quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais em Valença


O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomaz, colocou a primeira pedra da nova Creche de Cerdal, em Valença, Sábado, 8 de Setembro.

O novo equipamento social terá uma área de 500 m2 e implicará um investimento de 343.528,00 euros. A estrutura vai nascer na zona central da freguesia valenciana de Cerdal e resulta de uma parceria estabelecida recentemente entre a Câmara Municipal e o Centro Social e Paroquial de Cerdal.
A concretização da creche contará com um apoio financeiro de 148.500,00 euros da Câmara Municipal e, também, do governo através do Instituto de Segurança Social, após a aprovação de uma candidatura apresentada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (P.A.R.E.S.). A Câmara Municipal colaborou, ainda, com a elaboração do projecto e prestara apoio técnico à fiscalização da obra
A nova estrutura constará de duas salas de actividade, refeitório, um berçário, uma sala parque, duas salas de descanso e instalações sanitários que cumprem já com as novas normas de mobilidade e apoio a deficientes. Uma sala de isolamento dará, ainda, apoio a crianças que estejam doentes e necessitem de espaço próprio. A cozinha, para além do serviço da creche, será já preparada para prestar serviço de apoio domiciliário aos idosos.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “o concelho de Valença, ao nível das creches, está manifestamente deficitário, pelo que a construção desta estrutura em Cerdal muito contribuirá para ajudar a colmatar esta lacuna”. Para o autarca esta nova valência social apresenta-se da maior importância para dar resposta às necessidades das jovens famílias que muitas vezes não tem com quem deixar as crianças que, ainda, não atingiram a idade para frequentar os Jardins de Infância.
No concelho de Valença apenas o Centro Social e Paroquial de Cerdal mantem uma creche em funcionamento, no lugar de Passos e a Santa Casa de Misericórdia outra na sede do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário