De acordo com os dados da população residente dos Censos 2011, Fontoura tem 179 residentes com 65 ou mais anos o que corresponde a 23,83% da população total residente.
Assim, facilmente se percebe que muitos destes residentes se deparam com inúmeras dificuldades nomeadamente no transporte. A junta de freguesia de Fontoura não pode ficar alheia a essas dificuldades, cabendo-lhe um importante papel na promoção da qualidade de vida, na igualdade de oportunidades e na dignificação da condição humana dos Fontourenses.
O Transporte Sénior Solidário é o nome do novo projeto de índole social promovido pela Junta de Freguesia de Fontoura no âmbito do projeto “Fontoura Viva”.
Tem como objetivo assegurar à população mais idosa um meio de transporte, para que se possa deslocar a Valença para consultas, tratamentos, ou por exemplo para levantar as suas pensões de reforma, ir aos CTT, e outros serviços públicos, como as Finanças.
O Transporte Sénior Solidário obedece a um regulamento específico, que pode ser consultado na Junta de Freguesia. Para além disso é necessária a inscrição prévia e o fornecimento de alguns dados como nome e/ou alcunha, idade e morada, para que haja um bom funcionamento e uma boa articulação e organização do transporte.
ste é um contributo que consideramos ser necessário a Junta de Freguesia dar em tempos de forte crise, dentro das limitações que existem, e inovar com um serviço único, que não serve de passeio, mas sim para transportar quem realmente precisa.