segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

“As Gerações Valencianas” de Pereira de Castro

Nova Publicação sobre a História de Valença
O conhecimento da história de Valença vai ficar enriquecido com o lançamento do primeiro volume da obra “As Gerações Valencianas” de Alberto Pereira de Castro, no próximo dia 15 de Dezembro, na Biblioteca Municipal, a partir das 15h. A apresentação da obra estará a cargo da directora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Drª Olinda Alves Pereira.
Esta obra constará de 2 volumes dos quais é publicado agora o primeiro, com cerca de 900 páginas.
Trata-se de um trabalho de pesquisa, segundo ao autor, de 20 anos em vários arquivos sobre uma centena de famílias de Valença das quais 40 aparecem retratadas nesta primeira edição.
Séculos de gerações de valencianos, que passaram pelos mais representativos cargos da administração municipal, militar e da Colegiada, aparecem retratados nesta obra bem como as suas várias ramificações. Da velha nobreza, desde o século XIV, à nova burguesia do século XIX, até aos descendentes actuais, em muitas famílias, está lá o retrato genealógico e social de muitas gerações. Informações preciosas para um mais aprofundado conhecimento da vida e vivências valencianas ao longo de mais de 700 anos.
A maior partes dessas famílias (Castros, Barbosas, Antas, Bacelares e muitas outras) enraizadas em Valença e que aqui edificaram um importante património que perdura, na sua quase totalidade, são abordadas pela primeira vez, com a segurança e o rigor a que o autor de “A Praça Forte de Valença” habituou os seus muitos leitores e para tal muito contribuiu o vasto e profundo conhecimento que tem da terra valenciana.
Pereira de Castro tem já um longo curriculum de investigação histórica e de publicação de que se destacam obras como “A Praça-Forte de Valença do Minho” (3ª edição), “Valença nas Guerras da Restauração”, “A Igreja de Santo Estevão e a Fundação da Colegiada”, “Valença na Revolta dos Marechais – O Cerco à Praça-Forte em 1836”, etc.
É na linha da investigação histórica das obras já lançadas que o historiador avança com “As Gerações Valencianas”, embora, desta feita, no campo especifico da genealogia..
Trata-se de um trabalho que se pode considerar representativo de um amplo painel social em que emergem as inúmeras figuras daqueles que, no decorrer dos séculos, geriram os destinos do concelho, comandando unidades, governando a fortaleza ou rezaram as horas na Colegiada.
A edição desta obra contará com o apoio da Câmara Municipal de Valença, no âmbito da politica cultural da autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário