sábado, 21 de abril de 2012

Valença Com Maias e Feira da Flor

A Festa das Maias e a Feira da Flor vão engalanar Valença no último fim de semana de Abril, revivendo uma tradição ancestral e secular. As janelas, as montras e as varandas da cidade vão apresentar coroas, arcos e ramos floridos de Maias.

 A Festa das Maias decorrerá entre 27 de Abril e 1 de Maio, em toda a cidade. A Feira da Flor decorrerá em 28 de Abril, na Praça da República, na Fortaleza e em 29 de Abril na avenida da Estação. Esta iniciativa completa-se com uma feira de artesanato em 28 de Abril, na Coroada, na Fortaleza e em 29 de Abril na avenida da Estação. 
     Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Valença vai apresentar a maior mostra de maias do pais, num evento com grande capacidade dinamizadora do comércio tradicional e da  atividades 
   As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
     Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar.
    Na região do Minho e concretamente em Valença, subsiste a tradição de comemorar-se a entrada no mês de Maio com a colocação de coroas de flores – As Maias -  ou raminhos de giesta nas janelas, portas ou fechaduras.

Sem comentários:

Enviar um comentário