quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jornadas “Memória e Fronteira” em Valença


Valença promove as jornadas “Memória e Fronteira”, de evocação da figura das trapicheiras e raianas, em 28 e 29 de Janeiro, numa iniciativa da Câmara Municipal.
No Auditório Municipal está programada a projecção do documentário “Mulheres da Raia” e uma breve apresentação sobre a temática a cargo da produtora / realizadora Diana Gonçalves.
Visita Guiada aos Espaços do Trapicho
A jornada inclui uma visita guiada aos locais mais emblemáticos das filmagens de “Mulheres da Raia” e que foram o epicentro da vida das trapicheiras e raianas: a antiga Alfândega de Valença, a Casa do Trapicho, a Ponte Internacional metálica e a antiga  Aduana de Tui.
Projecção do Documentário “Mulheres da Raia”
O documentário “Mulheres da Raia”, da realizadora valenciana / tudense, Diana Gonçalves recupera a memória da fronteira minhota e a sua transformação. Um trabalho que relata um episódio importante da história do século XX, protagonizado por uma geração de mulheres que, com a sua actividade, realizavam um intercâmbio diário com o país vizinho. Os fenómenos do contrabando e a emigração clandestina, durante os períodos ditatoriais franquista e salazarista, são tratados neste trabalho cinematográfico desde a perspectiva de género. 
A jornada de sexta-feira, 28 de Janeiro, com início às 10h, está dedicada ao público escolar e a do dia 29, com início às 16h00, ao público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário