quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Teatro nas Escolas de Valença

“Uma bailarina na Escola”
A Companhia de Teatro “As Comédias do Minho” apresenta a peça “Uma bailarina na escola”, a par de um atelier de dança, na EB 2 e 3 de Valença, na próxima sexta-feira, 12 de Outubro, em duas sessões, uma às 10h20 e a outra às 14h30.

Trata-se de um espectáculo produzido pela companhia de teatro do Vale do Minho, com o apoio da autarquia valenciana. A concepção e direcção estão cargo de Aldara Bizarro, que procura proporcionar novas leituras para as artes, suscitando a reflexão corporal, enquanto objecto de saber e de sentir.
A figura central da história é uma bailarina que toma o lugar do professor na sala de aula e convida os alunos a assistirem a uma dança. Através da pergunta “Qual a parte do corpo que gostas mais?”, a bailarina estabelece um diálogo com os alunos: fala-lhes do corpo, fazendo a ponte entre a natureza e o pensamento. Todos juntos (alunos e bailarina) fazem a dança dos músculos. A bailarina leva-os para um lugar reservado da sala para lhes contar… um segredo. Diz-lhes de onde vem e fala-lhes do seu passado e da sua família. Com este discurso, procura remeter os alunos para o significado da herança genética e da influência da cultura no corpo. Dois a dois, os alunos são desafiados a desempenhar um conjunto de tarefas que darão origem ao Corpo da Escola. No final, os alunos podem ter uma conversa informal com a artista e colocar questões sobre o espectáculo.
Este espectáculo tem por objectivo abranger um maior número de publico jovem, levando a dança num formato que reúne aspectos inerentes ao espectáculo de dança (como o domínio do corpo, a qualidade interpretativa da bailarina, a beleza e o prazer de ver) e aspectos pertencentes ao ateliê de dança (o fazer, o pesquisar, o pensar, o sentir e o prazer de dançar).

Sem comentários:

Enviar um comentário