domingo, 26 de dezembro de 2010

Valença Com Orçamento de 21,3 Milhões para 2011

O Executivo Municipal de Valença aprovou propor o Orçamento de 21,3 Milhões de Euros para 2011 à Assembleia Municipal, hoje, 21 de Dezembro.
Este é um orçamento marcado pela contenção e acção e com um elevado sentido social, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
O rigor e a contenção são notas sempre presentes no Orçamento de 2011, na linha do ano transacto, o que permitiu apresentar o mesmo valor de 2010, apesar dos cortes de 700 mil euros estimados do Orçamento de Estado. Uma medida que vai obrigar o Município a apurar, ainda mais, as receitas e a cortar nas despesas. Nos cortes salienta-se a redução de 2% na despesa corrente, com destaque para poupanças na energia, combustíveis, seguros e consumíveis. Nas receitas o Município viu-se forçado a aumentar o preço da água e saneamento em 2010 e a avançar, em 2011, com a taxa de lixo e a criação de parques de estacionamento pagos.
Apesar do grande rigor e contenção o Município aposta no investimento público com obras estruturantes e dinamizadoras da economia local, como a 3ª fase da requalificação da Fortaleza, a requalificação urbana da avenida Tito Fontes, a requalificação dos Pavilhões Municipais e do edifício da antiga Assembleia Valenciana, a ligação da Ecopista à Marginal da Senhora da Cabeça, a criação do Museu Ferroviária e o reforço da rede de saneamento básico. 2011 significará, ainda, uma aposta forte na modernização dos serviços municipais, através do programa Simplex, com a criação de um Balcão Único.
O Orçamento para 2011 tem, também, um elevado sentido social apostando no reforço das bolsas de estudo para o ensino superior, a recuperação de 12 casas degradadas e a criação de uma Loja Social. Fatias significativas do orçamento vão, também, para os apoios às instituições de carácter social do concelho e para a educação que é claramente uma das grandes apostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário