quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Anho no Forno, Uma das Maravilhas Gastronómicas de Portugal, à Mesa em Valença

Anho no forno, com arroz pingado, em alguidar, confecionado nos fornos a lenha, à moda antiga, é um prato consagrado e um autentico manjar dos deuses. No fim de semana de 31 de agosto e 1 de setembro tem a oportunidade de o saborear num festival gastronómico, em Gondomil, Valença.
Festival gastronómico
O Festival Gastronómico Sabores do Anho é o certame mais antigo da região a celebrizar uma receita consagrada e reconhecida por todos os apreciadores. Esta é uma oportunidade única para saborear um prato que é um emblema da gastronomia valenciana e da região.
É um autentico manjar, elaborado por mãos sábias e sempre foi rei das festas grandes das aldeias e dos grandes convívios das famílias.
Os Segredos do Anho no Forno
Banhado com os temperos e os segredos das ervas aromáticas da região, vai a cozer nos tradicionais fornos de lenha.
Apresenta-se à mesa tostado por fora, de carne tenra e suculenta, no típico alguidar oval de barro minhoto, firme nos paus de loureiro. No interior do alguidar resguarda-se o celebre arroz pingado que incorporou os sucos do anho durante a cozedura.
Anhos de Puras Pastagens
Os anhos, preparados para este festival, são criados nas pastagens dos montes e campos locais em pastoreio livre, entre a erva e a carqueja que vão dar um toque único à carne do anho.
Dois Dias de Festa Gastronómica
Durante dois dias é possível saborear o anho no forno, a preços populares e desfrutar de um amplo programa de animação, com musica tradicional portuguesa, estando garantida uma grande festa de sabores. As refeições podem ser saboreadas no sábado 31 de agosto, ao almoço, a partir das 12h e ao jantar e no domingo 1 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil.

Sem comentários:

Enviar um comentário