terça-feira, 28 de agosto de 2007

Bienal de Arte de Cerveira em Valença

Exposição “Instalação” na Fortaleza
A Casa Mata das Portas da Coroada, na Fortaleza, recebe até 29 de Setembro a exposição “Instalação”, de Gonzalo Sellés Lenard, no âmbito da XIV Bienal Internacional de Vilanova de Cerveira.
A “Instalação” está aberta ao público de segunda a Sábado das 14h às 19h.
A exposição consiste numa instalação de quatro filas de 6 focos de halogêneo, pendurados numa estrutura formada por quatro tubos de aço em paralelo e suspensos do tecto por arames. No chão, debaixo dos focos suspensos, uma estrutura quadrada, com plástico negro e coberta de água, permite reflexos e várias leituras curiosas. Uma instalação que conta, ainda, com acetatos pendurados à volta da estrutura.
De todos os materiais utilizados destaca-se o aço, as lampadas de halogêneo e os acetatos que integrados com o espelho de água proporcionam a leitura do movimento e do seu efeito reflector, de todos quantos se aproximam.
Para Gonzalo Lenard o grande objectivo desta obra é proporcionar leituras através da pintura com jogos de luz, “criando uma forma que envolva o espectador no acto reflexivo de observar-se a si mesmo observando”. Segundo o autor da obra “o efeito visual da instalação, perante um fictício cenário de um teatro impossível, os olhos humanos sempre são atraído pela luz, luz que nos atrai e se reflecte na água e estas com as imagens impressas, que por sua disposição, convidam a um percurso já que as imagens impressas estão distribuídas ao longo da estrutura”.

Sem comentários:

Enviar um comentário