quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Exposição “AS UNIDADES MILITARES DE VALENÇA DO SÉC. XVII AO SÉC. XX”

O Núcleo Museológico de Valença apresenta a exposição “As Unidades Militares de Valença do séc. XVII ao séc. XX”, até 1 de Outubro, de encontro à memória histórica militar.
Uma peça bélica (canhão) de artilharia B.E.M. de 7Cm (primeiro canhão fabricado em Portugal com culatra móvel, em aço krupt)  e um canhão do Baluarte do Carmo são algumas das preciosidades possíveis de descobrir nesta mostra evocativa dos milhares de militares que, ao longo de 400 anos, deram corpo às várias unidades militares de Valença. Carabinas, Peitos de Couraça, Espadas de Oficial de Infantaria e de Artilharia, Alabardas, Espadas de Copos de Tigela, Chapéus de Armas,  Revolveres, Pelouros (munição), Galões de Oficial,  Estribos, Esporas, Ferraduras, Bolsas para Munições / Algibeira, Postais  Antigos, são algumas das muitas peças que compõem esta mostra do Núcleo Museológico de Valença.
Ao longo de vários painéis aparecem representadas as principais unidades militares que passaram por Valença entre os séculos XVII e XX, com especial referência ao Batalhão de Caçadores nº9, ao Regimento de Infantaria de Valença, ao Batalhão de Caçadores Nº. 4,  ao Batalhão de Caçadores Nº. 7, ao Batalhão de Caçadores Nº. 3, ao Regimento de Artilharia de Valença, ao Regimento de Artilharia nº 3 e ao 8.º Grupo de Metralhadoras.
A exposição conta com a especial colaboração do Estado Maior do Exército,  Museu Militar do Porto e de Lisboa, do Arquivo Histórico/Militar de Lisboa, de vários coleccionadores particulares e historiadores locais.

“AS UNIDADES MILITARES DE VALENÇA DO SÉC. XVII  AO SÉC. XX”
Núcleo Museológico de Valença
Rua Mouzinho de Albuquerque (Praça-Forte)
Tlf. 251 806 020
Horário: Terça a Sábado 9h às 17h
Entrada Gratuita

Sem comentários:

Enviar um comentário