segunda-feira, 12 de novembro de 2007

XII Encontro Nacional de Tocadores

XII Encontro Nacional de Tocadores
de Concertina e Cantadores ao Desafio em Valença
Valença recebe o XII Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio no fim de semana de 16 a 18 de Novembro, na Praça Forte. A iniciativa é da INATEL e da Câmara Municipal de Valença.

As concertinas e os cantares ao desafio são o motivo para três dias de festa em Valença não só em palco na Praça D'Armas, mas também com muitas rusgas pelas principais ruas e praças da zona histórica. Para cima de 450 é o número estimado de participantes oriundos de toda a Peninsula Ibérica.
As inscrições individuais ou de grupos estão abertas nos serviços culturais da Câmara Municipal de Valença e na delegação regional da INATEL de Viana do Castelo.
O programa desenvolve-se entre 16 e 17 de Dezembro tendo por palco a Praça-Forte de Valença.
Para o dia 16 de Novembro está marcado um jantar tipico, ao toque da concertina, numa unidade hoteleira da região, com a presença dos participantes no encontro, numa iniciativa da Confraria da Concertina.
No sábado 17 de Novembro as ruas da Praça-Forte de Valença serão o palco de rusgas de concertinas a cargo das escolas de concertina participantes no encontro. Também, no sábado, à noite, a partir das 22h decorrerá o X Serão de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio com destaque para a apresentação do espectáculo “Augusto Canário e Amigos”. Referência especial, ainda, para a homenagem ao valenciano Carlos Pedrosa eximio tocador e construtor de concertinas.
O principal dia do XII Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio será o domingo, 18 de Novembro, com a abertura do secretariado às 9h na Casa Mata das Portas da Coroada, na Fortaleza. A partir das 10h30 começam as rusgas das concertinas pelas ruas da zona histórica. O grande espectáculo está marcado para a tarde, a partir das 14h30, na Praça D'Armas da Fortaleza com actuações dos vários grupos e tocadores individuais que mostraraão as suas habilidades na arte de tocar e cantar ao desafio e nas desgarradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário