quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fórum da Agenda 21 Local

Valença Com Desenvolvimento Mais Sustentável
Valença recebe o Fórum Participativo da Agenda 21 Local amanhã 22 de Fevereiro, sexta-feira, a partir das 21h00, no Salão Polivalente da Escola Secundária. Em análise estarão as quatro áreas prioritárias de acção para a definição do plano de acção.
Em Valença as áreas prioritárias de acção centram-se na gestão da água e resíduos, no ordenamento do território, na dinamização do turismo e lazer e na participação e acção colectiva.
Na área da gestão da água e resíduos o objectivo é dinamizar actividades junto da comunidade. Recentemente nos serviços administrativos, nos estabelecimentos comerciais e nos grandes produtores foram colocados vários contentores para recolha selectiva de papel / cartão e embalagens de plástico e metal. Na área do ordenamento do território a prioridade vai para um maior esclarecimento da população para documentos relacionados com o ordenamento, tais como, o PDM – Plano Director Municipal e a Reserva Florestal, Agrícola ou Ecológica. No tocante à dinamização do turismo e lazer os objectivos vão para a dinamização das actividades desportivas e culturais e a promoção do património. No referente à participação e acção colectiva os objectivos centram-se na dinamização das actividades de cidadania.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Luís Serra, este fórum marca mais um passo no avanço da implementação dos princípios da Agenda 21 Local em Valença e na motivação das pessoas a terem um papel mais participativo no levantamento dos problemas que mais afectam a comunidade.
A Agenda 21 tem por objectivo a promoção do desenvolvimento sustentável, o incentivo à cidadania, construindo uma democracia participativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário