sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Valença Avança com 3ª fase da Fortaleza

Intervenção Colocada à Discussão Pública
A Câmara Municipal de Valença lançou à discussão pública o projecto da 3ª fase da Requalificação Urbana do Centro Histórico (Praça-Forte), intervenção estimada em 3,5 milhões de euros.
Trata-se da intervenção correspondente à última parte da requalificação urbana do Centro Histórico que abrangerá a área compreendida entre o final da Zona 2 (intervenção em fase final de execução) Largo de São Teotónio / Largo Dr. José Maria Rodrigues e a Pousada / Portas da Gaviarra.
O projecto de intervenção, para esta fase, tem por base os conceitos já adoptados nas intervenções anteriores na área da Coroada e na Zona 2, na parte mais antiga da Praça-Forte, desde as Portas do Meio até ao Largo de São Teotónio / Largo Dr. José Maria Rodrigues.
Para o Presidente, Dr. José Luís Serra, com esta terceira intervenção, fecha-se um ciclo que remodela completamente a Fortaleza no que toca às suas infra-estruturas e modo de funcionamento tanto para peões como para veículos. Para o autarca as intervenções no Centro Histórico de Valença proporcionam funcionalidade e modernidade nas suas infra-estruturas e são atractivo potenciador da dinamização da sua actividade comercial, turistica e cultural e tendo por objectivo a atracção de novos residentes.
A intervenção redefine os espaços públicos com novos pavimentos, unifica a coesão da malha urbana e cria percursos pedonais no perímetro das muralhas. Intervenções que incluem, também, a renovação das infra-estruturas de saneamento básico, com execução de galerias técnicas nas ruas principais.
Os pavimentos serão substituídos por calçada irregular com pedras de granito, lajeado e saibro, mantendo-se contudo, em algumas zonas, o material existente em seixo, como memória histórica.
As linhas de intervenção definidas para esta fase mantem a mesma lógica da intervenção na fase 2 e na Coroada, no que toca ao desenho urbano bem como aos materiais utilizados.
Nos quinze dias em que o projecto se encontra à discussão pública os cidadãos poderão consultar o processo e dar as suas opiniões nos Serviços Técnicos da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário