sábado, 8 de junho de 2019

IXª Festa da Savelha A Arte da Pesca Desportiva no Rio Minho

É aficionado à pesca desportiva? A Festa da Savelha é o ponto de encontro de pescadores, das margens do rio Minho, segunda-feira, 10 de junho, na Pesqueira dos Frades, em Ganfei, Valença.
A iniciativa evoca a pesca à savelha, um dos peixes mais celebres do rio Minho.
Convívio de Pescadores
O convívio começa às 8h e prolonga-se durante o dia e tem como principal objetivo a divulgação da savelha do rio Minho e a confraternização entre os aficionados a esta arte de pesca tradicional de Valença. A manhã será dedicada à pesca, em barco ou apeado, segue-se almoço e durante a tarde confraternização entre os participantes. As inscrições decorrem até 8 de junho, junto da Associação Desportiva de Ganfei.
Pesqueira dos Frades
A festa decorre no Parque da Pesqueira dos Frades, em Ganfei e na marginal do rio Minho. Um parque de lazer, com ancoradouro e rampa de acesso para embarcações e uma extensa marginal ribeirinha proporcionam excelentes condições para esta arte de  pesca. 
A Arte da Pesca da Savelha
A pesca à savelha reúne, por esta época do ano, centenas de aficionados, em Valença.
As savelhas do rio Minho são peixes de dimensão considerável, atingindo com facilidade os dois quilos.
As zonas mais apetecíveis para a pesca desta espécie correspondem à área do rio Minho que passa pelas freguesias valencianas de Ganfei, Verdoejo e Friestas.
Dado o período curto de pesca e a área do rio onde é mais apetecível pescar, é a arte da pesca que atrai mais pescadores. Nas pesqueiras ou de barco, o rio enche-se de aficionados de todo o norte de Portugal e sul da Galiza, numa pesca que, em alguns pontos, chega a ser de ombro a ombro.
A iniciativa é do Grupo Desportivo Ganfeiense e conta com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei.

Sem comentários:

Enviar um comentário