quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Paços do कांसल्ह Valença

A Câmara Municipal de Valença avançou com a empreitada de reabilitação do edificio dos Paços do Municipio, com um valor de 800 mil euros e um prazo de execução de 270 dias.
A traça exterior do edificio manterá o aspecto actual não sofrendo qualquer alteração, no tocante ao interior será completamente reformulado, com a apresentação final distribuida por tres pisos. No piso superior ficará o auditório municipal, com capacidade para 85 pessoas, com espaços para serviços de apoio. O piso intermédia ficará para a Presidência, sala de reuniões, vice-presidência e gabinete de apoio. No res-do-chão serão instaladas as chefias de divisão administrativas e financeiras e outros serviços de apoio.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, pretende-se com esta intervenção dar uma nova funcionalidade e agilidade ao edificio principal da administração municipal, com condições mais adequadas aos serviços que a autarquia, hoje, presta ao municipe.
Esta intervenção enquadra-se no processo de reformulação dos serviços municipais em curso, bem como do plano de recuperação de imóveis históricos da Fortaleza que decorre já com intervenções no edificio da “Domus Municipalis” para a sua readaptação a núcleo museológico. Para breve programam-se, também, intervenções em três Casamatas e no Paiol do Açougue, para espaços museológicos e no Paiol do Campo de Marte para a sua readaptação a posto de turismo.
Enquanto decorrem as obras a Presidência e serviços de apoio funcionam no piso superior do edificio da antiga Caixa Geral de Depósitos, com acesso pela rua Mouzinho de Albuquerque. Os demais serviços, que funcionavam nos Paços do Concelho, foram transferidos para o mesmo edificio da antiga Caixa, mas com acesso pela Rua da Oliveira.
O actual edificio dos Paços do Concelho data de 1886, embora a Câmara Municipal já funcione neste local desde 19 de Janeiro de 1835, num anterior imóvel que, em tempos, foi a sede da Vigararia Geral de Valença. Antes destas datas a administração municipal de Valença passou pelo edificio da antiga “Domus Municipalis” e outros imóveis da rua Mouzinho de Albuquerque, todos no interior da Praça-Forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário