segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Valença Comemora a Implantação da República

A Câmara Municipal de Valença comemora a Implantação da República amanhã 5 de Outubro com um conjunto de actos e a inauguração de duas exposições.
As comemorações começam às 17h00 com uma conferência proferida pelo Dr. Alberto Nunes Abreu, intitulada " A República em Valença" - nos Paços do Concelho.
  Para as 17h45 está programada a inauguração da Exposição "Contradições da República em Valença" - no Núcleo Museológico.
Na Biblioteca Municipal está já patente ao público a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”.
Exposição "Contradições da República em Valença"
        No Núcleo Museológico 50 peças originais, alusivas à Implantação da República,  retratam momentos singulares desta época em Valença como: o 31 de Janeiro, o 5 de Outubro, a cultura valenciana, os conflitos entre o estado e a igreja e a expulsão das freiras para Tui, a 1ª Guerra Mundial e as incursões monárquicas do Paiva Couceiro em Valença.
EXPOSIÇÃO “Letras e cores, ideias e autores da República”
No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a D.G.L.B.- Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Biblioteca Municipal recebe a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, até 30 de Outubro.
A exposição parte de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX. A D.G.L.B. convidou dez ilustradores a tratar plasticamente os temas mais representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época como o Ultimatum, a Monarquia, o 5 de Outubro, a Igreja, a Educação, as Mulheres, o Modernismo, a Grande Guerra, o Chiado e as Revistas.
Aos cartazes da exposição, disponibilizada pela D.G.L.B., a Biblioteca Municipal de Valença juntou algumas das obras e autores referenciados nos cartazes, como forma de dar divulgar esse período da literatura contemporânea portuguesa.
Esta exposição depois de sair da BMV irá circular pelas Bibliotecas escolares do concelho e algumas Juntas de Freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário