segunda-feira, 2 de julho de 2007

Artesanato e Gastronomia em Destaque

Valença recebe a EXPOMINHO 2007, feira das artes e tradições, dos sabores e saberes de Valença e região de 5 a 8 de Julho, numa organização da Câmara Municipal de Valença e da União Empresarial do Vale do Minho.
No sector do Artesanato o destaque vai para o barro com a presença de alguns dos mais conceituados artesãos nacionais nomeadamente Emília e Júlia Côta, Conceição Sapateiro e a Família Baraça. Os bordados, os trabalhos em ferro, madeira e vidro, os tamanqueiros e os lenços dos namorados estarão, também, presentes em número significativo.
Todas as freguesias do concelho marcam presença com exposições alusivas à sua etnografia e artesanato.
No sector da Gastronomia os fumeiros, os vinhos verdes e alvarinhos e a doçaria tradicional e conventual acompanham os vários restaurantes e tasquinhas tipicas.
Na zona do Desporto e Animação a parede para escalada, o touro mecânico, o tiro com arco, zarabatana e besta, o ring para demonstração de várias modalidades e a presença das mais representativas colectividades desportivas do concelho prometem quatro dias de muita animação.
Na zona do Lazer a animação será permanente. Durante o dia um grupo de actores prometem as mais diversas representações. A noite será preenchida com diversos espectáculos, todos os dias. O cabeça de cartaz, desta edição, é Tony Carreira, com um espectáculo no dia de abertura do certame 5 de Julho, a partir das 22h. Para as demais noites estão agendados espectáculos dos Boggie Nights dia 6, Tango Argentino no dia 7 e Cantares ao Desafio, grupo Ventos Celtas no dia 8, à noite. No domingo à tarde está programada, ainda, mostra de danças populares.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Dr. José Luís Serra, “a EXPOMINHO é, hoje, um evento de excelência na região e um dos seus principais acontecimentos anuais. O autarca salienta, ainda, a aposta deste ano em identificar a feira, cada vez mais, com o que a região fronteiriça minhota tem de melhor para mostrar, o artesanato e a gastronomia”.
A EXPOMINHO decorre de 5 a 8 de Julho, no recinto da feira semanal de Valença. Dias 5, 6 e 7 a feira abre às 17h00 e encerra às 24h00, no domingo, 8 de Julho, abre às 10h00 e encerra às 24h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário