Valença Mágica

Valença  Entre a Fortaleza e a Natureza Exuberante
O ambiente e o património são marcas de Valença, pela natureza exuberante, pela aposta no turismo de natureza, patrimonial e gastronómico.
O Rio Minho, com o Biótipo da Veiga da Mira, a área protegida da Rede Natura 2000, as pesqueiras, as ilhotas e as montanhas, ainda, com várias áreas endógenas, são valores que se  preservam e protegem.
A viagem, a descoberta e a interpretação da natureza prodigiosa é possível pela Ecopista do Rio Minho (4ª melhor da Europa), a Marginal da Senhora da Cabeça e mais de uma dezena de trilhos pedestres. O turismo activo e de natureza são um cartaz para quem nos visita.
Mas, Valença, é sobretudo uma cidade histórica e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha. Valença é, hoje, um espaço multicultural de portas abertas à modernidade e à diferença de uma sociedade global, sem fronteiras para o intercâmbio das tradições e dos valores patrimoniais da Humanidade. A imponência da secular Praça Forte – a maior e mais bem conservada estrutura militar de defesa na Europa – assume-se como uma baluarte da identidade de uma cidade e um concelho que revelam actualmente uma forte dinâmica social e económica, no contexto da integração ibérica e europeia.
À natureza e ao património associa-se a eximia arte de bem receber e uma gastronomia singular, em que o bacalhau é rei em mais de 60 unidades de restauração. Saborear o bacalhau em Valença é digno dos melhores manjares. Valença é o reconhecido, por todos os “bons garfos”, como a capital do bacalhau na Península Ibérica.
Valença é uma terra que cativa a visitar, a descobrir e a saborear em plena comunhão com um património e natureza singulares.