quarta-feira, 16 de maio de 2018

Valença Recebe Dia das Letras Galegas

Concerto de Andrea Pousa, gastronomia raiana, artesanato, feira do livro e animação de rua são os ingredientes de Valença no Dia das Letras Galegas, 17 de Maio, feriado da Galiza. 
Concerto de Andrea Pousa
Andrea Pousa, a voz da Galiza que triunfa por esse mundo fora dará um concerto, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza às 17h30. Canções do disco Respirar e a interpretação do Hino Galego marcarão este espetáculo que será acompanhado com a leitura de poesia galaico-minhota a cargo do Bruxo Queimán
Sabores da Raia
O Caldo Verde, as pataniscas de bacalhau, a lampreia fumada recheada, os callos, as madalenas serão alguns dos sabores que Valença vai apresentar na próxima quinta-feira, na iniciativa Valença à Mesa. Entre as 15h e as 17h, a Praça da República, na Fortaleza, será o palco para um workshop de cozinha raiana a cargo de João Guterres.
A gastronomia tradicional valenciana é marcada profundamente pelas suas relações transfronteiriças com a Galiza.
Cultura Raiana
Os sons das gaitas de foles da Galiza, stands com literatura em galego e uma mostra de artesanato raiano completam a programação deste dia. 
Dia das Letras Galegas
Este ano a Galiza homenageiaa, no Dia das Letras Galegas a figura da escritora e professora María Victoria Moreno Márquez. Feriado da Galiza que todos os anos evoca uma personalidade que se tenha destacado pela sua criação literária em língua galega ou pela defesa da língua.
A iniciativa é da Eurocidade e enquadra-se na partilha de culturas e no estreitamente de laços entre Valença e Tui. No 10 de junho programa-se a celebração do Dia de Portugal na cidade de Tui.

Sem comentários:

Enviar um comentário