Valença recebe o espetáculo O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore, sábado, 3 de Agosto, às 22h00, no Jardim Municipal. Grupos da Bolívia, Brasil, Polónia e Sérvia estarão em palco para um espetáculo único de danças, musica e cor.
Esta é uma oportunidade única para apreciar grupos de grande qualidade artística, representativos dos vários cantos do mundo que, ano após ano, tem encantado e fidelizado um número crescente de público em Valença.
Da Bolívia estará presente o Ballet Folklórico de La Paz – BAFOPAZ, com as suas ricas coreografias, considerado o melhor ballet juvenil pelo Conselho Municipal da Juventude de La Paz.
Do Brasil vem a Companhia de Ritmos e Danças Populares CORDAPES que apresentará a cultura brasileira na sua diversidade. As danças brasileiras com as suas origens indígenas, africanas e as danças que vieram com os brancos na época do Brasil
colonial, que se enraizaram e que direta ou indiretamente contribuíram para a historia atual são as marcas do seu espetáculo.
Da Polónia estará o grupo folclórico de música e dança JODELKI da região de Zywiec, próximo da fronteira com a Eslováquia e a Republica Checa. De fortes tradições etnográficaS, possui um rico e vasto folclore o qual é divulgado e preservado por este grupo.
Da Sérvia vem a companhia de dança SIMYONOV um dos mais populares e admirados grupos da Sérvia. Simyonov apresenta o rico folclore Sérvio, de uma forma nova e atrativa em que prevalece o entusiasmo do público durante toda a representação.
O espetáculo, organizado pela Câmara Municipal, decorre no âmbito do Festival FolkMonção. Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença “Esta é uma oportunidade para ver grupos de grande qualidade, do panorama etnográfico internacional, em Valença. O Mundo a Dançar é já uma referência do verão valenciano”.