domingo, 10 de setembro de 2017

Marcelo Apadrinha Candidatura das Fortalezas Abaluartadas a Património Mundial

Candidatura de Valença Ganha Mais Força
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera a candidatura das Fortalezas de Valença, Almeida, Marvão e Elvas um imperativo nacional. Marcelo Rebelo de Sousa apadrinha a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, a Património Mundial, junto da UNESCO.
As declarações do Presidente da República foram produzidas este fim de semana, em Almeida, perante o Presidente da Câmara de Valença e demais responsáveis pelas candidaturas dos municípios envolvidos.
Marcelo Rebelo de Sousa Recebe Presidentes de Câmara
O Presidente de República vai receber os presidentes de Câmara das quatro fortificações candidatas no próximo 11 de setembro, em Lisboa, com vista a dar um apoio diplomático à candidatura, junto dos órgãos decisórios.
Na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial
A candidatura, promovida por Almeida, Elvas, Marvão e Valença, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial. Aguarda-se a apresentação de Portugal junto do comité internacional da UNESCO.
A candidatura foca-se no Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia 
Luso-Espanhola, na cultura raiana e numa das fronteiras mais antigas do mundo. Com este argumento, os municípios proponentes alcançaram da Comissão Nacional da UNESCO (passo obrigatório para a obtenção da classificação), a inclusão destas fortalezas na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO. 
Conjunto Patrimonial Único à Escala Mundial
As Fortalezas Abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas. 
Único à escala mundial, este sistema defensivo apresenta-se excecional, potenciador da conservação patrimonial e dinamizador da cultura e do turismo. A obtenção do galardão da UNESCO trará grandes vantagens para este território raiano e para Portugal, enriquecendo também a lista de bens já classificados como Património Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário