Valença acolhe, esta noite, um desfile bem diferente. Há uma passerelle, mas os modelos são cães, numa iniciativa organizada pela Selvagenial – Associação Protetora de Animais Abandonados de Valença.
No total são 16 modelos caninos, acompanhados de adolescentes vestidos por lojas do concelho de Valença.
A ideia, segundo a presidente desta coletividade, passa por divulgar os ‘patudos’ que estão no abrigo e sensibilizar para adopção, bem como para a necessidade de donativos.
Um evento “muito original” que vai atrair muitas pessoas, assegura.
Joana Cruzeiro revela que o desfile vai ter duas partes, contando com uma Escola de Educação canina a fazer demonstrações, decorre o desfile propriamente dito, e depois está agendado um sorteio de rifas para angariar dinheiro para as despesas.
Com cerca de 40 cães no abrigo e 24 gatos espalhados por duas famílias de acolhimento temporário, a Selvagenial luta contra algumas carências, nomeadamente ao nível da alimentação para os animais, e verbas para pagar as despesas médicas necessárias.
Ao longo do ano, esta associação com mais de uma centena de sócios, promovem feirinhas com produtos a 1 euro, aos domingos de manhã na época de Verão, e dispõem de uma Loja social nas instalações do Mercado Municipal que está de portas todas as quartas-feiras de manhã, para vender e receber produtos em segunda mão.
Este I Desfile Canino está agendado para as 21h30, deste sábado, no Parque da senhora da Cabeça, em Valença.