terça-feira, 11 de novembro de 2008

Paços do Concelho de Valença - Serviços Municipais Reorganizados

Os Paços do Concelho de Valença voltam a receber a Presidência e vários serviços municipais desde 10 de Novembro, após a requalificação completa do imóvel que implicou um investimento de 800 mil.
Nos Paços do Concelho passam a funcionar a Presidência, os serviços de apoio bem como as áreas da contabilidade, pessoal e expediente. A inauguração oficial das instalações renovadas está programada para o próximo dia 20 de Novembro.
O edificio mantem a mesma traça exterior. O interior foi completamente reformulado, com a apresentação final distribuida por tres pisos. No piso superior fica o auditório municipal, com capacidade para 85 pessoas. O piso intermédio recebe a Presidência, sala de reuniões e gabinete de apoio. No res-do-chão funcionam as secções de contabilidade, pessoal e expediente e outros serviços de apoio.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, pretendeu-se com esta intervenção dar uma nova funcionalidade e agilidade ao edifício principal da administração municipal, com condições mais adequadas aos serviços que a autarquia, hoje, presta ao munícipe.
Esta intervenção enquadrou-se no processo de reformulação dos serviços municipais em curso, bem como do plano de recuperação de imóveis históricos da Fortaleza que permitiu recentemente, também, a recuperação do edifício da “Domus Municipalis” e sua transformação em núcleo museológico e do Paiol de Marte e a sua readaptação a posto de turismo.
O actual edifício dos Paços do Concelho data de 1886, embora a Câmara Municipal já funcione neste local desde 19 de Janeiro de 1835, num anterior imóvel que, em tempos, foi a sede da Vigararia Geral de Valença. Antes destas datas a administração municipal de Valença passou pelo edifício da antiga “Domus Municipalis” e outros imóveis da rua Mouzinho de Albuquerque, todos no interior da Praça-Forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário