terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornadas Europeias de Património - Valença e Tui Evocam História Conjunta

As cidades de Valença e Tui promovem as Jornadas Europeias de Património em 24 de Setembro, com o lema “Valença do Minho – Património: uma carta da história” e 2 e 3 de Outubro com o título “Tui – O Património Cultural do século XX”, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Valença e do Ayuntamiento de Tui.

Dar a conhecer um vasto conjunto patrimonial transfronteiriço, com características singulares e  únicas em termos europeus é o grande objectivo destas jornadas que pretendem, ainda, incentivar a dinamização cultural entre as duas cidades, segundo o Presidente da Câmara de Valença, Dr. Jorge Mendes.
As jornadas começam com o IIIº Percurso Turístico Cultural Nocturno, sexta-feira, 24 de Setembro. A iniciativa inicia-se às 21h30 no Núcleo Museológico de Valença com uma visita guiada à exposição “Unidades Militares de Valença  - século XVII – XX”. Segue-se uma visita guiada pelos baluartes de São Francisco, do Carmo e do Socorro.  Para as 22h15 está programada a tertúlia “A  vida social e cultural na Praça-Forte nos séculos XVIII e XIX. Factos, figuras e algumas peripécias”, a cargo do Major Pereira de Castro e do Coronel Pereira de Carvalho. Para as 23h00 está programado um  momento musical no Baluarte do Socorro, com o rio Minho, a ponte metálica internacional e o Centro Histórico de Tui de pano de fundo.
Com o lema “Tui – O Património Cultural do Século XX”  em 2 de Outubro as Jornadas Europeias de Património serão dinamizadas na cidade de Tui. A iniciativa começa às 18h00  com uma visita à Igreja de San Bartolomeu de Rebordáns (conjunto arquitectónico e intervenções arqueológicas do século XX), orientado por Avelino Bouzón Gallego.
Em 3 de Outubro, às 12h00, será promovido o Percurso dos Soutomaior na Cidade de Tui (uma valorização contemporânea do nosso passado), com início na Catedral de Santa Maria de Tui e orientado pelo historiador Suso Vila. Para as  19h00 está programado um concerto pelo grupo de metais “Faiscas” na Igreja de Sán Domingos.

Sem comentários:

Enviar um comentário