A Câmara Municipal deu por concluídos os trabalhos da 2ª fase de Requalificação do Centro Histórico que implicou um investimento de 2 milhões de euros.
A área intervencionada será visitada pelo Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade, amanhã, quinta-feira, 20 de Novembro, às 16h00, no âmbito da deslocação que o governante faz a Valença.
A intervenção incidiu nos espaços compreendidos entre as Portas do Meio e o Largo de S. Teotónio/Largo Dr. José Maria, na zona correspondente ao alinhamento do edifício do Palácio de Justiça com o edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos.
As linhas desta segunda fase tiveram por base os conceitos já adoptados na intervenção da Coroada (1ª fase), com redefinição de espaços públicos, pavimentação com unificação e coesão da malha urbana e criação de percursos pedonais no perímetro da muralha, rematados com árvores em todo o seu desenvolvimento.
A Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, foi alvo de uma intervenção de fundo. Um espaço renovado, com árvores, pretende criar um ponto de encontro e de convívio na Fortaleza onde as pessoas e as esplanadas marcam o seu espaço. O Largo José Maria Rodrigues, o Largo dos Inválidos, o Largo 7 de Junho e o Largo do Governo Militar, também, foram alvo de intervenções de fundo de forma a recriar áreas públicas abertas, de encontro e convívio, na fortificação e onde os espaços verdes ganharam espaço.
Os caminhos de ronda, na parte superior dos baluartes, mereceram, também, uma intervenção com a criação de um caminho em saibro que proporciona a redescoberta dos vários espaços amuralhados e permite vistas privilegiadas para o interior e exterior da fortificação. Quando estiver todo concluído este caminho criará uma via pedonal à volta de toda a Fortaleza, no seu ponto mais elevado.
A parte menos visível, mas a mais importante da intervenção, decorreu no subsolo com a renovação completa de todas as infra-estruturas subterrâneas com a criação de galerias técnicas para recebem todo o tipo de instalações relacionadas com o abastecimento de água, saneamento básico, telecomunicações, rede eléctrica, tvcabo e gás. Recorde-se que a deficiente drenagem de águas pluviais e as demais obsoletas redes de infra-estruturas subterrâneas são factores de constantes problemas na vida da fortificação com impactos muito negativos no dia a dia das pessoas, das ruas e em vários panos de muralha.
Avança 3ª fase de Requalificação do Centro Histórico
A Câmara Municipal espera avançar agora com a 3ª fase de requalificação da Praça-Forte que incidirá sobre a parte mais antiga da fortificação estando, neste momento, em preparação o concurso para a sua execução.
Sem comentários:
Enviar um comentário