quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Trilho Pedestre da Via Romana, em Valença

A Câmara Municipal de Valença inaugura o Trilho Pedestre da Via Romana, com 14,3 Km, no próximo dia 29 de Setembro sábado, no âmbito da Rede Municipal de Trilhos Pedestres. O tempo estimado para percorrer este percurso é de 4 horas.
O percurso da “Via Romana” é parte integrante da Rede Municipal de
Percursos Pedestres de Valença, decorrente do Estudo de Levantamento, Marcação e Sinalização dos Percursos Pedestres do Município de Valença do Minho. Esta Rede pretende criar infra-estruturas de apoio ao Turismo na Natureza procurando promover o património do concelho, enquadrada numa estratégia de desenvolvimento sustentável.
Percurso pelo Património e história
O trilho começa na confluência da freguesia de Sapardos (Vila Nova de Cerveira) com a valenciana de São Julião e passa pelos lugares do Raso e da Pousada desta última freguesia. Aqui observam-se os campos verdejantes, de cultivo e pastoreio e um miliário romano. Passo-a-passo o trilho avança para a freguesia de Fontoura onde atravessa os lugares de Reguengo, Portela, Cortinhas, Casa Gonçalo, Boris, Rio Torto e Monte da Chã. No percurso entre Rio Torto e o Monte das Chãs é visível, ainda, em cerca de quinhentos metros, uma lomba e outras características de via romana. Em Fontoura destaca-se a Casa Alta, uma casa senhorial fortificada e a lendária Fonte D'Ouro. Nesta freguesia existiu um miliário romano no local denominado de Contenças. O percurso segue para a freguesia de Cerdal, onde o trilho coincide com o traçado dos Caminhos de Santiago. É nesta freguesia que se situa a Ponte Romana da Pedreira e um troço de lajeado com blocos graníticos assentes no chão, transmitindo o tempo e o desgaste do caminho. O percurso segue para a freguesia de Gandra e Arão até atingir Valença, com vistas para a Praça – Forte, em direcção ao Cais do Rio Minho. É próximo deste local que se encontra a Ponte Romana de Arinhos e o local onde foi encontrado o Marco Miliário que marcava a milha XLII e que, actualmente, está na Fortaleza.
A identificação, prospecções arqueológicas e sinalização deste traçado foi financiada pelo projecto Vias Atlânticas.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Luís Serra, com a transformação deste troço em trilho pedestre permite-se a divulgação e a consciencialização das pessoas para partes de um percurso da via romana, no concelho de Valença, que era completamente desconhecido.
A via romana foi durante a Idade Media uma importante via de comunicação e é a partir desta época, também, que parte do seu traçado coincide com os Caminhos de Santiago, por onde transitaram peregrinos ilustres, entre os quais alguns monarcas.

Sem comentários:

Enviar um comentário