sábado, 16 de setembro de 2017

Ano Escolar Arranca em Valença Com Reforço das Medidas de Apoio a Alunos e Famílias

Bolsas de estudo, manuais escolares, passes, transportes, cantinas, prolongamento de horário, Atividades de Enriquecimento Curricular,  natação e judo são algumas das medidas de apoio que a autarquia valenciana vai proporcionar aos alunos das escolas do concelho.
Manutenção do Parque Escolar
A Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, procedeu à manutenção de todos os edifícios dos Jardins-de-Infância e  Escolas básicas do concelho. A autarquia procedeu ainda, recentemente, à requalificação de todos os parques infantis dos referidos estabelecimentos de ensino, assim como procedeu à colocação de   sistemas de alarme anti-intrusão e incêndio em todos os edifícios.
Atividades Complementares
O ano letivo 2017/18 contará com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo da Câmara Municipal, nomeadamente as disciplinas de inglês, Artes e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º ciclo.
O prolongamento de horário nos Jardins-de-Infância, com atividades de animação e apoio à família, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. O pré-escolar contará, também, com aulas de natação, judo e atividade fisica, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia.
As cantinas e transportes escolares são assegurados, também, pela Câmara Municipal. Para este ano letivo a autarquia reformulou os circuítos de transporte reforçando a prestação deste serviço aos alunos, bem como alargou a oferta dos passes escolares até ao 12º ano.
Medidas complementadas com a oferta ou comparticipação dos manuais escolares, aos alunos do primeiro e segundo ciclo, desafogando a pressão financeira sobre as famílias. Na Biblioteca Municipal decorreu, ainda, o programa Dar de Volta de troca de manuais escolares usados. As famílias com mais dificuldades financeiras terão, ainda, apoio no material escolar para os seus filhos.
Ensino Superior Consolida-se
As Bolsas de Estudo, de apoio aos estudantes valencianos que frequentam o ensino superior, voltarão a ser uma realidade, estando previsto a abertura do concurso até finais do mês de setembro.
Ao nível do ensino superior registe-se os excelentes resultados de colocação de alunos na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença que, só na primeira fase, registou um aumento de 25% face ao ano anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário