quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Novo Posto de Turismo de Valença

Paiol de Marte na Fortaleza Acolherá Turistas
A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o novo Posto de Turismo de Valença, no próximo dia 20 de Novembro, na Coroada - Praça-Forte, no espaço do antigo Paiol do Campo de Marte. A obra de reconversão do edifício está concluída.
O novo espaço terá recepção, área de estar e consulta de folhetos informativos, balcão de atendimento, zona de leitura com exposição de livros sobre a região, de autores locais, etc, destinados à venda, zona de apoio e venda de produtos locais e artesanato, bem como um espaço de apoio para arrumos e secretaria (back-office).
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “o novo posto de turismo vai significar uma aposta forte na afirmação da Valença turística permitindo um melhor acolhimento e informação a quem visita Valença”. “Um equipamento que será, ainda, completado com o Centro de Interpretação da Fortaleza, ainda em construção, também, na Coroada”.
O novo Posto de Turismo reutiliza o Paiol do Campo de Marte, um dos imóveis militares mais representativos na Praça-Forte. Erguido próximo do baluarte de São Jerónimo, no topo sul da Praça D'Armas da Fortaleza, na Coroada, é composto por dois espaços de planta rectangular dispostos paralelamente e separados por espessos muros.
Este paiol foi construído possivelmente em meados do século XVIII, depois da construção da Coroada.
A readaptação do Paiol de Marte enquadrou-se no plano de requalificação da Praça Forte de Valença que já permitiu a execução da 1ª e 2ª fase nos arruamentos e espaços públicos e em breve avança a 3ª fase. Intervenções que proporcionaram, também, a requalificação exterior da Assembleia Valenciana, do edifício dos Paços do Concelho e da antiga Cadeia (Domus Municipalis).

Sem comentários:

Enviar um comentário