quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Volta a Espanha passa em Valença

Está oficialmente confirmada a passagem da 75.ª edição da Volta a Espanha por terras do Minho, anunciou esta terça-feira a organização, em Madrid.
A 18.ª etapa de La Vuelta, a 03 de setembro de 2020, entrará em Portugal pela ligação Tui/Valença, depois de arrancar em Mós, Vigo, passando por São Pedro da Torre (Valença), Cerveira, Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo, completando assim o ciclo de concelhos do Alto Minho.
O  percurso, depois de fluir em zona costeira, recolhe para o interior pelo distrito de Braga, passando em Esposende, Barcelos e Famalicão, de onde prossegue para o distrito do Porto (Santo Tirso, Maia, Matosinhos e Porto), num total de 178 quilómetros, 158 dos quais em terras lusitanas. 
Haverá, ainda, outra etapa em solo português, com arranque de Viseu e chegada em Salamanca, no dia 04 de setembro.
Esta será, segundo Javier Guillén, diretor-geral de La Vuelta, a prova mais internacional de sempre, uma vez que as três primeiras etapas decorrem na Holanda.
“Ocorrem-me poucos lugares melhores que a Holanda para celebrar uma efeméride ciclista (75 edições), pois é um território que vive para a bicicleta”, disse, citado no site oficial da prova.
Ao quarto dia, os ciclistas viajam (via aérea) até ao País Basco, havendo ainda passagem por França. “Será um dos eventos desportivos mais relevantes a nível europeu em 2020”, sublinhou.
Sobre a incursão em território português, explica que “não há passagem mais direta” entre Galiza e Madrid.
Em 1997, segundo recordava o jornal A BOLA, no sábado, a Volta a Espanha já havia passado em Portugal, com três etapas: uma entre Lisboa e o Autódromo do Estoril, outra entre Évora e Vilamoura e, finalmente, uma terceira etapa entre Loulé e Huelva.
in O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário