terça-feira, 15 de outubro de 2019

O Desfile com Carro de Bois da Desfolhada de Cerdal Entre Vinhos e Petiscos

  Ainda se lembra dos antigos carros de bois? Valença proporciona-lhe a oportunidade de rever, ao vivo, o carro de bois, carregado de palha, seguido pelo cortejo da desfolhada. Tudo como antigamente, no âmbito da festas da Desfolha de Cerdal, no próximo fim de semana de 19 e 20 de outubro.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa para avivar memórias, relembrar tradições e provar os vinhos novos acompanhados de bons petiscos.
A Desfolhada, a Tradição do Outono em Valença
As festas das colheitas tem nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença. 
O ambiente agrícola / festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho é o motivo para um encontro de gerações em Cerdal, no fim de semana.
Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas prometem festa rija.  A procura da espiga rainha será grande. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo  a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Na desfolhada não faltarão os  bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.
Bons Vinhos Novos e Petiscos 
Esta é a oportunidade para provar os vinhos novos. A gastronomia marcará presença com o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.
Programa
Sábado 19 de Outubro
18h00 - Abertura
18h30 - Prova de vinho
19h30 - Desfile da Desfolhada
20h00 - Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 - Almoço "Arroz de Sarrabulho e Rojões"
Inscrições até 16 de Outubro: 961926367 | 969665466 | 960166873
15h00 - Animação Musical "Luar da Noite
A Desfolhada é uma iniciativa da Câmara  de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário