sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dia Mundial do Coração em Valença

Percurso pelo Trilho do Monte do Faro. A Câmara Municipal de Valença celebra o Dia Mundial do Coração com um passeio pelo Trilho Pedestre do Monte do Faro no próximo domingo, 28 de Setembro.

A caminhada começa às 9h00, no inicio do percurso, no parque do Monte do Faro. A autarquia disponibiliza transporte gratuito do centro urbano até ao Monte do Faro e de regresso. A saída de Valença está programada para as 8h30 no Jardim Municipal o regresso às 15h30. No fim do percurso decorrerá um piquenique (livre) no parque do Monte do Faro.

O trilho pedestre do Monte do Faro, com 8 Km, é um percurso que privilegia o contacto com a montanha, sempre acompanhado de excelentes vistas para o Vale do Minho e o sul da Galiza.

O ponto de partida é a capela da Senhora do Faro e o tempo estimado do percurso é de 3h00. Trata-se de um curto itinerário com um grau de dificuldade fácil, que atinge a cota máxima de 530 metros no topo do Monte do Faro. O trilho percorre zonas de elevado potencial paisagístico, permitindo a visita a um bosque de resinosas muito bem conservado e protegido, onde podemos constatar a presença de espécies como o esquilo vermelho (Sciurus vulgaris) e a raposa (Vulpes vulpes).

A Capela da Senhora do Faro é o primeiro ponto de interesse deste percurso. Em pleno Parque do Monte do Faro, situa-se a cerca de 6 Km´s do centro de Valença e localiza-se na encosta sudoeste da montanha com o mesmo nome. Trata-se de um parque de arvores frondosas que incentiva ao lazer com vários espaços para mini-caminhadas e desfrute da natureza bucólica.

O percurso segue quase até ao topo da montanha, pelo lado sul, numa zona onde abundam os garranos (cavalo endógeno) em estado semi-selvagem. O trilho passa mesmo junto ao local onde no verão se organizam os Curros e Rodeos e a Rapa das Bestas com garranos.

Atingido o topo vislumbra-se a paisagem a norte com vistas para as montanhas da Peneda, do castelo da Furna e o percurso do rio Minho. Acompanhando a descida em baixo a emblemática Capela de Santo Ovídeo, na freguesia de Sanfins e o seu miradouro privilegiado para as terras de Espanha e o norte do Alto Minho. Neste sitio apreciar as vistas sobre o antigo Convento Beneditino de Sanfins.

O percurso retoma a montanha entre frondoso pinheiral, com alguns miradouros privilegiados para Tuy e Valença. Descido o monte até ao Parque do Monte do Faro é tempo de visitar o último ponto do percurso, a Capela de Santa Ana e as magnificas vistas desde Valença / Tuy até à foz do Rio Minho, Caminha, o Monte de Santa Tecla a Serra D'Arga e até o mar.

Este percurso desenrola-se nas freguesias de Gandra, Ganfei e Sanfins.

1 comentário: