sexta-feira, 14 de maio de 2010

À Descoberta do Património de Valença e Tui

O Município de Valença promove uma visita guiada ao património histórico e simbólico da fronteira Luso-Galaica, sábado, 15 de Maio, com a colaboração do Ayuntamiento de Tui. Uma iniciativa inédita que pela primeira vez  proporciona dois olhares sobre as duas margens da fronteira luso-galaica.
O percurso começa às 9h30 no edifício da antiga Alfândega de Valença onde será possível conhecer as várias transformações do imóvel e descobrir a vida e vivências da antiga fronteira, bem como apreciar a escultura “Ritmo de primavera”, uma obra de referência na arte do Estado Novo de Portugal. O ponto seguinte é a ponte metálica internacional, modelo Eiffel, sob o rio Minho e a antiga Aduana de Tui. O percurso segue pelo troço dos Caminhos de Santiago, com passagem pelo antigo Cais de Lavacuncas, até ao Centro Histórico de Tui, nomeadamente, a Catedral Fortaleza.
“Redescobrir as histórias e vivências de fronteira, comuns a Valença e Tui é a intenção deste percurso, que pretende mostrar as singularidades e o muito que une os dois lados do rio Minho e estabelecer momentos salutares de convívio”, segundo o Presidente do Município, Dr. Jorge Mendes.
Esta visita guiada enquadra-se no ciclo de percursos mensais, de descoberta do património histórico cultural, que o Município de Valença está a promover.

Sem comentários:

Enviar um comentário