Numa fase posterior, essas imagens serão avaliadas e os diabéticos que necessitarem de tratamento serão convocados para uma consulta de oftomologia do Hospital de S. João, no Porto. Esta acção integra o Programa Regional de Rastreio da Retinopatia Diabética, coordenado pela Administração Regional de Saúde do Norte. Desde 2009, data de início do projecto, já foram rastreados cerca de cinco mil diabéticos, dos quais 4,4 por cento tiveram a necessidade de tratamento hospitalar. No Alto Minho, não há dados relativos ao número de pessoas a rastrear, a garantia dada é a de que todos os casos identificados pelas unidades hospitalares serão encaminhadas para acções de tratamento.
in Rádio Vale do Minho

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Valença Planta Árvores "Um cidadão, uma árvore por Valença"

Valença promove a campanha “Um Cidadão, uma Árvore por Valença”, sábado, 27 de Novembro, com a plantação de 5000 árvores autóctones, em várias áreas florestais e sementeira em àreas ardidas, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.
O ponto de encontro dos cidadãos voluntários e aderentes ao movimento está marcado para as 9h00 junto ao Pavilhão Municipal. A autarquia vai disponibilizar transporte até aos locais a reflorestar, bem como, um lanche para os participantes.
Na Quinta do Convento de Sanfins 4880 pinheiros mansos, carvalho alvarinho, medronheiros e liquidambares, tílias, bétulas, castanheiros, nogueiras, aveleiras, azevinhos entre outras espécies vão ser plantados numa área recentemente limpa pela equipa de Sapadores Florestais de Valença. A Quinta do Convento de Sanfins apresenta uma floresta muito rica em carvalhos nacionais, medronheiros e outras espécies autóctones que tem sido objecto de uma intervenção de silvicultura preventiva, com limpeza de espécies invasoras, por parte da equipa dos Sapadores Florestais, do Gabinete Técnico Florestal de Valença.
Na área Florestal de São Tomé, em Verdoejo, 120 pinheiros mansos vão ser plantados pela Junta de Freguesia, sábado, 27 de Novembro, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.
A par da plantação de árvores a equipa de Sapadores Florestais de Valença vai proceder à sementeira, em áreas ardidas, de carvalhos, sobreiros, azinheiras, tílias, bétulas, nogueiras negras, medronheiros, pinheiros mansos e cerejeiras. As sementes foram previamente recolhidas em diversas àreas florestais de Valença pela equipa dos Sapadores Florestais.
A protecção das florestas autóctones e a valorização dos recursos florestais de Valença tem merecido uma atenção especial da autarquia com múltiplas intervenções preventivas, por todo o concelho, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
A campanha “Um Cidadão, uma árvore por Valença” do Movimento Plantar Portugal é um movimento aberto a todos os cidadãos, sem fins lucrativos, que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais.
"Um cidadão, uma árvore por Valença", é o lema do concelho de Valença. Todos os cidadãos tem uma palavra a dizer e um contributo a dar, por uma Valença mais verde, no combate urgente contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

Núcleo Museológico de Valença Em 2 anos 36.600 Visitantes

O Núcleo Museológico de Valença comemorou sábado, 20 de Novembro, dois anos de portas abertas ao público. 36.600 visitantes, sendo 37,84% portugueses e 62,16 % de estrangeiros passaram já por este museu.
Um espaço que guarda e interpreta a memória histórica de Valença e é uma referência, de visita obrigatória, para quem passa pela Praça-Forte, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
O Núcleo, a funcionar na antiga Domus Municipalis, é constituído por uma Sala de Exposições Temporárias, no rés-do-chão, onde as mais diversas exposições tem mostrado as facetas mais marcantes e singulares da história valenciana.
No piso superior uma sala retrata a Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala da época. Uma sala que tem proporcionado muitas aulas de história aos alunos valencianos e das mais diversas proveniências, sobre a época medieval e a história e arquitectura militar.
A sala de Arqueologia aborda a rica Proto-História, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média em Valença. Réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana, encontrada em Valença, são alguns dos principais atractivos.
Numa quarta sala encontramos o Centro de Recursos, um espaço de consulta de documentação dedicada ao núcleo.
O Núcleo Museológico disponibiliza, ainda, visitas guiadas, com audio-guias e ou personalizadas a grupos ou a quem o solicitar. 

Caricaturas de Escritores "Linha, Ponto e Vírgula”, em Valença

A exposição de caricaturas de escritores “Linha, Ponto e Vírgula”, do ilustrador André Carrilho, está patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, até 29 de Novembro.
"Linha, Ponto e Vírgula" reúne caricaturas de 80 escritores nacionais e estrangeiros, da autoria do ilustrador André Carrilho. Uma oportunidade singular para dar a conhecer perspectivas dos mais conceituados escritores portugueses, lusófonos e mundiais.
Nascido em 1974, André Carrilho trabalha nas áreas da ilustração, caricatura, banda desenhada, cartoon e animação. Em 2002, recebeu o prémio de ouro para "portfolio" de ilustração da Society for News Design, um dos mais prestigiados prémios internacionais para ilustração de imprensa, e em 2003 foi galardoado com o prémio Zé Pacóvio e Grilinho 2003 na categoria de "Melhor Desenho". É, actualmente, um dos principais ilustradores da imprensa portuguesa e um dos poucos que conseguiram chegar às mais importantes publicações do mundo. Trabalha para o "Independent on Sunday" e o "New York Times Book Review", onde faz as capas com frequência. A nível nacional, tem publicado no Público, Vida Mundial, O Independente, Diário de Notícias, Diário Económico, Jornal de Negócios, Expresso, Euronotícias, Livros, Tabacaria, Egoísta e Ler. No estrangeiro, destacam-se ainda o "Fortune" e a "Harper's Magazine", e a revista londrina "Word".
As caricaturas de personalidades ligadas às artes, ao cinema e à literatura são a principal paixão de André Carrilho. Joan Didion, David Bowie, Katherine Hepburn, Picasso, Peter O'Toole, Marx, Ghandi e Brian Ferry estão entre as dezenas de personalidades que já caricaturou para a imprensa internacional. Já expões em Portugal, Brasil, França, Espanha e nos Estados Unidos.
A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Valença, a Casa de Camilo e o Centro de Estudos Camilianos.

MAÑÁ CONFERENCIA DE CELESTINO LORES SOBRE “O CAMIÑO XACOBEO PORTUGUÉS”

Ao abeiro do programa “Tui Porto Xacobeo” da Consellería do Mar
A Consellería do Mar xunto con Portos de Galicia está desenvolvendo na nosa cidade un programa de actividades que baixo o nome de “Tui, porto xacobeo” pretende resaltar a importancia de Tui no Camiño de Santiago. Desta volta ao través do programa de actividades  realizadas coa colaboración da Concellería de Cultura e da Catedral de Tui.
Así martes, día 23, ás oito da tarde haberá unha conferencia a cargo do presidente da Fundación Camiño de Santiago, Celestino Lores, no edificio Área Panorámica no que desenvolvera o tema do camiño portugués a Compostela. Celestino Lores é un dos principais estudosos e divulgadores desta roteiro xacobeo.

Morre atropelada junto aos amigos


Fernanda Castro, 28 anos, acabava de sair do carro dos colegas quando foi colhida na EN201.

Uma jovem de 28 anos foi colhida mortalmente na EN201, em Passos, Valença, anteontem à noite. Fernanda Castro tinha acabado de sair do carro dos amigos do trabalho, que lhe tinham dado boleia, quando foi surpreendida por um veículo, que já não teve tempo de travar. A falta de iluminação na estrada é apontada como possível causa do acidente.

Tudo terá acontecido por volta das 23h00. Os bombeiros de Valença socorreram a vítima no local, mas acabou por falecer já a caminho do Hospital de Viana do Castelo. O condutor do carro e os amigos da vítima ficaram em choque.
Ontem, um profundo pesar tomou conta da família da jovem, que residia em Taião, Valença. "A minha filha partiu sem se poder despedir de mim", gritava em pranto Celeste Barbosa, mãe da jovem.
"Ela trabalhava numa fábrica de volantes e dia sim, dia não, ia à boleia com os colegas de trabalho. Ontem [anteontem] assim que ela fechou a porta do carro foi logo atropelada", contou ao CM Rosa Cunha, de 54 anos, amiga da família. "Ela era muito trabalhadora e sempre ajudou muito os pais no que podia. Só há quatro anos é que foi trabalhar para fora da terra para ganhar mais algum dinheiro. Mas, ultimamente, andava muito triste e deprimida", recordou a mulher. O funeral deverá realizar--se amanhã.
in Correio da Manhã

domingo, 21 de novembro de 2010

El agua del tramo internacional del Miño tiene una calidad "relativamente buena"

Especialistas confirman en el Simposio Ibérico sobre la Cuenca del río Miño que el río Louro es el afluente más contaminado

 El tramo internacional del río Miño tiene una calidad de agua "relativamente buena", según los parámetros físico-químicos y microbiológicos analizados en las muestras de agua, utilizando el modelo QUAL2kw. Así lo expusieron especialistas de la Facultad de Engenharia de la Universidade de Oporto, participantes en el V Simposio Ibérico sobre la cuenca del río Miño que finaliza hoy en Vila Nova de Cerveira (Portugal), organizada por Aquamuseu, en colaboración con la Cámara de Vila Nova de Cerveira, Rede Natura y el Programa de Cooperación Transfronteriza Portugal-España.
En la misma comunicación, se dice que, entre los afluentes estudiados, el río Louro es el que revela un estado de mayor contaminación. El aumento de presencia de cianobacterias es otro de los aspectos expuestos por otros especialistas que citan como más frecuentes las Mycrocistis, Anabaena, Aphanizomenon, además de microcistinas. Los resultados surgieron de muestras recogidas entre abril y septiembre de este año 2010 en puntos comprendidos entre Valença y Vila Nova de Cerveira, utilizando el uso de la técnica de Real-time PCR para cuantificar la población de Microcystis en función del número total de cianobacterias, confirmándose un aumento de éstas en los meses de verano.
Se observan concentraciones de amonio a la altura de A Boega y en la desembocadura del Tamuxe, relacionadas con la insuficiente capacidad de depuración natural del río, por aportes orgánicos difusos.
Especies de acuario
El incremento de nuevas especies coincide a partir del año 1995, con la apertura de fronteras. En el verano de 2010 se detectaron 6 nuevas especies introducidas de invertebrados, 11 de vertebrados y 2 de macrofitas, según los datos provisionales aportados por la USC. En la exposición se explicó que algunas de ellas se utilizan para acuarios y estanques, otras llegan al Miño de forma accidental. Se considera "urgente" conocer los mecanismos de su introducción y dispersión.
Destaca la presencia del Gobio lozanoi, especie probablemete translocada desde otras cuencas de la península. Se ha localizado en Deva (Mourentán), ríos Furnia, Hospital, Louro, Pego, Tea y Tripes, con mayor presencia en los cursos más bajos de los afluentes y con un tamaño de hasta casi 14 centímetros y un peso de 36 gramos.
El Gobio es un predador que compite por el espacio, come invertebrados e incluso es transmisor de enfermedades. Otras especies con el Micropterus salmoides (en Caldelas de Tui, con un peso de 400 gramos), Gambusia affinis y la almeja asiática Corbícula flumínea que tiene un gran potencial invasor y cuyos efectos están en estudio. Por otra parte, hay especies cuya presencia disminuye, como el bivalvo Pisidium amnicum, que puede ser una de las víctimas de la almeja asiática.
Una buena noticia es que ha descendido la presencia del parásito Anguillicoloides crassus, que come la anguila y que le provoca hemorragias acentuadas, procesos de inflamación crónicos y edemas. En 1995-1996 la intensidad media era de 1 a 6 parásitos por anguila. En la actualidad disminuyó entre 1 y 4 parásitos por ejemplar.
in Faro de Vigo

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gabinete de Apoio aos Jovens Agricultores de Valença

Valença vai ter um Gabinete de Apoio ao Jovem Agricultor, numa parceria entre a  Associação de Jovens Agricultores de Portugal (A.J.A.P.)e a Câmara Municipal. O novo serviço ficará instalado no edifício do Mercado Municipal, na Cidade Nova.
Apoiar os jovens agricultores valencianos, proporcionando ferramentas de apoio ao desenvolvimento da sua actividade e  incentivo a novos empresários agrícolas é, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, um serviço da maior importância para potenciar a agricultura no concelho.
Este Gabinete terá por  objectivo a recepção de candidaturas ao Regime de Pagamento Único (R.P.U.), Medidas Agro-Ambientais e Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, a recepção de Declarações no âmbito  do S.N.I.R.A. (Sistema Nacional de Informação e Registo de Animais), elaboração de projectos de investimento no âmbito do PRODER, promoção de acções de formação profissional, prestação permanente de informação, divulgação, bem como realização de sessões de esclarecimento e aconselhamento técnico e a participação em feiras, sessões de sensibilização e de esclarecimento.
A A.J.A.P. foi criada em 1983 para dar resposta a duas questões fundamentais: consciencializar os empresários agrícolas para a importância do movimento associativo e representar os Jovens Agricultores Portugueses a nível nacional e internacional. É uma organização privada sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, com o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (O.N.G.D.).

“Em Busca do Tesouro das Famílias” Treino de Competências Parentais em Valença

O Projecto Opções está a implementar o programa de treino de competências parentais “Em Busca do Tesouro das Famílias”, junto de 5 famílias da freguesia valenciana de São Pedro da Torre, desde 3 de Novembro.
A acção está a ser desenvolvida, duas vezes por semana, em regime pós-laboral, das 19h às 20h30, no espaço da Junta de Freguesia de São Pedro.
As famílias abrangidas por este projecto foram previamente seleccionadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Menores de Valença, cabendo à Câmara Municipal o apoio logístico à iniciativa.
“Em Busca do Tesouro das Famílias” apresenta-se como um programa de prevenção em meio familiar direccionado a famílias com crianças entre os seis e os doze anos.
Entre os objectivos gerais da acção destacam-se a prevenção de problemas de abuso de substâncias e problemas de ajustamento nos jovens, a promoção do bem-estar das famílias e dos seus elementos numa perspectiva integrada (físico, social, psicológico e espiritual). Acções que pretendem diminuir os factores de risco das famílias, estimulando o aumento das suas competências e capacidades para saber lidar com os problemas que enfrentam no dia a dia.

O grupo de Acordeóns Mascarenhas da Guarda ofrece un concerto o sábado no Teatro Municipal

O grupo de Acordeóns Mascarenhas da Guarda ofrece este sábado, ás 20.30h un concerto no Teatro Municipal de Tui. Esta agrupación está dirixida por José Luís Lorenzo Rodríguez e conta na actualidade con quince compoñentes da Guarda, Tomiño, Tui e Ponteareas.
No concerto deste sábado en Tui Mascarenhas vai estrear catro composicións “O son do acordeón”, “La danza del fuego” de Manuel de Falla, “El golpe” e “Hello Dolly”.
As entradas pódense adquirir na web www.culturatui.info ou o sábado dende ás 19h no despacho de billetes da Área Panorámica.
Concerto do Grupo de Acordeóns Mascarenhas da Guarda
Lugar: Teatro Municipal de Tui
Data e hora: Sábado, 20 de novembro, ás 20.30h
Duración: 60-90 min.
Entradas: Venda en www.culturatui.info e o sábado dende ás 19h no despacho de billetes ao prezo de 1€.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Valencianos Copycat em Destaque no Bar Netcoop



Esta Sexta dia 19 de Novembro de 2010, a banda de Rock Valenciana COPYCAT,  a partir das 22h30,  actua em terras Limianas no bar alternativo  e de maior frequência académica NETCOOP. Pelo bar Net Coop já passaram enumeras bandas de rock e metal. O bar encontra-se na zona norte da vila  logo na saída da A3,  junto da Universidade Fernando Pessoa.
O concerto terá um formato eléctrico com temas de originais em português e covers dentro do estilo rock/ pop/ alternativo.


Mais informações:

Oficina de Escrita em Valença

A Biblioteca Municipal de Valença recebe a oficina de escrita “Eu Sou Tu”, orientado pelo artista Miguel Horta, hoje, terça-feira, 16 de Novembro,   às 14h00. A secção juvenil da B.M.V. será o espaço de trabalho para a abordagem de diversas técnicas de escrita que tem como público os alunos da EB 2 e 3 / S de Valença.
Com este atelier pretende-se proporcionar aos alunos valencianos a oportunidade da descoberta das múltiplas formas de escrita e comunicação, estimulando a curiosidade e a criatividade.
Miguel Horta é um artista de olhos postos no mar. Toda a sua obra se desenvolve em torno da derivação das placas dos oçeanos e centrada  na investigação dos fundos marinhos. Frequentou Gravura (Cooperativa de Gravadores Portugueses), a A.R.C.O. - Centro de Arte e Comunicação Visual e o atelier de ilustração de Maria Keil.
O seu percurso artístico é pontuado por presenças regulares em Portugal e por toda a Europa. Entre as colecções que apresentam o seu trabalho pode-se destacar a BMW (Regensburg - Alemanha), Kisceli Museum (Budapest – Hungria), Fundação Mário Soares ou Fidelidade grupo segurador.
Embora seja essencialmente um artista plástico, desde muito cedo, encara a animação cultural como uma outra ferramenta para a comunicação das ideias. Neste campo encontramos duas linhas mestras de intervenção: a Promoção do Livro e da Leitura e a Educação pela Arte.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e conta com a colaboração da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, bem como da Fundação Caloust Gulbenkian.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O dia em que Lindbergh pousou no Rio Minho

Foi, na altura, um acontecimento que veio quebrar a rotina da pacata freguesia de Friestas, em Valença.
A 12 de Novembro de 1933, há 77 anos, o homem que fez a primeira travessia aérea do Atlântico Norte ficou sem combustível no seu hidroavião e pousou no Rio Minho. A visita “forçada” mobilizou as autoridades locais e é, ainda hoje, recordada na terra. Há, até, um monumento, erguido a poucos metros do local da amaragem.
“As pessoas descrevem um homem alto, com uma mulher ao seu lado, baixinha, pequena, vestida com calças, que puxou de um cigarro e fumou. Isto, numa terra pequena como a nossa, onde as mulheres usavam saias até aos tornozelos, é evidente que criou muito espanto entre as pessoas”. O relato é de Alípio Nunes, escultor e desenhador autodidacta de Friestas, que reproduz o que contavam as pessoas que, a 12 de Novembro de 1933, assistiram à amaragem do hidroavião de Charles Lindbergh no rio Minho. Com ele seguia a sua mulher, Anne Murrow.
Falta de gasolina
O piloto norte-americano tinha sido o primeiro homem a fazer um voo solitário transatlântico sem escalas, num voo que foi também a primeira ligação aérea sobre o Atlântico Norte. A 20 de Maio de 1927, partiu de Nova Iorque, a bordo do “The Spirit of Saint Louis”, e aterrano 33 horas e 31 minutos depois, em Paris.
Seis anos depois, Lindbergh estava a fazer um voo entre Grenoble e Lisboa, “onde ia participar num estudo comercial para uma companhia aérea”, quando “ficou sem gasolina”, no seu Lockheed. A solução foi pousar no Rio Minho.
“Ele descreveu uma série de voltas antes de pousar. Ele vinha de norte e teve de dar a volta para pousar contra a corrente do rio”, conta Alípio Nunes, autor do monumento que, desde 1997, em Friestas, lembra o acontecimento, e que tem lutado “para preservar a memória” da passagem do vulto da aviação pela freguesia minhota.
Assim que pousou, uma multidão acorreu às margens do Minho. “Seria difícil ver um avião tão próximo naquela altura”, explica Alípio Nunes, acrescentando: “Devido ao atraso que se vivia no nosso país, o problema da falta de combustível foi resolvido a partir de Vigo, em Espanha, onde foram buscar a gasolina. Aqui não havia”.
Lindbergh ficou três dias por terras minhotas. “Juntaram-se as autoridades para o homenagear, na Câmara de Valença, e ele ficou hospedado no antigo Hotel Valenciano”. Mas as homenagens também partiram da população, sendo a memória dessas iniciativas visíveis no monumento.
“Na escultura está aquilo que o povo lhe ofereceu: um pedaço de ferro de uma forja que serviu como âncora para prender o hidroavião. Eu tive o cuidado de pôr essa corrente, original, na escultura”, conta Alípio Nunes.
Monumento “para preservar a memória” Para encontrar o monumento que recorda o dia 12 de Novembro de 1933 é preciso percorrer a estrada nacional 101, entre Valença e Monção, seguindo a placa que indica a saída para a capela do Senhor dos Aflitos. A escultura está na berma do caminho que atravessa uma zona de pinhal com algumas habitações, a 800 metros do local onde Lindbergh pousou.
“Nós queríamos colocá-lo o mais próximo possível do local onde ele fez a amaragem”, mas “a Junta Autónoma das Estradas não deixou”, lamenta Alípio Nunes que recorda o que os mais antigos contavam sobre o momento em que Lindbergh fez subir o hidroavião, abandonando o Minho: “Quando levantou, deu uma série de voltas, numa espécie de saudação com as asas, despedindo-se da população de Friestas”.
in Rádio Renascença

Experiências 3D abrem a semana cultural da ESCE

No passado dia 8 de Novembro, iniciou-se a IX Semana Cultural da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC]. Este ano, as experiências a 3 dimensões (3D) abriram as portas aos alunos da ESCE-IPVC bem como a algumas turmas da Escola Secundária de Valença.
A empresa Hypercube – a primeira empresa portuguesa a dedicar-se exclusivamente à produção de filmes em estereoscopia 3D em imagem real – trouxe à ESCE-IPVC um conjunto de vídeos onde os alunos podiam experienciar a sensação de ver imagens a três dimensões. Geralmente a representação gráfica de um objecto apresenta-se apenas com duas dimensões: altura e largura. Mas, com o auxílio de óculos especiais que transmitem uma imagem diferente de cada olho, alterando deste modo o ângulo de cada um deles, faz com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, dando à imagem uma terceira dimensão.
A adesão por partes dos alunos foi imediata: os jovens empresários Marco Neiva e Paulo Ralha, licenciados em Computação Gráfica e Multimédia no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mostraram à comunidade ferramentas de trabalho para a filmagem de vídeos com esta especificidade e, para os mais entusiastas, houve ainda a possibilidade de jogar com sensações 3D.
A semana cultural da ESCE-IPVC é um evento anual, que pretende levar à comunidade valenciana uma visão diferente da cultura e do conceito de Escola.
Nesta semana, pretende-se que os alunos possam ter vivências diferentes das tipicamente escolares e que possam ir actualizando o seu conhecimento com temas da actualidade.
Actividades mais práticas como o Geocaching ou Expressão Dramática são outros eventos a desenvolver. Ao longo da semana, no espaço da cantina terão lugar duas actividades distintas.
A primeira, que já vai na terceira edição, trata-se do Café com Matemática: os alunos, através de desafios matemáticos, dão aso ao seu raciocínio lógico, enquanto tomam um café descontraidamente.
O segundo evento trata-se da Ementa Cultural Europeia: o objectivo é aliar a gastronomia típica de um país europeu com a exibição de um filme de produção desse próprio país. Este ano os países contemplados foram Espanha, Polónia, Itália, Reino Unido e França. O sucesso desta interculturalidade está a ser grande e promete sessões com novos países para a próxima semana cultural!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma Fatia de Bolo Apresentou-se em Valença

Valença recebeu a peça de teatro “Uma Fatia de Bolo”, em 11 de Novembro, no Salão Polivalente da Escola EB 2, 3 / S de Valença. A iniciativa partiu da R.E.A.P.N. - Rede Europeia Anti Pobreza de Viana do Castelo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
A peça “Uma Fatia do Bolo” representa uma aula de economia real onde um conjunto de 5 famílias simbolizam os vários estratos sociais e tipos de rendimentos da nossa sociedade.  As desigualdades sociais na distribuição do bolo (riqueza) são as ideias centrais que percorrem toda a peça. A dinamização da peça esteve a cargo de uma turma da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo).
No final todos os alunos foram convidados a assinar a Declaração “Uma Fatia de Bolo”, à semelhança do que já tem feito os jovens alunos dos outros concelhos.
Uma corrente humana contra a desigualdade e a pobreza contou com a participação dos actores e público assistente, com o lema “Pouca democracia – Muita pobreza”.
Para a R.E.A.P.N. de Viana Castelo o objectivo desta iniciativa é, independentemente das formas, sensibilizar as instituições e a população para a realidade da pobreza, enquanto realidade global, nacional e local, procurando cultivar a ideia de que a luta pertence a todos e que só poderá ser ganha se todos participarem.
Este projecto tem âmbito distrital e está a envolver todos os municípios de Viana do Castelo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caminhada ao Encontro da Natureza - Trilho Pedestre da Veiga da Mira

A Câmara de Valença promove uma caminhada no trilho pedestre da Veiga da Mira, sábado, 13 de Novembro, com início às 9h30. O ponto de encontro da caminhada está marcado para as 9h00 no Parque da Senhora da Cabeça, junto ao Rio Minho. Um percurso, com a extensão de 4,5 Km, que privilegia o contacto com as margens do rio Minho e o biótipo da Veiga da Mira.
Este percurso segue um itinerário paralelo à linha do caminho ferro e ao rio Minho. No seu trajecto atravessa uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho, o biótipo da Veiga da Mira. Uma área que a autarquia valenciana quer ver classificada como área protegida. Trata-se de uma reserva de fauna e flora das mais importantes da bacia do Minho, onde os pântanos albergam extensas matas de amieiros e onde a fauna, sobretudo, as aves migratórias se destacam. Na área da Veiga da Mira podemos identificar cerca de 11 diferentes habitats com predominância de hortas e campos e de bosques palustres e lagoas e ao nível da fauna se identificam seis importantes espécies nesta zona.
No seu percurso será, ainda, possível apreciar a ponte medieval, de fundação romana, da Veiga da Mira, ponto da via romana Per Loca Marítima. Este itinerário interliga, já na sua parte final e inicial, com o troço da marginal fluvial da Sr.ª da Cabeça, terminando junto ao Pavilhão Náutico.
O trilho atravessa as freguesias de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Côvo. Trata-se de um percurso de curta distância, com um grau de dificuldade fácil. A cota máxima atingida é de 22 metros, junto à Igreja de S. Pedro da Torre.

“O Segredo dos Hoffman” chega este venres ao Teatro Municipal de Tui

Lagarta, Lagarta recibiu catro premios María Casares
É unha comedia, recomendada para público adulto. Ten unha duración de 95 minutos.
Unha comedia é a que chega este venres, ás 21.30h, ao Teatro Municipal de Tui da man de Lagarta, Lagarta. A compañía de Vedra levará a escena “O Segredo dos Hoffman”, unha obra teatral pola que recibiron este ano os Premios María Casares á Mellor Dirección, á Mellor actriz protagonista, ás Mellor actriz Secundaria, e á Mellor música orixinal.
As entradas, para a función deste venres, teñen un prezo de 6€ e 4€ e pódense adquirir na web www.culturatui.info ou o venres dende ás 20h no despacho de billetes da Área Panorámica.
Lagarta, Lagarta con “O Segredo dos Hoffman”
Lugar: Teatro Municipal
Data e hora: Venres, 12 de novembro, ás 21.30h
Entradas: 6€ - 4€
Duración: 95 min
Venda de localidades: en www.culturatui.info ou o venres dende ás 20h no despacho de billetes da Área Panorámica

Tui Proxección do Ciclo de Cine Alemá

Mañá xoves 11 de novembro ás 19,30 horas continúan as proxeccións do ciclo de cine alemá co filme “Berlín: sinfonía dunha gran cidade”. Estas actividades chegan á cidade grazas á presenza da exposición “Fotografías da UFA,” que se realiza grazas á colaboración establecida entre a Concellería de Cultura tudense e a Fundación Vicente Risco e co patrocinio do Goethe Institut – Instituto Alemán de Cultura
"Berlín, sinfonía dunha gran cidade(Alemaña – 1927)
Duración: 62 minutos
Director: Walter Ruttmann
Guión: Robert Barbeske, Karl Freund, Reimar Kuntze, László Schäffer.
Xénero: documental mudo
Sinopse: Inspirado no documental soviético Kino-Nedelia (1918) de Dziga Vertov, Ruttmann realizou cos mellores fotógrafos alemáns de época documental baseano na vida da cidade de Berlín, en cinco actos e durante un día, co tranvía e o tren de fondo.
Ten un valor antropolóxico da Alemaña antes do nazismo e suxire unha forza premonitoria e lírica que esperta reflexións sobre a civilizada tecnocracia que invade o ser humano.
A película proxectarase en versión orixinal con subtítulos en galego no Telecentro de Tui a partires das 19,30 horas. O vindeiro sábado 13 de novembro con “Emilio e os detectives” (1931) remata este ciclo.
Exposición “Fotografías da UFA”
A exposición amosa o traballo desenvolvido polos artistas, técnicos e creadores alemáns nos míticos estudios de cine de Berlín. Aunando creatividade con innovacións tecnolóxicas do cine da época os artistas da UFA produciron unha serie de títulos clásicos que marcaron o rumbo da historia do cine en Europa e en Estados Unidos. A exhibición amosa unha escolma de fotografías das rodaxes de películas como “Metropolis”, “El angel azul”, “Los nibelungos” e outras así como os bocetos dos grandes director de arte daquela época.
A UFA é unha gran compañía cinematográfica alemán fundada no ano 1917 con forte apoio gobernamental, tras a derrota de 1918 a compañía privatízase comezando unha aposta polas grandes producións. A UFA salienta polo protagonismo que tivo no cine expresionista xermano de “entreguerras”, unha auténtica idade dourada, que tivo como principais expoñentes a Fritz Lang, F.W. Munau e G. W. Pabst.
A mostra recolle 48 fotografías que amais da súa alta calidade, ofrecen unha interesante visión da sétima arte na Alemaña de entreguerras.
A mostra e as películas son unha iniciativa da Fundación Vicente Risco en colaboración co Instituto Goethe, Xunta de Galicia, Centro Galego de Arte Contemporánea, Festival de Cine de Ourense e Cineclube Padre Feijoo xunto coa Concellería de Cultura do Concello de Tui.