Padres do alto minho encontraram-se em Ganfei, onde nasceu São Teotónio durante a Semana da Diocese
A Diocese de Viana do Castelo promoveu hoje a Assembleia Diocesana do Clero, integrada na Semana da Diocese, que iniciou no dia 28 de outubro e vai terminar no próximo domingo.
De acordo com uma nota da Diocese de Viana enviada à Agência ECCLESIA, os sacerdotes foram convidados a “deixar-se guiar pela figura de São Teotónio, primeiro santo português”
A Assembleia Diocesana do Clero de Viana do Castelo decorreu em Ganfei, Valença, onde nasceu São Teotónio, em torno do tema da evangelização, que marca o Ano Pastoral no segundo ano do triénio centrado na celebração dos quarenta anos da fundação da diocese
Durante o encontro, o padre José Vilar, da Diocese de Viana do Castelo, apresentou o tema “Somos Igreja que Evangeliza. O Padre Evangelizado e Evangelizador”, afirmando que a alegria deve ser uma marca fundamental da vida de cada evangelizador.
O padre José Vilar disse que “comunhão, evangelização, vida espiritual, vida humana (cuidado com a saúde), harmonia, formação, partilha” são dimensões essenciais da vida do padre.
A Semana da Diocese de Viana do Castelo termina no próximo domingo, dia 4 de novembro, com a celebração da Missa na Catedral e o encerramento da Porta Santa da Gratidão, que assinalou o Ano Jubilar comemorativo dos quarenta anos da fundação da Diocese.
No dia 3 de novembro, dia da instituição canónica da Diocese de Viana do Castelo por São Paulo VI, D. Anacleto Oliveira, bispo diocesano, preside à Missa na Catedral, às 18h00, e, a partir das 20h, decorreno Centro Pastoral Paulo VI, um Jantar-conferência com o chefe Luís Lavrador (Chefe da Seleção Portuguesa de Futebol) para assinalar a abertura solene das aulas do Instituto Católico de Viana do Castelo.
in Agência Ecclesia