Centro Logístico em Valença Plataforma para lançar exportações
O Governo já anunciou a criação da Plataforma Logística de Valença, a situar nas proximidades do actual Parque Empresarial. É um investimento de 71 milhões de euros, que pretende desempenhar um papel de articulação do tecido produtivo da região com as cadeias nacionais e internacionais de distribuição, utilizando os caminhos-de-ferro e os eixos rodoviários.
De olhos nas regiões a norte e a sul da Galiza, a plataforma ficará dotada de áreas logísticas de multifunções, ferro-logística especializada, terminal intermodal ferroviário e rodoviário e um centro de serviços de apoio a veículos e empresas.Com uma área de 48 hectares – que poderá expandir-se a 74 hectares –, o espaço vai servir uma região que abrange cerca de 2,4 milhões de habitantes numa área de 100 km, dos quais 1,9 milhões habitam em províncias espanholas.O autarca José Luís Serra mostra-se convicto de que a plataforma determinou de forma inequívoca a paragem do TGV em Valença, valorizando a possibilidade de “articulação dos subsistemas convencionais e de Alta Velocidade”.A primeira fase deverá ser iniciada em 2009, estando a sua conclusão prevista para 2013. A linha será de “120 km por hora em bitola ibérica, com travessas já preparadas para ser polivalente para quando migrar para bitola europeia. O objectivo é que as cidades do Porto e Vigo fiquem à distância de uma hora, estando ainda prevista uma ligação ao aeroporto da cidade espanhola.
De olhos nas regiões a norte e a sul da Galiza, a plataforma ficará dotada de áreas logísticas de multifunções, ferro-logística especializada, terminal intermodal ferroviário e rodoviário e um centro de serviços de apoio a veículos e empresas.Com uma área de 48 hectares – que poderá expandir-se a 74 hectares –, o espaço vai servir uma região que abrange cerca de 2,4 milhões de habitantes numa área de 100 km, dos quais 1,9 milhões habitam em províncias espanholas.O autarca José Luís Serra mostra-se convicto de que a plataforma determinou de forma inequívoca a paragem do TGV em Valença, valorizando a possibilidade de “articulação dos subsistemas convencionais e de Alta Velocidade”.A primeira fase deverá ser iniciada em 2009, estando a sua conclusão prevista para 2013. A linha será de “120 km por hora em bitola ibérica, com travessas já preparadas para ser polivalente para quando migrar para bitola europeia. O objectivo é que as cidades do Porto e Vigo fiquem à distância de uma hora, estando ainda prevista uma ligação ao aeroporto da cidade espanhola.
Carla Alexandra Vieira, in Correio de Manhã, 14 de Maio de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário