terça-feira, 20 de novembro de 2007

Albergue de “São Teotónio” de Valença

Entre os Caminhos de Santiago e Fátima

O Albergue de “São Teotónio”, em Valença, é um ponto de paragem obrigatório para quem faz o Caminho Português para Santiago, mas, também, cada vez mais, quem começa a percorrer os Caminhos de Fátima. Desde 2005, data da sua entrada em funcionamento, já recebeu 5106 peregrinos a caminho de Santiago e 307 que peregrinavam até Fátima.
Das vinte e sete nacionalidades dos peregrinos que pernoitaram no Albergue “São Teotónio” destaca-se a presença dos portugueses, o maior número, seguido dos espanhois, alemães, italianos, islandeses, coreanos, franceses e brasileiros.
O grande volume de peregrinos, numa percentagem próxima aos 72%, faz o caminho a pé, 28% usam a bicicleta e ainda há um pequeno valor referente alguns peregrinos que fizeram o percurso a cavalo.
Dos dados recolhidos no albergue valenciano nota-se, ainda, que é nos meses de Março a Maio e fins de Junho a Setembro, os períodos do ano com maior procura, registando-se os picos de procura nos meses de Abril e Agosto.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Dr. José Luís Serra, os números de peregrinos que demandaram esta estrutura, desde a sua entrada em funcionamento, mostram o sucesso e a necessidade deste espaço de acolhimento. O autarca recorda, ainda, que a autarquia valenciana continua a apostar nos Caminhos de Santiago tendo procedido, nesta Primavera, à limpeza integral de todo o traçado no território do concelho bem como à instalação de um posto de internet pública no Albergue, para usos dos peregrinos.
Registe-se que o Albergue “São Teotónio”, actualmente, para além do apoio que presta a quem faz o Caminho Português, dá também acolhimento a quem faz o caminho inverso em direcção ao Santuário de Fátima.
O Albergue é propriedade da Câmara Municipal de Valença e o acolhimento dos peregrinos está a cargo da delegação de Valença do Corpo Nacional de Escutas.
Em Valença destacam-se, na simbologia jacobeia, o Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos e a Pedra Jacobeia do Cais.

Sem comentários:

Enviar um comentário