quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Trilho da Veiga Mira

A Câmara Municipal de Valença abriU ao público o trilho pedestre da Veiga da Mira, com 4.57 kM , em 12 de Outubro, durante a manhã। Um percurso que privilegia o contacto com as margens do rio Minho e o biótipo da Veiga da Mira.
Este percurso parte de S. Pedro da Torre, seguindo um itinerário paralelo à linha do caminho ferro. No seu trajecto atravessa uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho, o biótipo da Veiga da Mira. Uma reserva de fauna e flora das mais importantes da bacia do Minho, onde os pântanos albergam extensas matas de amieiros e onde a fauna, sobretudo, as aves migratórias se destacam. No seu percurso será, ainda, possível apreciar a ponte medieval, de fundação romana, da Veiga da Mira, ponto importante da via romana Per Loca Marítima que fazia o caminho da costa de Viana até Valença. Este itinerário interliga, já na sua parte final, com o troço da marginal fluvial da Sr.ª da Cabeça, terminando junto ao Pavilhão Naútico.
O trilho atravessa as freguesias de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Cõvo. Trata-se de um percurso de curta distância, com um grau de dificuldade fácil. A cota máxima atingida é de 22 metros, junto à Igreja de S. Pedro da Torre.

Sem comentários:

Publicar um comentário