sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Antiga Cadeia de Valença - Núcleo Museológico

Antiga Cadeia de Valença - Núcleo Museológico
Avança Empreitada de Readaptação do Edifício

A empreitada de readaptação do edifício da Antiga Cadeia de Valença, em Núcleo Museológico, avançou esta semana, com um valor de execução de 193 mil euros e um prazo de 210 dias. O edifício, localizado em plena zona histórica, na Fortaleza, já foi Moradia Régia, Domus Municipalis, Cadeia, Sala de Exposições e espera agora por novo destino como núcleo museológico e pólo central de uma rede de espaços / museus da Praça - Forte de Valença.
A intervenção proporcionará uma nova funcionalidade ao edifício com a disponibilização de uma sala / galeria de exposição, no piso inferior, instalações sanitárias no piso intermédio, gabinetes de apoio e depósito de materiais no piso superior. Um elevador interior proporcionará outra funcionalidade à circulação interna.
Pólo Central de Rede de Espaços Museológicos da Praça - Forte
O Núcleo Museológico da Antiga Cadeia pretende ser o espaço central de uma rede de espaços, na Praça-Forte, que mostrem o legado patrimonial e histórico / cultural de Valença, ao longo dos séculos, nomeadamente, no que toca à sua natureza militar.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra “o Núcleo Museológico passará a ser uma referência da fortaleza valenciana e significará uma aposta no turismo cultural e na preservação da nossa memória histórica”.
Entre os principais objectivos deste núcleo museológico encontra-se a promoção e divulgação dos aspectos históricos mais decisivos e marcantes da Praça - Forte, na perspectiva da defesa das fronteiras do território nacional ao longo dos séculos. Para além da natureza militar de Valença, os aspectos mais marcantes do emblemático comércio tradicional estarão representados com espólio metrológico, bem como o espólio arqueológico encontrado nas várias escavações em curso na Fortaleza e o demais que tem sido encontrado no concelho.
De Moradia Régia a Domus Municipalis, Cadeia e Sala de Exposições
O edifício conhecido actualmente como Antiga Cadeia é um dos mais antigos e simbólicos da zona histórica de Valença, tendo surgido inicialmente como Moradia Regia, edificada em finais do século XIII, contemporânea da vizinha igreja da Colegiada de Santo Estevão datada de 1283. Nos primeiros tempos, no primeiro piso localizava-se a Sala de Armas destinada à recepção e à tomada de refeições, no segundo piso, as cinco divisões, estavam destinadas à vida privada dos monarcas que visitavam Valença, tudo com as respectivas lareiras de aquecimento.
Este imóvel foi depois sede da administração municipal, como Domus Municipalis e é muito provavelmente nesse tempo que se promovem as feiras / mercados nas suas arcadas e ruas contiguas. Teve durante o século passado a função de cadeia e nos últimos anos, no piso inferior, funcionou a Sala de Exposições Municipal.
Hoje, neste edifício, destacam-se, sobretudo, no piso térreo, os magníficos tectos abobadados e respectivos arcos indicativos da arquitectura gótica, do tempo de D. Afonso III.

Sem comentários:

Enviar um comentário