quarta-feira, 31 de março de 2010

II Semana do Teatro Afeccionado de Tui

O Teatro Municipal de Tui acolle do luns 5 ao venres 9 de abril, coincidindo coas Festas de San Telmo a II Semana do Teatro Afeccionado organizada pola Concellería de Cultura de Tui.  A iniciativa que se puxo en marcha o ano pasado contou con gran éxito de público e foi valorada positivamente polas asociacións de tal xeito que o Departamento de Cultura organizou esta segunda edición.

II Semana do Teatro Afeccionado de Tui
Lugar: Teatro Municipal de Tui
Programación:
  • Luns 5 ás 21h
    • Grupo de teatro da Asociación Cultural “San Fins” de Rebordáns con  “O cego de Fornelos”
  • Martes 6 ás 21h
    • Grupo “Caldemiños” da Asociación Cultural “A Insua” de Caldelas con “Os borrachíns”.
  • Mércores 7 ás 21h
    • O grupo de teatro “Atalaia” do Centro Sociocomunitario de Tui con “A Herdanza”.
  • Xoves 8 ás 21h
    • O grupo “Mesturanzas” da Asociación Cultural “Seixos Albos” de Areas con “As fillas do taberneiro”.
  • Venres 9 ás 21h
    • O grupo de teatro do Centro San Xerome coa obra “Son nú” que inclúe e a actuación do grupo Xerock.
Entradas: 1€ - á venda dende ás 19.30h 

População de Valença vai ao médico a Espanha

Após o encerramento do SAP do Centro de Saúde, os valencianos preferem ir ao médico no país vizinho
O encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde de Valença está a levar muitos valencianos a atravessar fronteiras e ir ao médico em Tui, Espanha.
O presidente da Câmara Municipal de Tui, António Rocha Fernandes, já afirmou que os valencianos podem contar com a ajuda do país vizinho.
«Se eles não têm solução para o seu problema, então podem vir a Tui que serão bem recebidos. Estou convencido que os profissionais que estão no centro de saúde vão atender perfeitamente. Primeiro que tudo são profissionais e não interessa a nacionalidade. Portanto, enquanto não têm solução para o problema podem vir ao centro de Tui», esclareceu o autarca espanhol.
«Sempre que precisar, vou a Tui e ponto final»
A oferta é bem-vinda pela população de Valença. «Sabe quanto demora uma viagem de ambulância daqui até Monção? Uns 15 a 20 minutos. Até Tui faz-se em cinco. Sabe quanto se paga de taxa moderadora em Monção? Oito euros e 70 cêntimos. Em Tui não se paga nada. Agora diga-me lá: o que é você escolhia?», afirmou à Lusa Frederico Sousa, bombeiro nos Voluntários de Valença.
O SAP de Valença fechou portas à meia-noite de domingo. Os utentes são agora encaminhados para o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Monção, 18 quilómetros para norte.
«E sabe o que é que os doentes vão fazer a Monção? Vão buscar um carimbo para serem depois encaminhados para o hospital de Viana do Castelo. Andam para trás em direcção ao SUB e andam depois novamente para trás em direcção a Viana», critica Frederico Sousa.
Outro habitante de Valença, ouvido pela Lusa, também prefere a solução espanhola e vai mais longe. «Mais valia isto ser galego. Era só mais um bocadinho, caramba», lamenta José Manuel Sousa, que vive a 100 metros da fronteira. «Sempre que precisar, vou a Tui e ponto final», garante.
O Centro de Saúde de Tui foi construído em 1984 e tem 11 médicos de medicina geral, dois pediatras, 12 enfermeiros, um farmacêutico, três fisioterapeutas, um dentista e um assistente social.
Actualmente, o edifício já não consegue responder às exigências e vai ser substituído por um novo, cuja construção deverá arrancar ainda este ano para ficar pronto num prazo de 24 meses.
in IOL Diário

terça-feira, 30 de março de 2010

Día de asueto y compras en Valença


Cientos de vigueses pasaron la jornada festiva en la localidad fronteriza. Las tiendas de la fortaleza de Valença recibieron ayer la visita de cientos de personas.
El día festivo en Vigo por coincidir la Reconquista en domingo propició una miniescapada de cientos de vigueses que eligieron la vecina localidad fronteriza de Valença para realizar sus compras y para disfrutar de unas horas de distracción y paseo. Las costumbres poco cambian y se observó una presencia significativa de españoles en restaurantes de la frontera portuguesa. En la fortaleza valenciana, la lencería para el hogar es la que tiene más demanda.
Día festivo por coincidir la Reconquista en domingo. ¿Dónde están los vigueses? Si atravesamos la frontera y penetramos en la ciudad portuguesa de Valença do Minho, tenemos a la vista la respuesta. Una mañana de claros y nubes con lluvia menuda, invitó a cientos de residentes de la ciudad olívica y de turistas de otros puntos de España, al paseo y a entrar en los comercios para ver o comprar un poco de todo, con preferencia lencería para el hogar.
Las calles, en la fortaleza, estuvieron muy animadas de público por la mañana, algo insólito en un lunes, pero esperado cuando es festivo en Vigo. Una prueba de ello es el caso de Manuel Sousa y Marina Calzado, vecinos de la ciudad olívica "venimos a menudo y hoy ha sido una buena idea hacerlo. Siempre compramos algo. Hoy aprovechamos para almorzar aquí y por la tarde iremos a Vila Nova de Cerveira", explicaron.
"Los precios son asequibles y acordes con la calidad del producto", opinaron Aurelia Márquez y Tina Rodríguez, que llegaron en excursión con otros familiares, todos de Vigo. "Nosotras nos encontramos aquí como en nuestra casa, pues ya somos conocidas en las tiendas donde acostumbramos a comprar", explican. Al igual que ellas, Pilar Mourón, se surte en un comercio de Valença de madejas de hilo para hacer labores de ganchillo. Restaurantes de Valença y de Vila Nova de Cerveira notaron ayer el "subidón" de clientes. El propietario de uno de los locales, contento por la afluencia, no se cortó al decir "¡bendita Reconquista!". Hay tiendas con mucha aceptación, como la de antigüedades de Juan Eduardo Rodrígues Teixeira "vendí conchas y fósiles, monedas, piedras y cristales para colección, además de mariposas. Llegaron hasta aquí clientes de Madrid, Játiva (Valencia) y de Santa Eugenia de Ribeira (A Coruña)".
Una de sus clientas es Fina Torres, de Barcelona "compré dos escorpiones disecados, que le encantan a mis nietos. En otros comercios, adquirí lencería". A Marta Marrugat, de Terrassa (Barcelona), le gustaron toallas y paños de cocina, por sus diseños. Ambas siempre visitan Valença cuando viajan a Tui. Las dos finalizaban la jornada en el Outlet de Tui, atestado de público, en la tarde de lluvia.
Antes, a la vuelta, observaron la manifestación de vecinos de Valença en la autovía, pidiendo la continuidad del servicio de Urgencias en su ciudad.
in Faro de Vigo

CIM exige «reabertura imediata» dos quatro SAP encerrados


A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) aprovou segunda-feira duas moções, em que exige a «imediata reabertura» dos serviços de atendimento permanente (SAP) de Valença, Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez, encerrados no domingo.

As moções, apresentadas pelos membros do CDS-PP e do PSD na Assembleia da CIM, foram aprovada com os votos favoráveis do CDS-PP e do PSD, tendo contado com a abstenção dos eleitos do PS.
O documento reclama ainda que o Ministério da Saúde apresente à CIM «todos os estudos, pareceres e protocolos que serviram de justificação ao encerramento» daqueles SAP.
Diário Digital / Lusa

Valença Mantem a Luta

Valença reforçará, hoje, a luta pela manutenção do S.A.P. - Serviço de Apoio Permanente, com mais uma caravana, de marcha lenta, de protesto.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Filme Concerto dos Space Ensemble em Valença

Os Space Ensemble vão apresentar um filme concerto na Biblioteca Municipal de Valença amanha, terça-feira, 30 de Março, às 21h30.
Um filme de animação com personagens mudas que ganham vida com sons, criados a partir de vários instrumentos e objectos. Os actores principais são um grupo de alunos de Valença, do 6º E do Agrupamento de Escolas que, ao longo dos últimos meses, tem trabalhado a temática da imagem, do som e da musicalidade, num projecto coordenado pelos Space Ensemble.
As histórias, os lugares e as acções recriadas, a partir de temáticas ambientais, são projectados com ritmo e musicalidade, numa actividade que apela aos espectadores para pararem, escutarem e olharem a natureza que os rodeia.
Esta é uma iniciativa inovadora que Uma iniciativa inovadora em que os participantes são desafiados a construir os seus próprios instrumentos musicais e sonoros, a partir de matérias recicláveis dando origem à apresentação de um filme – concerto.
A iniciativa decorre no âmbito do projecto Aproximarte, da Companhia de Teatro Comédias do Minho.

Valença em Protesto pelas Urgências

Francisco Louça, líder do Bloco de Esquerda, vai estar em Valença, às 16h00, no Centro de Saúde, a apoiar a manutenção do S.A.P. - Serviço de Apoio Permanente. Pela unidade valenciana passará, ainda, o deputado do CDS-PP, Abel Batista.
Marcha Lenta de Protesto, às 18h00, com saída do Centro de Saúde de Valença

Valença: Utentes do Centro de Saúde promovem marcha lenta

Depois de uma noite de vigília, os utentes do centro de saúde de Valença marcaram para o final da tarde de hoje uma marcha lenta em protesto contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente. Um protesto que poderá vir a condicionar a entrada e saída na fronteira com Espanha. Recorde-se que a meio da tarde de domingo foi anunciado oficialmente o encerramento do SAP de Valença, a partir das zero horas de hoje. Meio milhar de utentes do Centro concentraram-se no domingo à noite junto da referida unidade para tentar impedir o encerramento do SAP. A partir das 24:00, com a saída de médicos e enfermeiros, apenas ficaram no centro os utentes. Carlos Natal, o porta-voz da Comissão de Utentes, promete que o protesto é para continuar até que lhes seja garantido o funcionamento do SAP durante 24 horas.
Na comunicação interna da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, entregue por mão no centro de saúde, é anunciado o encerramento do SAP a partir de hoje. No documento anuncia-se ainda o encerramento, igualmente a partir de hoje, dos SAP dos centros de saúde de Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez. Os quatro centros de saúde passam a funcionar entre as 08:00 e as 24:00, período durante o qual será assegurada uma consulta aberta, além de uma consulta complementar para situações de "doença aguda". Segundo a ULSAM, o encerramento foi decidido ao abrigo dos protocolos assinados em 2007 entre as câmaras municipais e o Ministério da Saúde, no âmbito da reestruturação da rede nacional de urgências.
in Rádio Geice

sexta-feira, 26 de março de 2010

Assembleia Municipal reivindica Urgências 24 horas por dia

A Assembleia Municipal de Valença aprovou quinta feira, por unanimidade, uma moção em que reclama o funcionamento, 24 horas por dia, das Urgências no Centro de Saúde do concelho.
A moção, aprovada em sessão extraordinária, defende, concretamente, a realização da consulta de agudos e de urgências entre as 08:00 e as 20:00, bem como a manutenção do serviço de atendimento permanente (SAP) entre as 20:00 e as 08:00, de segunda a sexta feira, e 24 horas por dia aos fins de semana e feriados.
Os deputados municipais exigem ainda que a avaliação clínica do doente e respetiva triagem seja feita no Centro de Saúde de Valença e, sendo necessário, com posterior transferência direta para o Hospital Distrital de Viana do Castelo.
Até 04 de janeiro, o Centro de Saúde de Valença teve SAP - vulgarmente conhecido por Urgências - 24 horas por dia, mas desde aí o serviço funciona apenas no período noturno, havendo uma consulta aberta no período diurno.
Segundo a comissão de utentes, a partir de 01 de abril poderá haver nova alteração, com o encerramento total das Urgências e a instituição da consulta aberta entre as 08:00 e as 24:00.
Estas alterações foram viabilizadas em agosto de 2007, através de um protocolo assinado pelo então presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra (PS), com o Ministério da Saúde.
Nas últimas Autárquicas, a Câmara de Valença mudou do PS para o PSD.
Na moção aprovada quinta feira, a Assembleia Municipal considera que, com estas alterações, 'o serviço não respeita nem colmata as necessidades atuais e exigidas pela população', pelo que defende que continue a funcionar como funcionava até 04 de janeiro.
Na mesma sessão, foi aprovada, por maioria, com os votos contra do PS, uma outra moção que apela à Assembleia para que 'repudie' o protocolo de requalificação dos serviços do Centro de Saúde de Valença no que diz respeito à implementação da consulta aberta e encerramento dos serviços de atendimento às situações urgentes e emergentes durante as 24 horas por dia.
Essa moção solicita a 'imediata' abertura das Urgências, com a inclusão deste serviço na carta de referenciação do CODU/INEM para as situações urgentes dos casos verificados no concelho.
Para hoje, na Câmara de Valença, está marcada uma reunião entre as várias entidades envolvidas no processo, decorrendo paralelamente uma manifestação dos utentes contra as anunciadas alterações.
'Não faz qualquer sentido que um direito adquirido há tantos anos nos seja agora roubado, precisamente uns meses depois de Valença ter sido promovida a cidade', criticou Carlos Natal, porta-voz dos utentes.
in Correio do Minho

Convívio de Páscoa da Piscina Municipal

A Piscina Municipal de Valença promove o Convívio de Páscoa, sábado, 27 de Março, com diversas actividades para todos os utentes do complexo.
De entre as várias actividades  desportivas previstas, para o dia, a desenvolver no complexo, destacam-se as aulas de grupo (hidroginástica, hidrosénior, hidropower e hidrobike) e as actividades lúdicas com os alunos da Escola de Natação;
A iniciativa contará, ainda, com a demonstração de várias actividades a cargo dos clubes Peixinhos e de Actividades Aquáticas Alto Minho e a participação da APPACDM de Valença.
O Convívio da Páscoa pretende dar a conhecer as várias valências e disponibilidades da Piscina Municipal, assim como estimular a prática desportiva e a interacção social.

Valença inicia Campanha de Sensibilização Ambiental

O Município de Valença promoveu uma campanha de sensibilização junto dos alunos do 1ºCiclo, em 19 de Março. Esta campanha foi realizada no âmbito do Dia da Árvore, tendo por mote “Portugal sem fogos depende de todos, vigie a floresta de Valença”.
Os alunos receberam uma caixa, em cartolina, com vaso cerâmico, com uma semente de liquidambar, para fazerem a plantação e acompanharem o crescimento da árvore. A iniciativa decorreu em concordância com a adesão deste município à acção "Plante uma Árvore”, promovida conjuntamente pela Representação da Comissão Europeia, Autoridade Florestal Nacional e Associação Nacional de Municípios Portugueses e enquadrou-se no Ano Internacional da Biodiversidade 2010.
A equipa de Sapadores Florestais do município distribuiu ainda, canetas, sacos e livros alusivos à preservação e conservação do espaço florestal, bem como algumas brochuras e alguns jogos em formato de papel, fornecidos pela Autoridade Florestal Nacional.
Estavam ainda programadas outras actividades relacionadas com a plantação de árvores, no entanto devido às condições climatéricas adversas que se verificaram não se puderam concretizar.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Atelier de Culinária em Valença

A Biblioteca Municipal de Valença vai promover um atelier de culinária, alusivo às sobremesas, sábado, 27 de Março, às 15h00. Desperte, em si, o gosto pela inovação, pela cozinha criativa e redescubra as receitas tradicionais, tendo por pano de fundo o universo dos livros – a biblioteca.
A acção será orientada pelo cozinheiro valenciano José Manuel Marinho Soares, técnico-profissional de cozinha, formado na Academia de Versailles (França), responsável pelo sector de restauração na Pousada da Inatel em Vila Nova de Cerveira (1997-2003) e com um amplo curriculum em várias unidades hoteleiras do Porto  e do Algarve.
Os atelier's de culinária são uma iniciativa que o Município pretende desenvolver mensalmente. A próxima acção decorrerá em 17 de Abril e aproximará os interessados ao mundo dos cocktails.

O PARADOR DE TUI PROMOVE UNHA TERTULIA DE ANECDOTAS TUDENSES

O Parador de Turismo “San Telmo” de Tui promove unha interesante iniciativa que baixo o nome de “Anecdotario tudense” pretende realizar mensualmente, o último domingo de cada mes, unha tertulia arredor de anécdotas da vida da nosa cidade ao longo do tempo; cada mes unha persoa de Tui abrirá a tertulia narrando unha destas anécdotas e abrindo así a quenda para a intervención dos asistentes.
Para abrir esta nova iniciativa do Parador tudense este domingo, 28 de abril, ás 18,00 horas Aberto Estévez Piña realizará un achegamento aos inicios do Parador, como se xestou a súa construción, como foi decidida a súa ubicación, etc. A “pequena” historia deste establecemento turístico cuxa construción foi un fito na vida local.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Valença: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das "Urgências"

Os utentes do Centro de Saúde de Valença marcaram para sexta-feira uma manifestação de protesto contra o alegado encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) daquela unidade, que dizem estar previsto para 01 de Abril.  "Sexta-feira vai decorrer, na Câmara Municipal, uma reunião entre várias entidades envolvidas ou com interesse directo no assunto e vamos aproveitar a oportunidade para nos manifestarmos publicamente contra o encerramento do SAP. O que nós queremos - e não abdicaremos disso de forma alguma - é que o SAP volte a funcionar 24 horas por dia", disse Carlos Natal, porta-voz da comissão de utentes.
Esta terça-feira um responsável da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Carneiro, deslocou-se a Valença para uma reunião com o corpo clínico do Centro de Saúde, tendo provocado uma "manifestação" dos utentes, convocada por SMS (mensagem de telemóvel).  Segundo relatos populares, João Carneiro foi recebido com "grande hostilidade", consubstanciada em "insultos" e "alguma agressividade". Os utentes chegaram até a ameaçar que não deixariam João Carneiro sair das instalações enquanto não fossem recebidos pelo coordenador da Administração Regional de Saúde do Norte, mas acabaram por desmobilizar, depois de uma reunião que Carlos Natal manteve com aquele responsável da ULSAM. Segundo Carlos Natal, o fecho do SAP está previsto para 01 de Abril, uma informação não confirmada. "O SAP já sofreu uma machadada em Janeiro, quando passou a funcionar apenas no período nocturno, e agora querem-lhe dar o golpe de misericórdia", afirmou o porta-voz dos utentes.  Para Carlos Natal, a ideia será o encerramento do SAP e a sua substituição por uma consulta aberta, das 08:00 às 24:00. "Esta consulta já funciona agora, no período diurno, e nem de perto nem de longe nos satisfaz. É uma tremenda regressão nos nossos cuidados de saúde que não estamos, de todo, dispostos a aceitar", disse ainda.  Se o SAP encerrar, os utentes do Centro de Saúde de Valença passarão a ser atendidos, a partir da meia-noite, ou no Serviço de Urgência Básica de Monção ou no hospital de Viana do Castelo. "Não faz qualquer sentido que um direito adquirido há tantos anos nos seja agora roubado, precisamente uns meses depois de Valença ter sido promovida a cidade", criticou. Em Agosto de 2007, o presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra (PS), assinou um protocolo com o Ministério da Saúde que viabiliza o encerramento do SAP do concelho, no âmbito da requalificação da rede nacional de urgências.  Nas últimas autárquicas, a Câmara de Valença passou do PS para o PSD. O vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, já garantiu que o actual Executivo "não está pelos ajustes, de forma alguma" com o encerramento do SAP. "A população está contra e a câmara está, incondicionalmente, ao lado da população. O SAP no Centro de Valença é um direito adquirido há muitos anos, e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que esse direito não nos fuja", disse Manuel Lopes.
in Rádio Geice

terça-feira, 23 de março de 2010

Vitória solidária em Valença


William Owusu e Dagil apontaram os golos do Gil Vicente no jogo de ontem, em Valença do Minho, contra o Valenciano. Um jogo promovido pelos alunos da Escola Secundária local, cuja receita reverteu para as vítimas da tragédia da Madeira e no qual participaram os juniores Zé Luís, Sulivan e André, que mostraram serviço a Paulo Alves.
in O Jogo

Valença: CDU disposta a avançar com nova luta contra o encerramento do SAP

Em Valença tudo indica que vai ser reactivada a luta contra o encerramento do Serviço atendimento Permanente do Centro de Saúde local. A Comissão de Utentes já tornou público o seu descontentamento através de uma manifestação realizada há dias. Agora, é a vez dos eleitos locais de CDU manifestarem o seu repúdio face a esta intenção e apelarem à união dos valencianos para tentarem impedir do encerramento deste serviço, tal como disse à Geice Armando Carvalho.
A Comissão de Utentes do SAP de Valença já garantiu que vai agendar novos protestos. Uma contestação que conta, desde já, como o apoio dos eleitos locais da CDU. Recorde-se que Em Agosto de 2007, o então presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra, assinou um protocolo com o Ministério da Saúde que viabiliza o encerramento do SAP do concelho, no âmbito da requalificação da rede nacional de urgências. Com essa requalificação, o distrito passou a contar com um serviço de urgências médico-cirúrgico, no hospital de Viana do Castelo, e dois serviços de urgência básica, um dos quais no Centro de Saúde de Monção e o outro no Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Agora, é precisamente com base nesse protocolo que a ARS pretende encerrar definitivamente o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Valença.
in Rádio Geice

segunda-feira, 22 de março de 2010

O TUDENSE XOSÉ ARESES VIDAL PREGOEIRO DAS FESTAS DE SAN TELMO 2010

O Concello de Tui vén de designar como pregoeiro das Festas de San Telmo 2010 ao tudense Xosé Areses Vidal, que ven desempeñando importantes cargos na Administración do Estado en Madrid maila a súa xuventude. O seu gran cariño pola súa cidade natal, e, especialmente, polo seu santo patrón, Frei Pedro González Telmo, e a súa importante traxectoria na administración pública xustifican abondosamente o seu nomeamento.
Xose Areses Vidal, naceu en Tui hai 35 años, definíndose el mesmo coma  “lector impenitente, conversador  e alhoyista”. Licenciado en Dereito, Máster en “Gestión y Análisis de Políticas Públicas” pola Universidade Carlos III de Madrid, ten cursado estudios en el IESE (Curso de liderazgo para directivos públicos) e no European Institute of Public Administration (Holanda).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Mostra Gastronómica em Valença - Sabores da Lampreia do Minho

A Lampreia do Rio Minho vai estar em destaque numa Mostra Gastronómica, na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, em Valença, entre 19 e 21 de Março.
Os sabores genuínos da lampreia do rio Minho  vão ser confeccionados e apresentados das formas mais tradicionais que os pescadores de Valença se habituaram, desde sempre, a preparar. Sábado, 20 de Março e Domingo, 21 de Março, será possível degustar as várias formas de apresentar a lampreia  numa mesa minhota, a par de muitas outras iguarias da gastronomia regional e dos bons vinhos verdes.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, “esta iniciativa  pretende promover um dos partos mais genuínos e singulares de Valença e da região, evidenciando as formas mais tradicionais de o preparar”.
A jornada começa com a tertúlia “A Lampreia e a Pesca no Rio Minho”, dia 19 de Março, sexta-feira, às 19h30, na sede da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre que contará com a participação de várias gerações de pescadores, cozinheiros e enólogos.
O sábado começa com uma homenagem aos pescadores e marinheiros de Valença, na sede da Junta de São Pedro da Torre, às 11h00. Segue-se a inauguração da Mostra Gastronómica “Sabores da Lampreia” e da exposição “Artes da Pesca no Rio Minho”, às 12h00, no Lago da Estação de São Pedro. Os Carochos, barcos típicos do rio Minho, as redes e os demais utensílios utilizados na actividade piscatória serão um dos atractivos que pretendem recriar o ciclo da pesca à mesa dos sabores mais genuínos do Minho.

Duelo em Valença ajuda a Madeira

IDEIA DOS ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA LOCAL
Com o campeonato parado, o Gil Vicente desloca-se no domingo a Valença para disputar um jogo-treino, a ter início às 15 horas, no Estádio Dr. Lourenço Raimundo.
O duelo com o Valenciano (3.ª Divisão) reveste-se de um caráter solidário, já que as receitas geradas reverterão a favor das vítimas do temporada da Madeira. A iniciativa partiu de alguns alunos da Escola Secundária local, à qual o Gil Vicente se associou "com todo o gosto", como frisou António Fiúza. Hugo Vieira, que faz corrida e ginásio, será o único ausente.
in Record

terça-feira, 16 de março de 2010

Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Valença manifesta-se contra fecho total do SAP



As urgências do Centro de Saúde de Valença voltam a estar no centro da polémica. O processo de um possivel encerramento já se arrasta há três anos. Depois no passado dia 4 de janeiro, a concelhia do CDS-PP ter alertado que a partir dessa data iriam existir mudanças nos serviços e que os profissionais de saúde estavam mesmo a receber formação para esta mudança. Agora é a vez da Comissão de Utentes levantar a voz e manifestar-se esta tarde contra o fecho total do Serviço de Atendimento Permanente (SAP). O porta-voz do movimento sublinha que as "autoridades de saude preparam-se para fechar este serviço ainda esta semana, isto porque têm dado passos sorrateiros e à revelia da população da evoluçaõ que tem existido no centro de saude, que é a morte lenta do SAP". carlos Natal explica que a manifestação visa chamar a população para mostrar o descontentamento em relação à questão e dar força à autarquia que está num processo de negociações". O encerramento deste serviço "não tem qualquer justificação, porque o movimento de Valença não é só os cidadãos, mas também daqueles milhares que nos visitam". A manifestação da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de valença está marcada para esta tarde, às 15H00, em frente às instalações desta unidade de saúde. Recorde-se que no início deste ano já se registaram mudanças no funcionamento. O serviço de urgências, que funcionava 24 horas por dia, passou a existir apenas durante o período nocturno e fin-de-semana, sendo durante o dia substituído pela Consulta Aberta. O que está a gora em questão é o encerramento também do período entre as 20h00 e as 08h00 deixar de funcionar. Um processo desde Janeiro de 2007, quando o então ministro da Saúde, Correia de Campos, anunciou que, no âmbito da reestruturação da rede de urgências, valença seria um dos concelhos a perder este serviço.
2010-03-16 12:28:20 - Por Rádio Vale do Minho

Urgências - Manifestações Regressam a Valença

As manifestações regressam a Valença em luta pelo Serviço de Urgências, hoje, 16 de Março, às 15h00, no Centro de Saúde de Valença.
A "manif" é espontânea e popular.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Valença Com Reforço Policial

O Presidente do Município de Valença, Dr. Jorge Mendes, reuniu com o Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. José Conde Rodrigues, para formalizar a vinda para Valença de um Destacamento de Cavalaria da G.N.R. - Guarda Nacional Republicana.
O novo destacamento permitirá um reforço da segurança no Centro Histórico e demais área urbana, bem como terá um impacto bastante positivo na imagem turística de Valença. O patrulhamento a cavalo é o sistema mais eficiente e adequado às características particulares de Valença, uma zona histórica com intensa actividade comercial e turística, onde se congregam grandes aglomerados de pessoas.
Para Jorge Mendes o Município está atento à realidade da pequena criminalidade no concelho e região e com um papel activo e mobilizador de todas as entidades que possam aportar contributos positivos para o reforço  e melhoria das condições de segurança.
Da reunião com o Secretário de Estado da Administração Interna o autarca valenciano solicitou o reforço dos efectivos no Posto de Valença, sugestão bem acolhida pelo Ministério da Administração Interna que tem perfeito conhecimento da situação vivida nesta zona da fronteira. Esta medida justifica-se pelas características particulares de Valença como terra de fronteira mais sujeita à pequena criminalidade oriunda dos dois países.

Presentación das Festas de San Telmo 2010

A  Comisión de Festas de San Telmo 2010 informa que este mércores, 17 de marzo, ás 11.30h terá lugar a presentación oficial das Festas de San Telmo 2010 que se van celebrar do 3 ao 12 de abril.
A presentación terá lugar na Sala de Reunións do Concello de Tui e correrá a cargo do Alcalde de Tui, Antonio Fernández Rocha, concelleiros do equipo de goberno, e dos membros da Comisión de Festas.
Presentación das Festas de San Telmo
Data: Mércores 17 ás 11.30h
Lugar: Sala de Reunións da Casa do Concello de Tui

quinta-feira, 11 de março de 2010

Os norteamericanos The Spinto Band encabezan o cartel de concertos de Play-Doc 2010

A banda ofrecerá o seu único concerto en España co motivo da presentación da web musical francesa La Blogothèque no marco del festival. O grupo Batida, formado por músicos procedentes de Angola e Portugal, completa a oferta musical do festival
O Festival Internacional de Documentais de Tui, que se celebra do 17 ao 21 de marzo, volve apostar forte pola música independente. Así, presenta en concerto o sábado 20 a The Spinto Band, grupo que se deu a coñecer mundialmente co seu grande éxito Oh, Mandy alá polo 2005 e que presentará agora o seu terceiro álbum cun único concerto en España.
O sexteto de Delaware (EUA), visita a cidade pontevedresa co gallo da presentación en Play-Doc da páxina web francesa La Blogothèque, sen dúbida unha das propostas  audiovisuais máis interesantes que se poden atopar actualmente na rede. Este espazo virtual converteuse en pouco tempo nunha referencia esencial no tratamento da música nos medios de comunicación. O seu fundador Christophe Abric visitará o festival para explicar os detalles dalgunhas das súas apostas máis orixinais, como os Concerts a emporter (Concertos para levar), pequenos “videoclips documentais” que está a revolucionar a maneira na que se filma a música. Confírmano grandes nomes da música como REM, Tom Jones, Arcade Fire, Beirut, e moitos outros, entre eles The Spinto Band, que xa participaron da experiencia. 
Mestizaxe sonoro angolana
Por outro banda, e acompañando ao documental Luanda, a Fábrica da Música, dos directores Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves, Play-Doc ofrecerá un electrizante directo o venres 19 de marzo de Batida, banda formada por músicos procedentes de Luanda e Lisboa, que combina de maneira prodixiosa a música tradicional angolana con sons electrónicos e urbanos.
A contundente aposta de Batida decántase polos ritmos kuduro, a samba electrónica e o rap máis revolucionario, todo isto aderezado con interesantes sesións de vídeo en directo realizadas con material de arquivo dos anos 60 e 70 do país africano. Nesta ocasión, ademais, a banda virá acompañada polo colectivo de danza tradicional angolana Batoto Yetu.
A sección dedicada aos documentais de música complétase nesta sexta edición de Play-Doc coa multipremiada película canadense Rip: A Remix Manifesto, de Brett Gaylor. Unha reflexión intelixente, ben elaborada, e non exenta de humor e sentido crítico sobre o modelo de recadación dos dereitos de autor. 
As proxeccións serán no Teatro Municipal de Tui a un prezo de 2 euros. Pódese coller un pase para todo o festival por 20 euros. Os concertos custan 10 euros e aplícase un desconto de 2 co pase. Estes serán ás 00:30 horas na sala Metropol, situada en pleno casco histórico de Tui

quarta-feira, 10 de março de 2010

O TELECENTRO DE TUI ACOLLE UNHA CATA DE VIÑO GUIADA POR VIDEOCONFERENCIA MAÑA XOVES 11 DE MARZO

Con motivo da celebración da Festa do Viño de Chantada, o Telecentro de Comunicación de Tui acollerá mañá xoves 11 de marzo unha cata guiada a través dunha videoconferencia. Este evento, que se desenvolverá en horario de 20:00 a 22:00 horas no TC chantadino, poderá ser seguido tamén do mesmo xeito dende o propio Centro Multimedia de Galicia (CMG), en Santiago, e desde outros seis Telecentros de Comunicación situados nas catro provincias galegas.

Trilho de Mosteiró em Cerdal - Novo Percurso Pedestre em Valença

O Município de Valença  vai inaugurar o Trilho de Mosteiró, em Cerdal, no próximo sábado, 13 de Março. Este é o primeiro de 5 novos trilhos com que a autarquia vai enriquecer, este ano, a Rede Municipal de Percursos de Valença.
O Trilho de Mosteiró, em Cerdal, é um percurso com 11,7 Km's, com um grau de dificuldade fácil e tem características históricas e culturais. 
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Cerdal, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4h30.  A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse histórico, cultural e ambiental.
O trilho percorre os velhos caminhos das freguesias de Cerdal e Taião, com especial referência aos antigos caminhos de peregrinação à Senhora de Mosteiró.
O percurso começa na Igreja Matriz de Cerdal e segue para Cubes,  onde está a casa brasonada de Cubes, acompanhando o ribeiro Mira, com  varias quedas de água, levadas e motas. Ao lugar de Alderete, com  várias casas senhoriais, segue-se  Gondim, com passagem por um ribeiro onde é possível apreciar as antigas poldras. Em Gondim a capela da Senhora de Fátima e algumas casas senhoriais são motivo de apreço. O percurso segue até à cascata da Grova, a maior do concelho e ao Parque de Merendas de Mosteiró, onde a vegetação autóctone e uma represa de água, com um magnifico espelho de água, fazem as delicias dos visitantes. O próximo ponte de visita é o Convento de Mosteiró, um edifício do séc. XIV da ordem Franciscana. O  percurso segue por velhos caminhos até ao lugar da Felgueira, em Taião, regressando ao lugar de Gozende, em Cerdal, até Bacelar onde é possível apreciar a Capela da Senhora da Ajuda. Bogim é lugar que se segue e onde é possível apreciar um magnifico relógio de sol.  


Tui y Valença rematan con un concierto juvenil el Día Internacional da Muller


Alcaldes, concejales y público de ambos municipios acuden al acto musical


Actuación de la alumna de guitarra Erika Cortiñas en la sala de audiciones del Conservatorio

Actuación de la alumna de guitarra Erika Cortiñas en la sala de audiciones del Conservatorio E.G.
La primera experiencia conjunta entre el Concello de Tui y la Cámara Municipal de Valença do Minho (Portugal) en la conmemoración del Día Internacional da Muller, concluyó en la noche del pasado lunes con un concierto en la sala de audiciones del Conservatorio Profesional de Música de Tui, con asistencia de los regidores, concejales y público de ambas localidades fronterizas.
Abrió el acto una joven de Valença que recitó un poema de Florbela Espanca. Seguidamente actuaron con breves piezas un total de 18 alumnas de la Escola de Música Municipal y del Conservatorio de Tui, algunas de ellas portuguesas. Estuvieron acompañadas por la percusionista Sandra Pérez Míguez y los pianistas Laura González González, Rubén López López y Jesús González Rodríguez.
Al finalizar, se entregaron gerberas a las mujeres asistentes, una gentileza de la Concellería de Servicios Sociais de Tui, dentro de los cuatro días de programa que incluyeron actividades comunes y variadas, en Valença do Minho y en Tui.
in Faro de Vigo

terça-feira, 9 de março de 2010

A TUDENSE SILVIA VILLAVERDE GAÑA POR SEGUNDO ANO O CONCURSO DE CARTEIS DAS FESTAS DE SAN TELMO

Un total de 18 traballos se presentaron á convocatoria formulada pola Concellería de Cultura do Concello de Tui para a elección do cartel anunciador das festas de San Telmo 2010. O xurado reunido na mañá de hoxe acordou conceder o primeiro premio ao traballo presentado baixo o lema “Cores históricas”, que unha vez aberta a correspondente plica resultou ser obra da deseñadora tudense Silvia Villaverde Míguez, que xa no pasado ano resultara a triunfadora neste concurso.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cinema na Biblioteca de Valença

"As Memórias de Sherlock Holmes", hoje, 5 de Março, às 21h30, em exibição no auditório da Biblioteca Municipal de Valença.
Sherlock Holmes, fruto do imaginário do escritor Sir Arthur Conan Doyle, é um dos maiores e mais populares detectives ficcionais do mundo. Com novos casos para investigar ainda mais sinistros e desconcertantes, Holmes (Jeremy Brett) e o seu fiel assistente, Dr. Watson (Edward Hardwicke), têm em mãos alguns dos mais perigosos criminosos.
A insólita venda de uma mansão:  Isadora rejeita o diplomata, Douglas Maberley e troca-o pelo jovem Duque de Lomond. Com a vida despedaçada, Douglas decide escrever a sua autobiografia e quando termina morre em circunstâncias misteriosas.
O detective moribundo: Sherlock Homes vai visitar Adelaide Savage, cujo marido tem o hábito de fumar ópio para potenciar a sua criatividade como escritor. Quando depois do jantar o marido morre de forma estranha, todas as evidências apontam para o excessivo consumo da droga. Mas com Holmesa investigar o caso, os factos nem sempre são o que parecem.

O ALBERGUE TRIPLICA NESTES PRIMEIROS MESES DO ANO O NÚMERO DE PEREGRINOS CON RESPECTO Ó 2004

Se comparamos cos datos dos mesmos meses do ano pasado a cifra de pernoctacións no albergue tudense dispárase
O Ano Santo Compostelán xa se deixa notar en Tui. A afluencia de peregrinos que decidiron pernoctar na cidade tense disparado con respecto ao ano pasado. Se comparamos os datos co anterior Ano Santo, celebrado en 2004, o número de peregrinos que fixeron noite no albergue triplicouse. En concreto, rexistráronse en xaneiro 68 pernoctacións e 96 en febreiro, a pesares de coincidir cun dos invernos mais duros dos últimos anos. Nos primeiros meses do ano pasado, o albergue de peregrinos de Tui acolleu a 8 peregrinos en xaneiro e a 12 en febreiro. 
Dende Tui estanse tamén a multiplicar os esforzos para promocionar a cidade como Porta de entrada do Camiño portugués en Galicia e para dar a mellor acollida posible ós peregrinos que decidan facer a ruta portuguesa. Deste xeito, o albergue de peregrinos de Tui e o de Ponte da Lima están en conexión vía Internet para que os peregrinos conten con información fiable e actualizada da dispoñibilidade de prazas. Por outra banda,  está previsto que en breve prazo Tui duplique a súa oferta de prazas de albergue, ao poñer en marcha un albergue provisional na zona municipal do antigo convento de San Domingos.
En canto aos traballos de promoción, a edición de folletos informativos, con información específica de interese para o peregrino en seis idiomas, ou a presenza en Tui de destacados xornalistas de toda España especializados en turismo,  son algunhas das últimas accións que se están a desenvolver para atraer aos peregrinos a facer a ruta portuguesa orixinal.
O perfil de Facebook “Tui Camino de Santiago” é outro dos referentes desta promoción da cidade como destino turístico, así como en numerosos foros, páxinas e blogs nos que se debate sobre o roteiro portugués. Por outra banda, a confirmación da presenza do Papa en Santiago no mes de Outubro, levará a moitos peregrinos a atrasar a súa viaxe para coincidir coa presenza de Benedicto XVI na capital galega.
Para o concelleiro de cultura tudense, Moisés Rodríguez Pérez, os esforzos a desenvolver arredor da promoción do camiño portugués é un investimento de futuro pois resulta cada vez máis evidente que os camiños de peregrinación é un fenómeno, vinculado ao turismo cultural e relixioso, que adquire progresivamente maior relevancia. E na nosa cidade á converxencia co importante patrimonio cultural e natural da cidade, do que o camiño é unha referencia excepcional, converten a Tui nunha etapa de referencia nas rutas xacobeas. O Concello de Tui en consecuencia non regateará esforzos neste aspectos pois o considera de grande interese para a proxección da nosa cidade.

A CONCELLERÍA DE CULTURA EDITA UN FOLLETO PARA OS PEREGRINOS EN SEIS IDIOMAS

A Concellería de Cultura do Concello de Tui ven de editar un folleto de carácter informativo dirixido aos peregrinos que se achegan á cidade polo Camiño Portugués de peregrinación en seis idiomas: galego, castelán, portugués, inglés, francés e alemán. A información que figura nesta publicación é moi sinxela e abrangue: os principais monumentos ou lugares de interese a visitar na cidade, os teléfonos de maior utilidade para os peregrinos (albergue, centro de saúde, etc.) e, finalmente, os teléfonos de contacto nos seguintes albergues emprazados neste Camiño Xacobeo: Porriño, Mos e Redondela.

Valença e Tui Cidades da Mulher

As cidades fronteiriças de Valença (Portugal) e Tui (Espanha) vão homenagear a mulher entre 5 e 8 de Março, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa “Valença  e Tui Cidades da Mulher” promete 4 dias repletos de actividades.
Para o Município  esta iniciativa pretende  homenagear o valor e o papel social das mulheres de Valença e Tui, enquanto mães e trabalhadoras.
A primeira iniciativa decorre na cidade de Tui com a apresentação da peça “As Actas Escuras”, no Teatro Municipal, a 5 de Março, às 20h30, seguida de distribuição de flores.
Sábado 6 de Março, o dia começará com um Dia de Portas Abertas na Piscina Municipal de Valença, com acesso livre para as mulheres nas actividades de nado livre e de hidroginástica. À noite o destaque vai para a moda, com um desfile  a cargo da firma valenciana By Helen. A iniciativa decorrerá no Largo da Estação a partir das 21h30 e contará com a actuação de Edmundo Vieira, dos D´Zrt , com sessão de autógrafos  e dos Dj's Roberto Prieto e Lily Day – Live Act. A noite de sábado terminará com a actuação da orquestra Salsa Rosa e grande baile.
No domingo, 7 de Março, temos a iniciativa “Caminhada Saudável” na Ecopista do Rio Minho. No Centro de Interpretação a medição da tensão, diabetes e colesterol antecede a caminhada que terá, ainda, no seu percurso, próximo da antiga Estação de Verdoejo, uma breve tertúlia sobre alimentação saudável e um bufete de frutas. À tarde, a partir das 17h00 é a vez de uma jovem cineasta valenciana / tudense, Diana Gonçalves, evocar a figura  das mulheres da raia minhota, sobretudo da actividade de trapiche, com a projecção do documentário “Mulheres da Raia”, no polivalente da Escola EB 2,3 / S de Valença.  
Segunda-feira 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, as cidades de Valença e Tui farão uma homenagem a todas as mulheres com a oferta de rosas.  “Valença e Tui Cidades da Mulher” termina com um concerto no Conservatório de Musica de Tui, às 19h00.
Todos os horários referenciados são em hora portuguesa.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Homens Perfeitos em Valença Novo Espectáculo das Comédias do Minho

Valença recebe 5 apresentações da peça “Homens Perfeitos”, da Companhia Comédias do Minho, entre 3 e 7 de Março. Homens Perfeitos é uma peça de teatro encenada por Raquel Silva, a partir das farsas, em um acto, de Anton Tchekov - "O Canto do Cisne", "O Urso", "Um Pedido de Casamento" e "O Aniversário no Banco".
A encenação está a cargo de Raquel Silva, a cenografia e os figurinos de Catarina Barros, a assistência de cenografia de Patrícia Mota, o desenho de luz de Nuno Meira, a música de Daniela Cattivelli, a coordenação técnica de Vasco Ferreira e a interpretação de Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Rui Mendonça e Tânia Almeida.
Os espectáculos em Valença decorrem em:
- 3 de Março no Auditório de Verdoejo, às 21h30
- 4 de Março na Biblioteca Municipal de Valença, às 21h30
- 5 de Março na Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, às 21h30
- 6 de Março, na Junta de Freguesia de Cristelo Côvo, às 21h30
- 7 de Março, na Junta de Freguesia de Cerdal, às 16h30
A história trata de um velho que recorda quem foi e procura compreender o porquê da sua solidão. Um pretendente teimoso que não consegue pedir em casamento a mulher que deseja. Um homem e uma mulher profundamente desiludidos com o sexo oposto descobrem, às próprias custas, que os opostos se atraem. Gente para quem a aparência é fundamental, à volta com situações que podem ser mal interpretadas. Gente como nós que, por entre os próprios defeitos, tenta ser feliz.