sexta-feira, 7 de maio de 2010

Passeio Sénior 2010 de Valença


O Município de Valença vai promover o Passeio Sénior Anual, sábado, 8 de Maio, a Santiago de Compostela, com a participação de 655 seniores. 
O passeio deste ano pretende levar os seniores do concelho a uma das principais referências da Cristandade – Santiago de Compostela, no Ano Jacobeu.

Para o Presidente do Município, Dr. Jorge Mendes, “este  passeio não é da Câmara, é dos nossos seniores e pretende ir de encontro às suas raízes e memórias”. O líder do Município considera a iniciativa, “um momento de confraternização e de convívio, catalisador de lembranças e feitos que contribuíram para a consolidação de Valença como um concelho com História e tradições únicas, que sabe e consegue evoluir e inovar capitalizando os recursos herdados e de que as novas gerações podem usufruir”. Jorge Mendes reforça que este passeio é importante, mas apenas um complemento da política municipal para os seniores e que toca as mais diversas áreas, desde o apoio social, a saúde, a dinamização desportiva, cultural e recreativa, no sentido de assegurar que todos tenham uma terceira idade digna e com a mínima qualidade de vida.
  Na capital da Galiza está prevista uma visita à Catedral para apreciar o Pórtico da Gloria, cumprir o ritual da água benta e do pedir um desejo com a tradicional “cabeçada”, visitar o túmulo de Santiago, dar o “abraço” a Santiago e percorrer as várias capelas, bem como o conjunto histórico circundante.
O passeio inclui, ainda, visitas à ilha de A Toxa e ao Parador de Baiona. 
O jantar e a noite serão na Quinta da Malafaia, em Viana do Castelo, uma das grandes referências na animação minhota. Uma noite animada com rancho folclórico com as suas danças e cantares e a reprodução de uma Malhada à Moda do Minho, os cantares ao desafio, acompanhados pelo toque das concertinas. O conjunto da Malafaia com música popular portuguesa, os cabeçudos e gigantones, as reproduções das marchas populares e é claro a sempre esperada Largada de Balões.
A iniciativa contará, com a colaboração das Juntas de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário