Iniciativa é inovadora em Portugal e segue agora para o Politécnico de Leiria
Curso e jogo são uma espécie de laboratório de ensaios para alunos de gestão
A equipa constituída por cinco alunos, dos cursos de Licenciatura em Informática de Gestão e em Distribuição e Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] foram os vencedores do Jogo de Simulação de Decisões Empresariais que decorreu, pela primeira vez em Portugal, no hotel Áxis, em Viana do Castelo.
A iniciativa desenvolvida em parceria pelo IPVC, pela Universidade da Extremadura, de Espanha e pelo Instituto Politécnico de Leiria segue agora para esta última instituição de ensino superior.
José Miranda, Daniel Ferreira, Deolinda Pereira, Adelaide Pinheiro, Carla Brás foram os alunos do IPVC que conquistaram a primeira edição deste jogo de simulação empresarial, que é simultaneamente um curso de formação, que chega a Portugal através do IPVC.
Durante três dias estiveram envolvidos 25 alunos do Politécnico de Viana do Castelo, num jogo que se realizou em tempo real e on-line.
Uma primeira simulação foi já desenvolvida em Espanha, em Abril de 2008. O Professor Catedrático e Director de Cátedra da Empresa Familiar da Universidade da Extremadura, Tomas Bañegil Palácios, afirmou que a mais-valia deste curso, que inclui o jogo de simulação empresarial, é o facto de ele “funcionar como um laboratório” para alunos de cursos da área de gestão.
“Um médico, um biólogo ou outro profissional tem a oportunidade de fazer experimentações em laboratório, podendo antecipadamente, com as suas experiências e prática corrigir eventuais erros. Os alunos de um curso de gestão não têm esse espaço. O seu laboratório é real, são empresas, e um erro pode custar muito”, disse Tomas Bañegil Palácios. “Desta forma, durante estes três dias de curso e jogo os alunos puderam experimentar tomadas de decisão em vários níveis, desde os recursos humanos, como marketing ou gestão, e foram verificando em tempo real on-line, as consequências das suas decisões, aprendendo assim com os seus erros”, disse ainda.
Este facto foi o que levou o IPVC a trazer o jogo para Portugal: “é de facto muito importante para os nossos alunos terem este ambiente de experimentação. Creio que os valoriza como alunos e como futuros profissionais o que é uma mais-valia para o seu futuro”, disse Rui Teixeira, Presidente do IPVC, revelando que é intenção do Politécnico de Viana realizar “com uma periodicidade anual este evento em Viana do Castelo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário