terça-feira, 25 de setembro de 2007

Trilhos Pedestres em Valença

Turismo de Natureza ganha força

A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a Rede Municipal de Percursos Pedestres com a apresentação dos seis primeiros percursos, com um total de 58 Km's de trilhos pedestres no concelho.
O primeiro trilho a ser inaugurado será o da Via Romana no próximo dia 29 de Setembro, segue-se o da Veiga da Mira em 12 de Outubro, o do Monte do Faro a 27 de Outubro, o de Entre Mosteiros a 10 de Novembro, o da Insua do Crasto a 23 de Novembro e o da Ribeira Minho a 8 de Dezembro.
A rede de trilhos é uma aposta da autarquia na criação de uma nova actividade de lazer / desporto nas zonas mais rurais e de montanha do concelho, onde os valores patrimoniais edificados e de natureza proporcionam percursos cativantes.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “os trilhos pedestres vem reforçar a oferta de actividades turísticas em Valença, dinamizar o turismo tradicional, tentando conquistar novos públicos e quebrar a sazonalidade. O autarca refere, ainda, a importância destes percursos para a oferta de actividades de prática de vida saudável para as populações de Valença e arredores”.
Dois dos seis percursos pedestres de Valença avançam em caminhos antigos com grande valor histórico cultural, onde os valores patrimoniais enriquecem os percursos, ao longo dos seus traçados, exemplos disso são o da Via Romana, que coincide, em parte do percurso, com os Caminhos de Santiago e o Entre Mosteiros que proporciona o contacto com os mosteiros de Ganfei e Sanfins. Os percursos da Veiga da Mira, Monte do Faro, Insua do Crasto e da Ribeira Minho são trilhos paisagísticos e ecológicos que proporcionam contacto ou com o Rio Minho ou as encostas do Monte do Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário