quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Homenagem ao Major Pereira de Castro

O Rotary Clube de Valença promove hoje, quinta-feira, 26 de Novembro, uma homenagem ao Major Pereira de Castro, uma das mais destacadas figuras valencianas das últimas décadas, numa unidade hoteleira local.
Primeiro como elemento da Guarda Nacional Republicana, em Valença, depois em Viana do Castelo, até ao posto de Major, foi granjeando as maiores distinções, no exercicio da sua actividade profissional.
Como dirigente associativo destacou-se na delegação da Liga dos Combatentes e na Assembleia Valenciana.
O empenho público levou-o à Presidência da Câmara, onde se notabilizou pela dinâmica que proporcionou ao concelho. Pereira de Castro marcou uma nova éra para o concelho afirmando Valença pela positiva como uma terra, sobretudo, com grande dinâmica cultural e turística. Um trabalho dedicado que reposicionou Valença afirmando-a, não só na sub-região, mas, em todo o Noroeste Peninsular.
Um Valenciano dos quatro costados, apaixonado e bairrista pela alma de Valença. Um entusiasmo que levam este homem, de vasta cultura, a palmilhar, há já muitos anos, arquivos, publicações, monumentos e a recolher tudo quanto são depoimentos sobre Valença.
O dom da escrita começou cedo. Muito jovem lançou-se na aventura de publicar os primeiros trabalhos no Diário do Minho, em Braga e desde ai tem sido um proficuo produtor cultural.
A história de Valença cativou-o de tal forma que ouvir os seus relatos é reviver, num quadro vivo, esses pequenos e grandes momentos da história deste concelho.
Os seus trabalhos de investigação são autenticos tratados, cuidados e muito bem fundamentados, apreciados pelo público em geral, mas, também, pelos demais historiadores, muitas vezes citados e até referenciados como bibliografia de apoio em cursos de várias universidades.
Parabéns Major Pereira de Castro e que Valença continue, por muitos anos, a poder contar com as suas publicações, entusiasmo e luta pela identidade valenciana.
Notas Biográficas
Alberto Pereira de Castro nasceu em Melgaço em 16 de Agosto de 1940. É Major da Guarda Nacional Republicana, na situação de Reforma. Exerceu funções de Comando em Valença (1966-1986) e em Viana do Castelo (1986-1992). Foi Presidente da Câmara Municipal de Valença no mandato de 1994/98.
Da sua vasta actividade literária destaca-se: "A Praça-Forte de Valença do Minho" (já na terceira edição), "Valença na Guerra da Restauração", "Valença do Minho na Revolução dos Marechais", “As Gerações Valencianas”, “A Irmandade de Nª Srª do Carmo da Praça de Valença”, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário