terça-feira, 11 de setembro de 2007

Exposição “José Maria Rodrigues – 150 anos”

A Biblioteca Municipal de Valença recebe a exposição biográfica e bibliográfica “José Maria Rodrigues – 150 anos”, até ao fim do mês de Setembro. Uma mostra que pretende assinalar os 150 anos do nascimento de um dos maiores vultos da cultura valenciana e uma referência da vida cultural e académica portuguesa dos princípios do último século.
Filólogo (estudioso da língua), Camonianista (estudioso de Camões) e professor catedrático nas Universidades de Coimbra e Lisboa, deixou um trabalho editorial vastíssimo, com oitenta e cinco obras publicadas conhecidas, centenas de artigos em revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Trabalhos, sobretudo, de investigação sobre filologia e camonologia, áreas em que se notabilizou nas letras nacionais. Em 1905, publicou "Fontes dos Lusíadas», uma das suas principais obras, um autêntico monumento de saber, ainda, hoje, uma obra de consulta obrigatória em Camonologia.
José Maria Rodrigues foi uma figura marcante das letras nacionais do último século. Um investigador e uma figura que, ainda, hoje, é reconhecido, estudado e sobre o qual se desenvolvem os mais diversos trabalhos académicos quer em universidades portuguesas e brasileiras, como de outras partes do mundo, como por exemplo Yale University.
Ostentou os títulos de doutor honoris causa em Letras pela Universidade de Coimbra, Grande Oficial da Ordem da Instrução, sócio correspondente da Academia da Língua de Madrid e da Academia Brasileira de Letras e sócio emérito da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciência de Lisboa, de que foi presidente. José Maria Rodrigues foi director do Centro de Estudos Filológicos, da Universidade de Lisboa e do seu percurso assinale-se, ainda, o seu desempenho como responsável nacional pela reforma do ensino secundário de 1895 e como professor particular dos Príncipes D. Manuel II e D. Luís.
A organização da mostra esteve a cargo da Câmara Municipal de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário