sábado, 12 de novembro de 2011

Valença Pretende Reforçar Uso dos Transportes Públicos

A Câmara Municipal realizou o estudo “Sistemas e Redes de Mobilidade e Transportes no Concelho de Valença”, para encontrar as melhores soluções, para a rede de transportes escolares e transportes públicos abertos.
 O estudo implicou um investimento de 24.600 €, financiado em 80%, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 “ON.2 – O Novo Norte”, com o co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
    Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, este estudo tem por objetivo operacionalizar as redes de transportes escolares e públicas, facilitando a mobilidade dos valencianos, dentro do concelho e com as povoações vizinhas.
    O estudo vai dotar a Câmara Municipal de uma ferramenta que permitirá operacionalizar percursos, conhecer e propor soluções para as dificuldades que os nossos habitantes sentem em termos de deslocação, interna e externa. Este estudo, para além de estudar a mobilidade no concelho, faz a interligação às povoações vizinhas do Vale do Minho e à cidade de Tui, na Galiza.
    Valença tem desenvolvido projetos que promovem a mobilidade interna no município (essencialmente na cidade), criando novos percursos pedonais, cicláveis, e promovendo o uso do transporte público, com este estudo pretende-se reforçar a aposta.
    Este estudo seguiu a necessidade de comunicar as zonas mais rurais com o principal núcleo urbano, a coordenar os diferentes modos de transporte existentes, o aproveitamento e otimização da infraestrutura existente, o fomento do uso do transporte público e a cooperação de todos os agentes públicos e privados implicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário