quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ponte de Valença na PONTE...NAS PONTES!

Cadeia Humana na Antiga Ponte Internacional de Valença

AAsociación Cultural e Pedagóxica Ponte...nas Ondas!, promotora da Candidatura do Património Imaterial Galego-Português á UNESCO, vai promover uma cadeia humana no próximo dia 23 de Novembro, sexta-feira, a partir das 11h (hora portuguesa), na antiga Ponte Internacional Valença / Tui e em mais 3 pontes internacionais sob o rio Minho. Aacção tem por objectivo sensibilizar os governos português e espanhol para a reapresentação da Candidatura a Património da Humanidade das Tradições Orais Galaico-Portuguesas e contará com a participação de mais de 2 mil alunos de escolas galegas e minhotas.
A UNESCO abriu recentemente o prazo para a apresentação de propostas, por parte dos Estados, a candidaturas de património imaterial para serem inscritas na Lista Indicativa a tornar pública no ano 2009. O objectivo da acção, do próximo dia 23 de Novembro, é precisamente incentivar os governos português e espanhol a inscrever, na nova Lista Indicativa do Património Imaterial da Humanidade, esta candidatura.
Durante a cadeia humana será encenada uma coreografia tendo por base o tema central dos Meninos Cantores “Máis Perto”, cujo videoclip foi gravado, por mais de 500 jovens, na ponte de Tui-Valença, em 2005 e que foi preponderante na apresentação da candidatura. No final do acto, em cada ponte, serão lançados balões por todos os participantes na cadeia humana. Para além destas acções nos centros educativos minhotos e galegos decorrerão diversas actividade alusivas às tradições orais minhoto-galaicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário